Rodri gera ‘problema diplomático’ em comemoração após título da Eurocopa: ‘Gibraltar é da Espanha’

5 minutos de leitura

O volante Rodri, do Manchester City, foi campeão da Eurocopa com a seleção espanhola e na celebração do título, depois de vencer a Inglaterra na final, gerou polêmica na festa de comemoração.

Isso porque, durante as festividades, ele cantou “Gibraltar é espanhol”, o que causou uma queixa oficial da Federação de Futebol de Gibraltar à Uefa. O país é um território britânico.

Rodri gera polêmica diplomática

A polêmica começou antes mesmo da decisão. Em Berlim, torcedores ingleses entoavam cânticos em favor da posse de Gibraltar, o que motivou a resposta de Rodri durante a festa.

— Gibraltar é nossa, Gibraltar é nossa, caiam fora espanhóis, Gibraltar é nossa — cantavam os ingleses.

A federação de Gibraltar considera as celebrações espanholas como “extremamente provocativas e insultantes”, e prepara uma queixa formal à Uefa, alegando que o futebol não deve tolerar comportamentos desse tipo.

Rodri em ação pela Espanha (Foto: Ixcon Sport)

A disputa pela soberania de Gibraltar já foi tema de referendos em 1967 e 2002. No primeiro, 99% da população votou a favor de se manter sob a soberania britânica.

Geograficamente, o território é uma pequena península, localizada no sul da região Ibérica — onde ficam Espanha e Portugal. Durante a Guerra da Sucessão Espanhola, o território foi cedido à Grã-Bretanha pelos próprios espanhóis, através do Tratado de Utrecht, em 1713.

A declaração oficial:

“A Federação de Futebol de Gibraltar apresentará uma queixa oficial à Uefa após as comemorações da seleção masculina espanhola de futebol pela Euro 2024.

A Federação de Futebol de Gibraltar tomou conhecimento da natureza extremamente provocativa e insultante das comemorações em torno da vitória da seleção masculina espanhola na Euro 2024.

A Associação está buscando aconselhamento nesta manhã sobre o registro de uma queixa junto ao órgão regulador do futebol europeu, a Uefa, em relação aos cânticos e músicas inaceitáveis relacionados a Gibraltar, entoados pelos jogadores da Seleção Masculina da Espanha após a vitória na Euro 2024. O futebol não tem espaço para comportamentos dessa natureza.”

O retorno de Rodri ao Manchester City

Apesar da polêmica, ainda não foi indicado nenhum tipo de punição para o jogador dos Citizens. Depois da Euro, ele voltará ao time de Pep Guardiola após alguns dias de férias.

Rodri com a taça da Premier League (Foto: Icon Sport)

Eleito o melhor jogador da competição, o espanhol também passa a ser um candidato à Bola de Ouro, mesmo que com chances menores. Para o técnico Luis de la Fuente, deveria ser ele:

— Para mim, Rodri é o melhor jogador do mundo, por favor, dê a ele a Bola de Ouro agora. Vou ser honesto, gostaria que um espanhol ganhasse, não importa quem seja. Seria ótimo. Ouvi dizer que Carvajal também merece.

No ano passado, houve críticas pelo fato de Haaland não ter vencido a disputa. Na ocasião, Messi superou o artilheiro do Manchester City por conta do título na Copa do Mundo.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]