Como Richarlison, Jesus, Murillo e Casemiro ficaram fora da Copa América?

5 minutos de leitura

Dorival Júnior anunciou os convocados da seleção brasileira para a disputa da Copa América, que acontece de 20 de junho a 14 de julho. Na convocação, nove jogadores da Premier League apareceram.

Porém, quatro nomes que vinham aparecendo ou que esperava-se receber uma oportunidade não foram convocados. A PL Brasil traz as explicações e possíveis motivos para a não aparição de Richarlison, Gabriel Jesus, Murillo e Casemiro na seleção brasileira.

Richarlison

Richarlison em campo pelo Tottenham
Richarlison em campo pelo Tottenham (Foto: Icon Sport)

Depois de passar um tempo afastado da seleção por problemas físicos e cuidando de sua saúde mental, Richarlison até chegou a ser convocado na estreia de Dorival, mas não saiu do banco. Na Inglaterra, o atacante dos Tottenham tem feito a diferença em campo, mesmo ainda em ritmo de retorno após uma operação na virilha.

Na coletiva desta sexta-feira (10), Ange Postecoglou não trouxe nenhuma novidade sobre a situação física do atleta. Por isso, acreditava-se que era um nome certo na lista de Dorival.

O treinador da seleção explicou que, em contato com o “Pombo” nesta manhã, o atleta e seu staff informaram que o jogador apresentou uma lesão na panturrilha e por isso não poderia estar presente no torneio. A informação ainda não foi divulgada de forma oficial pelo clube e não há informações sobre o prazo de retorno.

Gabriel Jesus

Gabriel Jesus em partida do Arsenal
Gabriel Jesus em partida do Arsenal. Foto – Icon Sport

Apesar de não ser unanimidade entre os torcedores, Gabriel Jesus também é uma figurinha carimbada na seleção brasileira. O atacante do Arsenal, porém, foi preterido ao estreante Evanílson (Porto) — que, por sinal, é alvo dos Gunners no mercado.

Ainda que seja uma peça-chave na equipe de Arteta, já é sabido que Jesus não é um atacante goleador. Nesta temporada, foram oito gols e oito assistências em 34 partidas. Evanílson, por sua vez, marcou 24 e deu seis assistências em 39 jogos.

Murillo

A ida de Murillo, do Nottingham Forest, para a seleção já é clamada pelos fãs da Premier League há algumas convocações. Mas, mais uma vez, o nome da estrela dos Reds passou batido.

Apesar de fazer uma temporada brilhante em sua estreia no Campeonato Inglês, a posição do jovem é ocupada por Gabriel Magalhães (Arsenal) e Beraldo (PSG), zagueiros mais experientes, com histórico na seleção e que vivem um grande momento em clubes melhor posicionados em suas respectivas tabelas. Seria difícil apostar em uma estreia com nomes mais consolidados.

Casemiro

Casemiro em ação pelo Manchester United
Casemiro em ação pelo Manchester United (Foto: Icon Sport)

A última convocação de Casemiro para a seleção aconteceu em outubro, quando Fernando Diniz ainda estava à frente da equipe. Desde que Dorival assumiu o cargo, o brasileiro do Manchester United não tem aparecido na lista. Apesar da história do volante na seleção, o treinador explicou que levou em consideração o momento dos atletas. E, de fato, Casemiro não vive a melhor das temporadas.

— Com relação ao Casemiro, ele merece todo o nosso respeito. Tive uma conversa com ele em Manchester há uns três meses e expus o que eu pensava do momento dele, da sua equipe, o que eu precisava e necessitava. Não quer dizer que não ter vindo neste instante ele está ou estará descartado. Em sentido nenhum! Ele sabe muito bem o que eu penso a respeito dele, e isso é o principal. — relatou Dorival na coletiva de convocação.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.