Robert Lewandowski – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas

Robert Lewandowski – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas
Fonte: Twitter/Robert Lewandowski

Robert Lewandowski é um atacante polonês que atualmente joga pelo Barcelona. Lewandowski tem os pais poloneses. Nascido em Varsóvia, capital da Polônia, em 21 de agosto de 1988.

Robert Lewandowski – Início de carreira

O jogador passou por dois clubes, antes de chegar ao futebol profissional. Em suma, o jogador começou jogando pelo Delta Warszawa, onde ficou até o ano de 2005. Após, foi para o Legia Warsaw II. Neste clube, Lewandowski jogou até o ano de 2006, até fazer a sua primeira movimentação no mercado de transferências.

Trajetória, conquistas e highlights de Robert Lewandowski

A princípio, em 2006, Znicz Pruszkow comprou Lewandowski por cerca de 15 mil euros. Por este clube, Lewa teve um bom desempenho e assim, muito jovem, começou a chamar a atenção de um dos principais clubes da Polônia, o Lech Poznan.

Sendo assim, em 2008, Robert Lewandowski movimentou novamente o mercado da bola sendo vendido para o Lech Poznan, por cerca de 380 mil euros. Sua estreia pelo novo time foi muito boa, onde a equipe venceu pelo placar de 6 x 1, o Fredrikstad e, além disso, um dos gols foi marcado por Lewa.

Borussia Dortmund

A passagem de Robert Lewandowski pelo Lech Poznan estava chamando bastante a atenção de grandes clubes da Europa, dentre eles, o Borussia Dortmund. Que decidiu fazer um investimento no atleta e o comprou em 2010. O time de Dortmund movimentou o mercado de transferências, pagando cerca de 4,7 milhões de euros em Lewandowski.

Sua estreia na Bundesliga foi em agosto de 2010 e não foi das melhores. Lewandowski estreou na derrota do Dortmund, para o Bayer Leverkusen em casa, pelo placar de 2 x 1.

Em setembro do mesmo ano, Robert Lewandowski marcou seu primeiro gol com a camisa do BVB. Aconteceu na partida contra o Schalke 04, onde o Borussia Dortmund saiu vitorioso, pelo placar de 3 x 1, fora de casa.

O auge de Lewandowski pelo Borussia foi na temporada 2014/15, que, aliás, foi sua última com a camisa do time amarelo. Como resultado, o jogador foi o artilheiro daquela temporada da Bundesliga, marcando 20 gols.

Bayern de Munique

E como já dito, a temporada 2014/15 foi a última de Lewa, pelo Borussia. Dessa forma, a temporada seguinte Lewandowski movimentou o mercado de transferências, indo a custo zero para o Bayern de Munique. O que mexeu bastante com o mercado da bola, por ser considerado um dos grandes talentos ofensivos e tão jovem, indo, assim, de graça para um grande rival.

Sua estreia na Bundesliga pelo novo time, foi em agosto de 2014. Foi na vitória por 2 x 1, sobre o Wolfsburg. Na ocasião, Lewandowski deu uma assistência. Seu primeiro gol, veio na partida seguinte e novamente, o atleta marcou pela primeira vez por um novo clube, contra o Schalke 04, no empate por 1 x 1.

Robert Lewandowski veio se tornando uma das peças mais fundamentais no Bayern de Munique. Um exemplo disso, foi na temporada 2020/21, quando Lewa quebrou um recorde de Gerd Muller que durava mais de 40 anos. Lewa marcou 41 gols em uma edição da Bundesliga. Gerd tinha marcado 40, na temporada 71/72.

Sendo assim, na temporada passada, Robert Lewandowski participou de 46 partidas. Marcou 50 gols e deu sete passes para gols. À saber, das 46 partidas, 34 foram pela Bundesliga, 10 pela Liga dos Campeões, uma pela Copa da Alemanha e uma pela Supertaça Alemã.

Dos gols, 35 foram pelo Campeonato Alemão, 13 pela Champions e dois pela Supertaça da Alemanha. Das assistências, quatro foram pela Bundesliga e três, pela Liga dos Campeões.

Títulos de Robert Lewandowski

  • 10x Bundesligas
  • 6x Supertaças da Alemanha
  • 1x Copa da Alemanha
  • 1x Campeonato Polonês
  • 1x Supertaça da Polônia
  • 1x Taça da Polônia
  • 1x Liga dos Campeões
  • 1x Supercopa da UEFA
  • 1x Mundial de Clubes

Seleção Polonesa

Em relação à Seleção Polonesa, Lewandowski começou no sub-21, até alcançar a seleção principal. Sua estreia no time principal, foi em setembro de 2009, onde a Polônia venceu San Marino por 2 x 0, em jogo amistoso e onde o jogador marcou seu primeiro gol com a seleção.

Até aqui com a camisa da seleção, Lewandowski tem 132 partidas e 76 gols. Robert Lewandowski é o jogador com maior número de jogos com a seleção, com 132 partidas e também, é o maior artilheiro da história da Polônia, com 76 gols.

Transferência e mercado da bola de Lewandowski

Por fim, na última janela de transferências, o Barcelona, após muito esforço, conseguiu contratar Robert Lewandowski. A saber, o clube espanhol pagou cerca de 45 milhões de euros para contar com o jogador polonês.