O atacante Richarlison foi contratado pelo Tottenham por 58 milhões de euros (R$ 315 milhões) para ser o camisa 9 da equipe na temporada 2022/23. O brasileiro, no entanto, teve um ano decepcionante: marcou apenas um gol em 27 jogos na Premier League e viu os Spurs fora da zona para qualquer competição europeia.
A má fase de Richarlison virou brincadeira entre outros dois atacantes da Premier League. Michail Antonio, do West Ham, e Callum Wilson, do Newcastle, riram numa live, durante o fim da temporada, do fato que o atacante brasileiro levou três cartões amarelos por tirar a camisa em comemorações de gols que acabaram anulados.
“Richarlison marcou quatro vezes na temporada. Em três ele estava impedido, mas levou cartão amarelo nas quatro“, brincou Antonio. “Está quase suspenso“, acrescentou Wilson — na Premier League, são necessários cinco amarelos para suspender o jogador por uma partida.
Os comentários foram feitos logo após o único gol do camisa 9 no campeonato, quando ele empatou o jogo contra o Liverpool, em Anfield, nos acréscimos, e tirou a camisa para comemorar. Um minuto depois, o brasileiro viu Diogo Jota botar os Reds na frente de novo e resgatar os três pontos.
A brincadeira foi rebatida pelo então treinador interino do Tottenham, Ryan Mason, e pelo próprio Richarlison. “Quantos gols os dois marcaram na Copa do Mundo?“, desafiou o brasileiro, que balançou as redes três vezes no Catar.
Questioning and criticizing me as a player for my performance is part of football and I got it. However, telling lies about me, I don’t accept! I’ve always had a lot of respect for Conte and for all my coaches. pic.twitter.com/uWZmOa8MVx
— Richarlison Andrade (@richarlison97) March 30, 2023
Brincadeira com Richarlison virou tema até de conversa com Paquetá
Agora, a polêmica foi relembrada por Antonio e Wilson na entrevista ao podcast inglês “The Footballer’s Football Podcast”. O jogador do Newcastle disse que não queria falar mais sobre o assunto, mas chamou Richarlison de “sensível” e afirmou que o Tottenham deveria contratar um atacante.
— Chegou a um ponto em que algumas pessoas são um pouco sensíveis, então não quero dizer nada que provoque um melindre. É claro que não vou falar sobre a pessoa nesta posição, então apenas vou afirmar que o Tottenham precisa contratar um atacante — disse Wilson.
Antonio fez questão de explicar que os comentários foram apenas uma “brincadeira”, e que tentou entender o motivo da revolta de Richarlison com Lucas Paquetá, companheiro do atacante no West Ham.
— Eu fui falar com Paquetá, que joga com Richarlison no Brasil. Eu perguntei: ‘Qual o problema do seu garoto? É só uma brincadeira, não entendi porque ele levou tanto para o pessoal. Lucas respondeu que aquele era o jeito dele e que ele não iria apertar a minha mão quando a gente se encontrar — explicou Antonio.
O próximo compromisso entre os dois está marcado para o dia 5 de dezembro, quando o Tottenham recebe o West Ham em Londres. Quatro dias depois, os Spurs devem receber o Newcastle de Wilson também na capital da Inglaterra.