Roma e Lazio – Derby della Capitale – História, Títulos e Rivalidade

Roma e Lazio
Foto: Destaque/Alinne Tedesco/PL Brasil

Primeiramente, saiba a história, títulos e rivalidade de Roma e Lazio, um dos clássicos mais famosos do futebol italiano. A saber, o jogo entre os rivais é chamado de Derby della Capitale, também conhecido como Derby Di Roma ou Derby Capitolino. Dessa maneira, o clássico reúne os dois principais times da capital italiana e representa uma das maiores rivalidades do futebol do país e do mundo.

Em suma, o futebol é o esporte que se carrega amor pelo clube do coração e ao mesmo tempo que se tem a rivalidade dentro e fora de campo. Assim, surgem os grandes clássicos do futebol. E no calcio italiano, a Roma e a Lazio representam exatamente esse capítulo da história no esporte.

História

O embate na capital italiana entre Roma e Lazio começou em 8 de dezembro de 1929, quando aconteceu o primeiro Derby della Capitale. A saber, os Gialorossi venceram a partida contra o rival por 1 x 0.

Entretanto, o início dessa disputa foi em 9 de janeiro de 1900, ano de fundação da Lazio. A saber, o clube leva o nome da região central, cuja a capital é Roma, que em português se pronuncia Lácio. Assim, o clube foi o primeiro time da Capital, argumento usado por seus torcedores para provocar o rival.

Roma e Lazio
Foto histórica do time da Lazio de 1902

Em contrapartida, a Roma foi fundada vinte e sete anos depois. Dessa maneira, em 7 de junho de 1927 surgiu a Associazione Sportiva Roma. A saber, o clube foi a união dos times Alba, Fortitudo e Roman. Aliás, o clube surgiu após desejo e ordem de Benito Mussolini. Assim, a ideia do ditador era unificar todos os times da capital para fazer frente aos poderosos times do norte, como Juventus, Inter e Milan.

Roma e Lazio
Primeira equipe da Roma – 1927 (Site/AS Roma)

Ademais, essa fusão fez com que a Lazio perdesse expressão e holofotes na capital. Afinal, os Biancocelesti foram o único clube que rejeitou os planos de Mussolini e acabou de certa forma perdendo espaço na capital italiana. 

Diante disso, dentro e fora das quatro linhas nasceu a maior rivalidade do campeonato italiano e uma das maiores do mundo.

Rivalidade

As batalhas em campo e extra-campo entre Roma e Lazio servem para explicitar a rivalidade que se transforma em ódio, entre os torcedores das duas equipes.

Primeiramente, não só uma questão de confronto dentro do futebol, mas também de disputa territorial, o que acarretou em uma inimizade entre os clubes foi quase imediata. 

Em suma, esse antagonismo entre os dois clube se traduzem na filosofia, cores e símbolos dos times. Por um lado, a Lazio optou pelo azul celeste similiar ao da Grécia e a águia foi escolhida como símbolo, porque na tradição romana era o animal sagrado de Júpiter.

Em contrapartida, a Roma usou o amarelo, cor que representa o Vaticano e  o vermelho sendo a cor do Império Romano. Ademais, adotou a loba, símbolo da fundação da capital.

Entretanto, a rivalidade fora das quatro linhas entre os clubes, acaba relacionado ao enorme potencial de gerar problemas de segurança e violência. Afinal, as torcidas organizadas italianas são conhecidas como Ultras. Torcidas famosas por carregarem a paixão por seus clubes e registros de violência.

Todavia, o Derby della Capitale tem uma curiosidade que chega a ser inusitada perante os outros clássicos. Afinal, tanto a Roma quanto a Lazio tem jogadores que tinham ligações com seus respectivos clubes antes de atuarem como atletas.

Assim, podemos citar o polêmico jogador Paolo Di Canio do lado biancoceleste que foi membro da torcida organizada antes ser atleta do clube. Por outro lado, o icônico jogador da Roma, Francesco Totti sempre se declarou torcedor da La Magica.

O Derby della Capitale – o jogo que nunca terminou 

Em 21 de março de 2004, aconteceu o clássico entre as equipes, de número 154, no Estádio Olímpico, em Roma. Entretanto, essa foi a partida que nunca terminou. Todavia, em torno do estádio  já era possível notar focos de brigas entre as torcidas rivais. Assim, o clima hostil já dava sinais antes mesmo do início da partida.

Entretanto, em campo, o jogo no primeiro tempo aconteceu normalmente. Ademais, os clubes foram para o vestiário com o empate parcial de 0 x 0. Em contrapartida, ao iniciar o segundo tempo, logo aos 3’, o  árbitro Roberto Rosetti paralisou a partida devido a uma briga generalizada nas arquibancadas. Todavia, uma parte da torcida da Roma invadiram o campo para falar com o capitão da equipe, Francesco Totti.

Segundo a reportagem da época, noticiada pela La Gazzetta dello Sport, a situação violenta foi motivada mediante um boato de que uma criança seria morta por um carro de polícia. Ademais, o sistema os auto-falantes do Estádio Olímpico informaram durante a partida que tal situação não havia ocorrido. Contudo, de nada adiantou.

Assim as habituais cenas de guerra urbana, já estavam instauradas. Dessa maneira, aos 28 minutos do segundo tempo a partida foi interrompida e não retornou mais.

Roma e Lazio – Quem tem mais títulos?

A Roma possui 14 títulos oficiais, sendo eles: três Campeonatos Italiano, nove Coppas Italia e duas Supercoppas. Já a Lazio tem mais, possuindo 16 títulos oficiais: dois Campeonatos Italiano, sete Coppas Italia, cinco Supercoppas, uma Supercopa Europeia e uma Recopa Europeia.

Roma e Lazio
Foto: Destaque/Alinne Tedesco/ PL Brasil

Roma e Lazio – Qual dos times tem mais vitórias?

A saber, as equipes se enfrentaram em 198 partidas. Assim, a Roma venceu 72 vezes e marcou 242 gols. Por outro lado, a Lazio teve 59 triunfos e 205 gols. No entanto, as equipes empataram 67 vezes.

Ademais, o último confronto entre os time foi em 15 de janeiro de 2021 foi pela Seria A 2020/21, o qual a Lazio venceu por 3 x 0.

Jogadores que jogaram na Roma e na Lazio

Como anteriormente narrado, a hostilidade Lazio e Roma costuma causar episódios de violência entre seus ultras e raramente fica reservada ao extracampo. 

Dessa maneira, o Derby della Capitale é o duelo do futebol italiano que registra o maior número de cartões vermelhos de 1994 até aqui: são 33. Aliás, poucos atletas ousaram  jogar pelas duas equipes romanas Até hoje, somente 31 atletas vestiram o manto da Lazio quanto da Roma. Contudo, somente nove mudaram de um lado para o outro da cidade de forma imediata: Franco Cordova, Michele De Nadai, Attilio Ferraris, Alessandro Ferri, Astutillo Malgioglio, Pedro, Carlo Perrone, Sergio Petrelli e Arne Selmosson.

Ademais, somente Perrone foi o mais ousado da história. Afinal, o zagueiro defendeu os biancocelesti entre 1977 e 1981. Posteriormente, o jogador acertou uma transferência para a Roma. Por fim, um ano depois estava de volta ao clube que o formou.

Os jogadores que recentemente passaram pelos dois clubes

Luigi do Biagio: O atual técnico do SPAL, jogou na Lazio em 1988/1989. Posteriormente jogou na Roma de 1995 a 1999. A saber, não venceu nenhum título pelas duas equipes.

Sinisa Mihajlovic: o sérvio técnico do Bologna. A saber, primeiramente jogou na Roma de 1992 a 1994. Contudo, pela Lazio o jogador atuou de 1998/2004. Dessa maneira, pelos Biancocelesti venceu um Campeonato Italiano, duas Copa Itália, duas Supercopa da Itália, uma Supercopa da Europa e um Copa das Copas.

Aleksandar Kolarov: o jogador sérvio foi o único jogador que marcou gol pelos dois times em clássico. O lateral-esquerdo jogou pela Lazio de 2007 a 2010. Entretanto, o atleta atuou pela Roma de 2017/2020.

Roma e Lazio – Curiosidades que marcam as equipes 

  1. Rodolfo Volk foi o primeiro jogador a marcar gol no Derby di Roma. No primeiro jogo da história entre as duas equipe. A saber, a Roma venceu por 1 x 0 
  2. A Lazio venceu seu primeiro derby em 23 de outubro de 1932, com gols de De Maria e Castelli, e Volk para a Roma.
  3.  Os maiores artilheiros do Derby pelo lado da Roma é o brasileiro Dino da Costa e Francesco Totti. Em contrapartida, Silvio Piola é o maior artilheiro pela Lazio;
  4. Arne Selmosson é o único jogador que já marcou gol tanto pela Roma, quanto pela Lazio. A saber, o sueco marcou dois para a Lazio, em 1957 e 1958, e três para a Roma, em 1958 e 1959.
  5. Em 26 de maio de 2013 a Lazio venceu a primeira decisão de título entre as duas equipes pela Copa da Itália: 1 a 0 no Estádio Olímpico, com gol de Lulić.
  6.  A esposa do Totti, lary Blasi é torcedora da Lazio e nunca escondeu isso, mas depois do casamento começou a dizer que não costumava acompanhar futebol.

Roma e Lazio – O amor e a rivalidade, onde assistir?

Decerto, esse amor e a rivalidade é retratado em um documentário feito pela ESPN. Apresentando, assim, a história, relação entre os dois clubes e as torcidas. Em suma, os romanos torcem para Roma ou para Lazio e são fiéis apaixonados pelos seus clubes. Em um depoimento de um ultra da Biancocelesti explica:

“VOCÊ VÊ PESSOAS QUE TORCEM PARA O MILAN E QUE NÃO SÃO DE MILÃO, QUE NÃO TEM NADA A VER COM A CIDADE. AQUI EM ROMA É RARO VER UMA PESSOA QUE NÃO TORÇA PARA ROMA OU LAZIO”

Entretanto, outro documentário Forza Roma: La storia del Derby della Capitale conta um pouco mais desse clássico italiano e essa essa paixão que o futebol move pelo mundo.