Riyad Mahrez se consolida como uma das estrelas do Manchester City

Meia argelino vive grande temporada pelos Citizens

Riyad Mahrez se consolida como uma das estrelas do Manchester City
Catherine Ivill/Getty Images

Em outubro, você viu aqui o saldo do desempenho de Riyad Mahrez nos oito primeiros jogos do Manchester City nessa edição da Premier League. Após 29 rodadas, pode-se cravar com ainda mais firmeza: o argelino de 29 anos faz a sua temporada mais consistente com os Citizens até aqui.

Os números de Mahrez no Manchester City

Laurence Griffiths/Getty Images

Na edição 2019/2020 do Campeonato Inglês, Mahrez tem números bastante atrativos pelo Manchester City, principalmente colocando na balança a temporada passada. Para começar, o fundamental: ele tem atuado mais.

Até aqui, foram 23 jogos, sendo 15 como titular e atuando cerca de 60 minutos por jogo. Em 2018/2019, foram 27 jogos e apenas 14 como titular, atuando algo em torno de 50 minutos por jogo.

Falando de seu desempenho, os números também colaboram a seu favor. Na atual temporada, ele possui 14 grandes chances criadas, além de sete gols e oito assistências, fazendo com que ele participasse de 22% dos gols do City na competição. Na edição passada ele obteve nove grandes chances criadas, com sete gols e quatro assistências, participando de 11% dos gols da equipe.

O Manchester City tem os melhores números ofensivos da competição, com o melhor ataque (68 gols) e o maior número de chances criadas (103). O desempenho de Mahrez tem um considerável impacto nisso.

Siga a PL Brasil no YouTube!
  • AS CONTRATAÇÕES MAIS CARAS DA HISTÓRIA DE CADA TIME DA PREMIER LEAGUE

Função dentro da equipe

Mahrez se destacou no Leicester em um contexto em que ele era o ponta-direita, mas que constantemente tinha liberdade para cair por dentro e participar da armação de jogadas. Porém, desde a temporada passada Pep Guardiola, técnico do City, não é muito adepto dessa ideia e costuma usar o argelino como um ponta fixo que ajuda a abrir o campo junto com o lateral oposto (geralmente Benjamin Mendy).

Nessa função ele normalmente recebe aberto pela direita e a partir daí faz o que sabe fazer de melhor: conduzir em velocidade, usando sua capacidade de drible para depois cruzar ou finalizar de pé trocado.

No entanto, o técnico catalão vem testando ele em sua “versão original”, dando mais liberdade para que ele circule. Essa liberdade estimula seu jogo criativo, como visto no gol de Kevin de Bruyne na vitória contra o Sheffield United por 2 a 0, com assistência de Mahrez.

Jogando aberto, ele é parte importante do lado que mais gerou frutos para o City no campeonato, já que trabalha ao lado de De Bruyne, que constantemente cai pelo setor, garantindo qualidade técnica. Jogando por dentro, beneficia seu lado armador, além de ter mais visão para finalizações, um dos seus pontos fortes.

Leia mais: Imprensa esportiva inglesa: quais são as principais diferenças para a brasileira? 

Ganhando seu espaço

Como já falado, os números mostram como Mahrez tem sido mais utilizado como titular do Manchester City. Se essa temporada pode não ter sido como a planejada por conta dos problemas defensivos, no ataque, os Citizens ganharam uma nova alternativa, um Mahrez multifacetado que ajuda Pep a ter um dos melhores ataques da Europa.

Catherine Ivill/Getty Images