O desabafo forte de Richarlison após terapia salvar sua vida: ‘Estava no limite’

5 minutos de leitura

Não é novidade que Richarlison viveu uma fase complicada após a Copa do Mundo de 2022. Com problemas pessoais e seca de gols no Tottenham, o atacante passou por meses difíceis e chegou a pensar em desistir da carreira.

A terapia foi o caminho encontrado por Richarlison para se recuperar. O brasileiro buscou ajuda psicológica e vem colocando novamente um sorriso no rosto. Em entrevista à “ESPN”, o camisa 9 da Seleção deu um forte relato de seu convívio com a depressão e como cuidar da saúde mental o fez dar a volta por cima.

Richarlison esteve no ‘fundo do poço'

Mais uma vez, o centroavante abriu o jogo. Quando voltou da Copa do Mundo no Catar, Richarlison entrou em rota de colisão com Renato Velasco, seu empresário por mais de sete anos. O agente morava na casa do jogador e teve atitudes que o decepcionaram bastante. Foi um golpe duro para o Pombo.

Dá até tristeza assim de falar assim, sabe? Por que… Só eu, assim, sabe… O que eu passei depois da Copa do Mundo e descobrindo coisas aqui dentro em casa de pessoas que conviveu comigo mais de sete anos… É loucura.

Richarlison fez uma boa Copa, apesar da eliminação brasileira. O atacante do Tottenham marcou três gols e foi exaltado por boa parte da torcida. Mas quando chegou a Londres, após o Mundial, iniciou uma das piores fases de sua vida.

–E chegar para o meu pai, que foi o cara que correu atrás do meu sonho, assim, e falar que, pai, quero desistir, é coisa de louco (…) Tinha acabado de disputar uma Copa do Mundo, no meu auge… E estava chegando assim, tipo, no meu limite mesmo, sabe… De, não vou falar se matar, mas, eu estava numa depressão ali, tipo, e estava querendo desistir.

Richarlison foi criticado por desempenho na seleção brasileira - Icon Sports
Richarlison em partida da seleção brasileira (Foto: Icon Sport)

Richarlison se reencontrou na terapia

O centroavante tem levantado a bandeira da ajuda psicológica em suas entrevistas recentes. Dessa vez, não foi diferente. Richarlison ressaltou como a terapia o “salvou”. Ele relatou que chegou a consumir conteúdos preocupantes na internet antes de iniciar seu tratamento.

–E eu falo, dei a entrevista recente. Acho que a psicóloga, querendo ou não, me salvou, salvou minha vida porque eu só pensava besteira. No Google mesmo, eu só pesquisava besteira, só queria ver besteira de morte…

Richarlison recomenda a terapia para todos. O brasileiro admite que tinha certo preconceito com a área, mas que isso foi rapidamente superado. Hoje, o atacante reconhece a importância do processo.

–Hoje eu posso falar, procure um psicólogo, você que está precisando de um psicólogo, procure porque é legal você se abrir assim, você estar conversando com a pessoa. A professora veio me agradecer por estar levando isso para o mundo do futebol, para o mundo extracampo também, porque é muito importante e, querendo ou não, salva vidas (…) Eu tinha esse preconceito antes, eu falei na entrevista. Achava que era frescura, achava que eu estava doido. Da minha família mesmo tem pessoas que acham que quem vai para o psicólogo acha que é louco, acha que é doido. Mas eu descobri isso e achei maravilhoso. A melhor descoberta que eu tive na minha vida mesmo.

Richarlison Tottenham
Richarlison pelo Tottenham (Foto: Icon Sport)

Busque ajuda psicológica

Se você tem pensamentos autodestrutivos, procure ajuda. O CVV (Centro de Valorização da Vida) é um serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para as pessoas que queiram e precisem conversar. Tudo é sob total sigilo e anonimato.

Você também pode procurar apoio nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) de sua cidade. Esses serviços públicos prestam trabalhos de amparo à saúde mental da população. O disque saúde pode ser acionado pelo telefone 136.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.