Dorival Júnior anunciou os convocados da seleção brasileira para a disputa da Copa América, que acontece de 20 de junho a 14 de julho. Na convocação, nove jogadores da Premier League apareceram.
Porém, quatro nomes que vinham aparecendo ou que esperava-se receber uma oportunidade não foram convocados. A PL Brasil traz as explicações e possíveis motivos para a não aparição de Richarlison, Gabriel Jesus, Murillo e Casemiro na seleção brasileira.
Richarlison
Depois de passar um tempo afastado da seleção por problemas físicos e cuidando de sua saúde mental, Richarlison até chegou a ser convocado na estreia de Dorival, mas não saiu do banco. Na Inglaterra, o atacante dos Tottenham tem feito a diferença em campo, mesmo ainda em ritmo de retorno após uma operação na virilha.
Na coletiva desta sexta-feira (10), Ange Postecoglou não trouxe nenhuma novidade sobre a situação física do atleta. Por isso, acreditava-se que era um nome certo na lista de Dorival.
O treinador da seleção explicou que, em contato com o “Pombo” nesta manhã, o atleta e seu staff informaram que o jogador apresentou uma lesão na panturrilha e por isso não poderia estar presente no torneio. A informação ainda não foi divulgada de forma oficial pelo clube e não há informações sobre o prazo de retorno.
Gabriel Jesus
Apesar de não ser unanimidade entre os torcedores, Gabriel Jesus também é uma figurinha carimbada na seleção brasileira. O atacante do Arsenal, porém, foi preterido ao estreante Evanílson (Porto) — que, por sinal, é alvo dos Gunners no mercado.
Ainda que seja uma peça-chave na equipe de Arteta, já é sabido que Jesus não é um atacante goleador. Nesta temporada, foram oito gols e oito assistências em 34 partidas. Evanílson, por sua vez, marcou 24 e deu seis assistências em 39 jogos.
Murillo
Na mira de gigantes 🎯
Com a perda de pontos sofrida pelo Nottingham Forest, o time deve vender importantes jogadores para se livrar de uma nova punição… Entre eles, o destaque da temporada: Murillo.
O brasileiro tá requisitado, hein?! Pra qual clube será que ele vai no fim… pic.twitter.com/q8tOenicD3
— PL Brasil (@plbrasil1) March 20, 2024
A ida de Murillo, do Nottingham Forest, para a seleção já é clamada pelos fãs da Premier League há algumas convocações. Mas, mais uma vez, o nome da estrela dos Reds passou batido.
Apesar de fazer uma temporada brilhante em sua estreia no Campeonato Inglês, a posição do jovem é ocupada por Gabriel Magalhães (Arsenal) e Beraldo (PSG), zagueiros mais experientes, com histórico na seleção e que vivem um grande momento em clubes melhor posicionados em suas respectivas tabelas. Seria difícil apostar em uma estreia com nomes mais consolidados.
Casemiro
A última convocação de Casemiro para a seleção aconteceu em outubro, quando Fernando Diniz ainda estava à frente da equipe. Desde que Dorival assumiu o cargo, o brasileiro do Manchester United não tem aparecido na lista. Apesar da história do volante na seleção, o treinador explicou que levou em consideração o momento dos atletas. E, de fato, Casemiro não vive a melhor das temporadas.
— Com relação ao Casemiro, ele merece todo o nosso respeito. Tive uma conversa com ele em Manchester há uns três meses e expus o que eu pensava do momento dele, da sua equipe, o que eu precisava e necessitava. Não quer dizer que não ter vindo neste instante ele está ou estará descartado. Em sentido nenhum! Ele sabe muito bem o que eu penso a respeito dele, e isso é o principal. — relatou Dorival na coletiva de convocação.