Na última segunda-feira (7), a Seleção Brasileira anunciou sua lista de convocados para a Copa do Mundo 2022 no Catar com 26 atletas. O que chamou atenção é 12 jogadores presentes no elenco do Brasil atua na Premier League neste momento. E se contar com Alex Telles, que joga no Sevilla emprestado pelo Manchester United, temos 50% dos chamados de Tite ligados ao futebol inglês.
Jogadores da Premier League no elenco do Brasil para a Copa do Mundo
A Premier League é a principal liga de futebol da Europa. Isso quem diz é a UEFA, que lhe dá o melhor coeficiente no ranking de países confederados. Hoja a Liga Inglesa tem sua pontuação em 16,571, e a 2ª colocada La Liga tem praticamente quatro pontos a menos. Isso ficou evidente na convocação da Seleção Brasileira na última segunda-feira (7).
Dentre os 26 jogadores convocados pelo técnico Tite que vão atuar pelo Brasil na Copa do Mundo, 12 jogam na Premier League. Além disso, um deles está na La Liga, mas tem seu contrato vinculado a um time inglês. Emprestado pelo Manchester United ao Sevilla, Alex Telles aumenta essa lista para 13 atletas, exatamente a metade de todo o elenco.
- Goleiros: Alisson e Éderson
- Zagueiros: Thiago Silva
- Volantes/Meias: Casemiro, Fred, Bruno Guimarães, Fabinho e Lucas Paquetá
- Atacantes: Gabriel Martinelli, Gabriel Jesus, Richarlison e Antony
Começando pelo gol, dois dos três goleiros da lista atuam na Premier League. Apenas Weverton do Palmeiras não joga na terra da rainha. Alisson é o goleiro do Liverpool, atual vice-campeão da própria Liga Inglesa e da Champions League. Já Éderson ganhou a liga na temporada passada pelo Manchester City.
Na zaga, apenas um dos quatro zagueiros atua pela Premier League. O veterano Thiago Silva de 38 anos vai para sua quarta convocação em Copas do Mundo. Ele esteve presente na lista em 2010 com Dunga, em 2014 com Felipão e em 2018 com o próprio Tite. Porém na primeira, quando jogava no Milan, não teve chance de entrar em campo no Mundial da África do Sul.
O meio-campo é praticamente todo formado por jogadores da Premier League. Se não fosse pela lesão de Philippe Coutinho, substituído por Éverton Ribeiro, teríamos todos os sis meiocampistas do Brasil jogando na Inglaterra. Casemiro e Fred são volantes do Manchester United, e inclusive vêm fazendo uma boa parceira na campanha de 5º lugar do clube até aqui.
Fabinho é do Liverpool e foi vice-campeão da Champions League na temporada passada. Já Bruno Guimarães vem sendo o principal nome do 3º colocado e novo bilionário Newcastle. Lucas Paquetá completa o setor, sendo que ele trocou o Lyon pelo West Ham na última janela de transferências.
O ataque do elenco do Brasil para a Copa do Mundo também conta com vários atletas da Premier League. A começar pela dupla do líder Arsenal: Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus. Esses dois vivem uma grande fase na ofensiva do time de Mikel Arteta.
Já Richarlison atua no Tottenham, e vem de uma lesão que quase o tirou do Mundial no Catar. O outro atacante que atua na Inglaterra e foi convocado é Antony, que trocou o Ajax pelo Manchester United na janela de transferências por 95 milhões de euros.
Um passeio pelas outras ligas
Na Europa não foi só a Premier League que cedeu atletas para o elenco do Brasil na Copa do Mundo. Confira:
- Espanha (5): Éder Militão, Alex Telles, Vinícius Júnior, Rodrygo e Raphinha
- Itália (4): Danilo, Alex Sandro e Bremer
- França (2): Marquinhos e Neymar