Rodrigo Muniz Carvalho, conhecido apenas como Rodrigo Muniz, é um jogador de futebol brasileiro que atua como atacante. A saber, nasceu no dia 4 de maio de 2001, no Rio de Janeiro e atualmente joga a Championship pelo Middlesbrough.
Rodrigo Muniz – Início de carreira
Rodrigo Muniz começou a sua carreira no Desportivo Brasil. Em 2016, foi vice-artilheiro do Campeonato Paulista Sub-15, marcando 31 gols em 28 jogos. Posteriormente, no ano de 2017, fez 16 gols no Sub-17 e se tornou artilheiro da equipe. Após ser grande destaque, naturalmente o seu nome era mencionado no mercado de transferências.
Trajetória, conquistas e highlights de Rodrigo Muniz
Certamente, Rodrigo Muniz tem grandes atuações por onde passou. O atleta tem um porte físico típico de um centroavante e um grande faro de gol. O jovem de apenas 21 anos, atraiu olheiros de diversos países, entre eles, Espanha, França, Portugal e Inglaterra. Além do Flamengo, clube qual ele retornou em 2020, o atleta jogou pelo Coritiba, se tornando titular rapidamente.
Logo depois, o jogador recebeu uma proposta para ir jogar a Championship pelo Fulham. Em suma, confira a movimentação no mercado da bola e rumores envolvendo o seu nome.
Transferências e mercado da bola de Rodrigo Muniz
Flamengo
Rodrigo Muniz se destacou na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018, com a camisa do Desportivo Brasil, clube qual ganhou projeção no cenário nacional. Após rumores, o Flamengo confirmou a contratação do jovem jogador para integrar as categorias de base. Em 2019, virou artilheiro do Brasileirão Sub-20 com nove gols. Assim, renovou o seu contrato até 2024.
O jogador recebeu a grande oportunidade na carreira quando foi promovido para equipe principal no ano de 2020. A sua estreia aconteceu contra o Macaé, no Campeonato Carioca daquele ano. Sete dias depois, marcou o seu primeiro gol como profissional sobre o Volta Redonda, contribuindo para a vitória do Rubro-negro.
Na época de ouro do Flamengo, o ex-técnico Jorge Jesus, chamou o atacante para compor o elenco no resto da temporada. Enfim, na sua primeira passagem pelo clube, Muniz marcou um gol em três partidas.
Em novembro, após um ano, Rodrigo Muniz retornou ao Flamengo, à pedido do então treinador Rogério Ceni. A sua reestreia aconteceu no clássico carioca contra o Botafogo pelo Brasileirão. Contudo, passou em branco neste jogo.
Em seguida, começou o Campeonato Brasileiro marcando gol em partidas importantes. Por fim, pelo Flamengo o atleta marcou 10 gols e se tornou forte candidato para se transferir para a Europa no mercado da bola.
Coritiba
A princípio, o Coritiba trouxe Rodrigo Muniz por empréstimo no mercado de transferências de 2020. A sua estreia aconteceu um dia depois, entrando de titular em uma vitória fora de casa por 3 x 1 sobre o Palmeiras pelo Brasileirão 2020.
Apenas 10 dias depois, fez seu primeiro gol diante do Ceará, terminando 2 x 1 para a equipe paranaense. Como foi dito, o atleta retornou ao Flamengo à pedido do comandante Rogério Ceni, marcando apenas um gol em 6 partidas pelo Coritiba.
Fulham
No mercado da bola de 2021, após rumores, o Fullham confirmou a contratação da jovem promessa. Na sua primeira temporada foi extremamente efetivo, se tornando o jogador com maior média de gols na Championship (2ª divisão da Inglaterra). O seu primeiro gol pela equipe, veio na vitória por 3 x 2 diante do Stoke City.
Assim, o ex-atacante do Flamengo conseguiu a média de um gol a cada 70 minutos na temporada 2021/22. A média só não foi maior porque tinha o forte concorrente sérvio Mitrovic. O atacante da Sérvia marcou incríveis 43 gols na Championship. Até o momento, nenhum clube apresentou uma proposta no mercado de transferências para Rodrigo Muniz.
– Fico feliz por marcar e pela minha média. Todos me receberam muito bem aqui e me deixaram a vontade desde o início. Tenho aprendido e evoluído muito – analisou.
Enfim, Rodrigo Muniz atuou em 28 partidas e marcou 5 gols, ajudando o clube à conquistar a Championship e consequentemente o acesso para a Premier League.
Middlesbrough
Na janela de transferências do início da temporada 2022/23, Rodrigo Muniz foi emprestado pelo Fulham. Assim, ele assinou com o Middlesbrough para jogar a Championship, 2ª Divisão Inglesa.