RKC Waalwijk – História, estatísticas e conquistas

O RKC Waalwijk é um clube de futebol da cidade de Waalwijk, na Holanda, que atua na Eredivise, elite nacional. Fundado em 1940, atua no estádio Mandemakers Stadin, que tem capacidade para 7 mil torcedores. De fato, é considerado um grande clube do país. A saber, o clube possui apenas dois títulos holandeses da Eredivise, em 87/88 e 2010/11.

Trajetória do RKC Waalwijk: fundação, conquistas e ascensão

RKC Waalwijk foi fundado em 26 de agosto de 1940 no município de Waalwijk.

O nome do clube do RKC também foi expandido com o nome da cidade antes da temporada 1996-97. Embora considerado um dos clubes menores da Eredivisie, ele manteve seu status de primeira divisão por muitos anos. Suas cores domésticas são amarelo e azul.

No final da temporada 2006-07, o RKC Waalwijk foi rebaixado da Eredivisie após uma derrota nos play-offs contra o VVV-VenloDecerto, a equipe caiu e subiu algumas vezes. Em suma, em 2019, ficou em último lugar, mas o campeonato foi cancelado por conta da covid.

Mercado de Transferências do RKC

De fato, o RCK Waalwijk não é muito de gastar no mercado de transferências. Aliás, não é um clube acostumado nem a trazer jogadores de outras equipes. A saber, sua principal filosofia é mais voltada para as divisões de base. Mas a Premier League Brasil lista aqui alguns rumores no mercado da bola que deram muito certo no time.

Jochen Janssen, por £1,35 milhões em 2001/02

A maior jogada do RKC foi o atacante belga Jochen Janssen, vindo do Austria Viena. O jogador passou um ano e meio defendendo a camisa amarela e azul dos holandeses, com 96 jogos e 18 gols.

Foi uma boa participação na equipe, antes de se mudar para o ST Truiden, da Bélgica.

Anthony Obodai, por £750 mil em 2006/07

Obodai é um volante ganês, que chegou a equipe com 25 anos, vindo do Sparta Roterdan. O jogador fiou por três anos na equipe, antes de se mudar para a MLS.

Foram 105 jogos, sete gols e três assistências.

Rick Hoogendorp, por €455 mil em 1998/99

Outro atleta que marcou época no time é o centroavante holandês Rick Hoogendorp. O centroavante chegou na equipe na virada do século, vindo do Dortrecht, também da Holanda.

Foram dois anos e 237 partidas, vivendo o melhor momento da história do RKC, com 107 gols. Depois, se mudou para o Celta de Vigo, da Espanha, mas tem grande admiração dos torcedores.

Joey Gudjónsson por £375 mil em 2000/01

Portanto, o volante norueguês jogou por dois anos na equipe da Holanda, um de seus mais de 10 clubes da carreira. Foram apenas 37 jogos, com direito a seis gols e uma assistência.

Darije Kalesic, por £125 mil em 1995/96

Por fim, o zagueiro da Bósnia chegou ao time no ano de 1995, custando 275 mil euros e atuou por 122 jogos, entre sete anos dentro da agremiação.

Foto destaque: Divulgação/RKC

Sou o Robert! Fiz jornalismo para vivenciar histórias, estar dentro dos fatos e o principal, ter acesso a verdade, sempre! O esporte sempre esteve na minha vida, e unir a escrita com o futebol seria é o ideal de vida. Escrevi para redação do jornal universitário além de atuar fortemente nas redes sociais com posicionamentos sobre cultura negra. Sujeito calmo com o objetivo de ganhar o mundo!
Artigo anteriorEmmen – História, estatísticas e conquistas
Próximo artigoNEC Nijmegen – História, estatísticas e conquistas