Rolê aleatório? Quem é o brasileiro vendido pelo Grêmio Anápolis ao futebol inglês

4 minutos de leitura

Cada vez mais globalizado, o futebol tem proporcionado contratações surpreendentes, como a de um jogador que pertencia ao Grêmio Anápolis-GO e está de malas prontas para o futebol inglês.

Ronald Pereira Martins, ou apenas Ronald, passou por Guarani e Atlético Goianiense e agora viverá uma aventura na Championship, a segunda da divisão da Terra da Rainha, atuando pelo Swansea City.

O clube galês anunciou a contratação do brasileiro nesta segunda-feira (29), através de suas redes sociais. A transferência é em definitivo e ainda depende de aprovação do visto de trabalho do atleta e autorização internacional.

Do Grêmio Anápolis à Championship: quem é Ronald?

O jogador tem 22 anos e atua como atacante. No anúncio, o Swansea destacou que Ronald aumentará as opções do técnico Luke Williams no setor ofensivo e oferecerá velocidade e capacidade atlética ao time. Ele assinou contrato até 2027, com opção de prorrogação por mais uma temporada.

  • Destro
  • 1,77cm
  • 69kg

Fonte: OGol

Ronald atua como ponta-direita. Ele começou sua carreira no Corumbaense-MS. Depois, chegou ao Atlético-GO em 2020, fez parte das categorias de base do clube e acertou com o Grêmio Anápolis, que passou a ter seu passe. Pelo time do interior goiano, chegou a entrar em campo algumas vezes e posteriormente foi emprestado para Guarani, onde jogou a Série B de 2022, e Estrela Amadora, de Portugal.

No país lusitano, Ronald ganhou destaque ao ajudar o Estrela Amadora a subir para a primeira divisão. De acordo com o jornal português “Record”, o Swansea pagará entre 1,5 milhão e 2 milhões de euros ao Grêmio Anápolis pelo atleta.

Swansea na Championship

Ronald chega com o time em uma situação desconfortável na segunda divisão inglesa. O Swansea está na 16ª posição, com 33 pontos em 28 jogos. A Championship tem 24 participantes, com os três últimos rebaixados. Os dois primeiros sobrem à Premier League, enquanto os times que ficam entre terceiro e sexto disputam a última vaga via playoffs.

Apesar de ser do País de Gales, o Swansea disputa as competições inglesas. O time chegou a ter destaque no cenário da Terra da Rainha no começo da década de 2010. A equipe jogou a Premier League por sete temporadas seguidas, venceu a Copa da Liga Inglesa de 2012/13 e participou da Europa League na temporada seguinte.

Ronald será o terceiro brasileiro da atual Championship. Gabriel Sara (Norwich) e Matheus Martins (Watford) são os outros representantes do país no torneio.

Gabriel Sara comemora gol pelo Norwich (Foto: Site oficial/Norwich)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.