O Aston Villa teve uma arrancada surpreendente na segunda metade da temporada passada e terminou a Premier League em 7º lugar, dois pontos atrás da classificação para a Europa League. O trabalho de Unai Emery atraiu olhares e, consequentemente, reforços.
Um deles foi Youri Tielemans, destaque do Leicester que deixou o clube de graça após o rebaixamento. Apesar de chegar como reforço importante, o belga foi preterido em relação aos meias da temporada passada, como Douglas Luiz e McGinn, e reclamou das escolhas do técnico.
Tielemans insatisfeito no Aston Villa
Falando à imprensa belga enquanto estava em serviço internacional com a sua seleção, o meio-campista foi questionado sobre seus primeiros meses no clube de Birmingham e não escondeu a insatisfação.
— A situação não é agradável. Eu disse ao treinador que vim para o Villa para jogar. Ele me entende, mas no momento, ele prefere jogar com os dois meio-campistas da temporada passada – revelou o jogador.
Embora a resposta tenha sido sincera, há poucas evidências de que suas palavras mudarão imediatamente a situação no Aston Villa, especialmente porque Unai Emery já está ciente disso.
Tielemans ainda afirmou que Emery prometeu mais tempo de jogo a ele e que haverá uma sequência de jogos em que ele deve ter mais minutos, mas isso não o animou muito:
— Eu sei que essa resposta não me leva a lugar nenhum, mas o que devo fazer? Assim que tiver a oportunidade, quero aproveitá-la. Até agora, comecei uma vez, na Conference League – disse.
Tielemans x Douglas Luiz
O belga já foi herói no Leicester, marcando gol no título da FA Cup de 2021, mas teve lesões e decidiu que queria mudar de ares na última temporada. No Aston Villa, ele disputa posição com Douglas Luiz ou McGinn.
Na formação de Unai Emery, Kamara geralmente é o primeiro volante, ao lado ou atrás dos dois. Douglas é titular absoluto e, inclusive, foi capitão da equipe durante a pré-temporada.
Tielemans, inclusive, jogou ao lado do brasileiro na única oportunidade que teve como titular. contra o Hibernian, na Conference League. Na ocasião, McGinn começou no banco.
Seu jogo como titular, por outro lado, aconteceu na partida de volta contra os escoceses, já que o Villa já havia vencido o primeiro jogo por 5 a 0 fora de casa e não corria o risco de não se classificar para a competição europeia.
Ele jogou 93 minutos na Premier League, todos vindo do banco, e entrou na goleada mencionada na Conference League nos últimos 23 minutos da partida.
Tielemans pelo Leicester
- 4 temporadas
- 195 jogos
- 28 gols
- 26 assistências
- FA Cup (2021)
- Supercopa da Inglaterra (2022)