Richarlison no Tottenham: atacante brasileiro chega para ser titular de forma imediata?

Com o início da temporada se aproximando, o Tottenham está a mil por hora na janela da transferências. Dessa forma, até o momento, os Spurs anunciaram cinco contratações, sendo a última a mais badala, do atacante brasileiro Richarlison. Por fim, a pergunta que não quer calar: Richarlison chega para ser titular de forma imediata?

Richarlison: Titular ou reserva?

Desde que chegou no comando do clube londrino, no fim de 2021, Antonio Conte implementou o sistema tático com três zagueiros. Com isso, o treinador italiano repetiu a forma de jogar dos trabalhos anteriores, deixando três defensores, dois alas, dois meio campistas mais defensivos, dois meias atacantes e um centroavante.

Portanto, indo de partida com os posicionamentos apresentados no Everton, Richarlison brigaria por uma vaga de titular com três jogadores: Kulusevski, Son ou Harry Kane. Vale lembrar que no Everton, o Pombo jogou em quatro posições: centroavante, segundo atacante, ponta esquerda e direita.

Na reta final da última Premier League, o trio Kulusevski, Son e Harry Kane conduziram o Tottenham para quarta colocação, garantindo o retorno a fase de grupos da Liga dos Campeões. Dessa forma, o “triângulo” ofensivo colocado por Conte, se entrosou no momento certo, protagonizando gols e assistências entre eles.

Por outro lado, caso um tenha que sair para a entrada de Richarlison na equipe, esse alguém provavelmente será o jogador sueco. Nesse sentido, apesar da boa adaptação em apenas seis meses de clube, Kulusevski tem menos repertório ofensivo comparado ao atacante inglês e ao sul-coreano. Além disso, Harry Kane é a referência técnica do time, sendo um líder dentro e fora de campo. Enquanto Son vem de sua melhor temporada goleadora na carreira, sendo o primeiro jogador asiático a conquistar a chuteira de ouro da Premier League marcando 23 gols.

Posicionamento ofensivo

Dentro do sistema “3-4-2-1” aplicado por Conte, Harry Kane fez a função do “1”, fazendo o papel de centroavante. Por outro lado, Son e Kulusevski fizeram o papel do “2”, sendo os meias atacantes que tinham a liberdade para criar e finalizar as jogadas.

Dentro desse contexto, é mais provável que Richarlison faça a função de meia atacante, por conta da sua agilidade e inteligência tática.

Em suma, a possível estreia oficial do brasileiro será na primeira partida dos Spurs na Premier League 2022/23, contra o Southampton, no dia 06 de agosto.

Foto Destaque: Divulgação/Twitter/richarlison97