PL Brasil Awards: Richarlison é o jogador decepção da temporada

2 minutos de leitura

A PL Brasil anuncia nesta terça-feira (30) todos os dez vencedores da PL Brasil Awards 2022/2023, premiação que teve a participação de jornalistas e produtores de conteúdo. A eleição premia os destaques da temporada e, na categoria “jogador decepção”, Richarlison, do Tottenham, ganhou com larga vantagem sobre os outros candidatos.

O “Pombo” recebeu 11 indicações e foi seguido de Cristiano Ronaldo (duas) e Son (duas), além de Kalvin Philips (uma), Mudryk (uma), Van Dijk (uma), Darwin Núñez (uma), Arthur (uma) e Sterling (uma).

 Os resultados também serão anunciados na inauguração do novo perfil da PL Brasil no Instagram. Siga agora e fique por dentro.

Os votos por especialista:

  • Richarlison (Tottenham) – 11 votos: Maria Tereza Santos (Superesportes), Elton Serra (ESPN), Fernando Campos (ESPN), Mário Marra (ESPN), Renato Rodrigues (ESPN), Lucas Filus (Footure), Renato Senise (DAZN) e Mike On (produtor de conteúdo e influenciador digital). PL Brasil – Guilherme Ramos, João Vítor Castanheira e Pedro Ramos.
  • Cristiano Ronaldo (Manchester United) – 2 votos: Henrique Fernandes (Globo) e Rômulo Giacomin (PL Brasil).
  • Son (Tottenham) – 2 votos: Fred Caldeira (TNT Sports) e Victor Canedo (jornalista, produtor de conteúdo e influenciador digital).
  • Kalvin Philips (Manchester City) – 1 voto: Lucas Barbosa (PL Brasil)
  • Mudryk (Chelsea) – 1 voto: Bruno Formiga (TNT Sports)
  • Van Dijk (Liverpool) – 1 voto: Diogo Magri (PL Brasil)
  • Darwin Núñez (Liverpool) – 1 voto: Cayo Pereira (LANCE!)
  • Arthur Melo (Liverpool) – 1 voto: Rodrigo Nunes Lois (Globo)
  • Sterling (Chelsea) – 1 voto: Tim Vickery (jornalista, comentarista e colunista inglês).
Arte: Diana Lopes/PL Brasil

A temporada frustrante de Richarlison no Tottenham

Contratado no início da temporada pelo Tottenham, Richarlison chegava ao elenco dos Spurs sem ser o principal nome do ataque, como ocorreu no Everton. O Tottenham pagou na contratação 50 milhões de libras mais 10 milhões de libras em metas a serem cumpridas.

A expectativa é que o atacante reforçaria um sistema ofensivo já goleador, com Harry Kane, Son e companhia. Mas o brasileiro decepcionou, junto do time: apenas um gol e três assistências em 27 partidas na Premier League.

O jogador revelado no América-MG até se esforçou em campo e batalhou por muitas bolas, característica marcante do seu estilo de jogo. Mas o sacrifício em campo foi pouco para o que se esperava.

Richarlison antes de jogo do Tottenham
Richarlison antes de jogo do Tottenham – Photo by Icon sport

Em março, as atuações abaixo do esperado refletiram em uma entrevista que se mostrou bombástica. Em conversa com a reportagem da “TNT Sports”, Richarlison lamentou a fase dentro de campo.

Sou profissional, trabalho todo dia e quero jogar. Falta minuto, falta tempo. Essa temporada está uma m**** porque não tenho minutos, sofri um pouco de lesão também”, declarou.

A fala polêmica repercutiu internamente no elenco do Tottenham e chegou ao então técnico Antonio Conte.

— Eu vi a entrevista do Richarlison. Ele não me criticou, ele disse ‘a minha temporada está uma m****’. E ele está certo, a temporada dele não é boa. Teve muitas lesões, foi para a Copa do Mundo, teve outra lesão, então volta e fica um mês fora, outra lesão… Ele não marcou nenhum gol para nós (na Premier League), só dois na Champions League — afirmou Conte.

Com a demissão de Conte, a fala de Richarlison ganhou uma proporção ainda maior. O brasileiro precisou usar as redes sociais para se defender das acusações que o ligavam à saída do treinador italiano.

— Questionar e criticar um jogador pelo desempenho faz parte do futebol e eu entendo. Porém, contando mentiras sobre mim, eu não aceito! Sempre tive muito respeito por Conte e por todos os meus treinadores. No entanto, inventar mentiras sobre mim, eu não aceito! Sempre tive o máximo respeito pelo Conte e por todos os meus treinadores — disse Richarlison.

Veja como ficou a tabela da Premier League 2022/23

Premier League
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Bournemouth

Bournemouth

0 0 0 0 0 0
1 Arsenal

Arsenal

0 0 0 0 0 0
1 Aston Villa

Aston Villa

0 0 0 0 0 0
1 Brentford

Brentford

0 0 0 0 0 0
1 Brighton

Brighton

0 0 0 0 0 0
1 Chelsea

Chelsea

0 0 0 0 0 0
1 Crystal Palace

Crystal Palace

0 0 0 0 0 0
1 Everton

Everton

0 0 0 0 0 0
1 Fulham

Fulham

0 0 0 0 0 0
1 Ipswich

Ipswich

0 0 0 0 0 0
1 Leicester

Leicester

0 0 0 0 0 0
1 Liverpool

Liverpool

0 0 0 0 0 0
1 Man City

Man City

0 0 0 0 0 0
1 Man Utd

Man Utd

0 0 0 0 0 0
1 Newcastle

Newcastle

0 0 0 0 0 0
1 Nottm Forest

Nottm Forest

0 0 0 0 0 0
1 Southampton

Southampton

0 0 0 0 0 0
1 Tottenham

Tottenham

0 0 0 0 0 0
1 West Ham

West Ham

0 0 0 0 0 0
1 Wolverhampton

Wolverhampton

0 0 0 0 0 0
Pedro Ramos
Pedro Ramos

Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil desde 2023. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia. Ex-pesquisador do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa).

E-mail: [email protected]