As comandadas por Sarina Wiegman quebraram uma seca de 56 anos sem títulos importantes da Inglaterra, depois de conquistarem sua primeira Eurocopa sobre a Alemanha em 2022, no Estádio Wembley lotado. Dois anos depois, os homens de Gareth Southgate se encontram em sua primeira final importante em solo estrangeiro.
A estrela do Arsenal, Declan Rice, refletiu sobre a conquista das Lionesses, como é chamado o time feminino da seleção inglesa, e enfatizou o desejo da equipe de deixar a nação britânica orgulhosa.
— Vimos quando a equipe feminina venceu, o que isso significou para elas e para a nação. Vejo algumas das meninas no Arsenal e é isso que queremos. Queremos vencer e deixar a nação orgulhosa. Estamos de volta a outra final, que é histórico por si só, mas agora estamos mirando em fazer mais uma — disse o meia em entrevista coletiva.
Entretanto, a própria Inglaterra feminina perdeu a final da Copa do Mundo de 2023 para a Espanha, coincidentemente o mesmo país que decidirá a Eurocopa 2024 masculina.
Chance de redenção da Inglaterra
A Inglaterra está em sua segunda final consecutiva de Eurocopa, depois de perder para a Itália em 2021 no Estádio Wembley. Rice fez parte daquele time e agora a o jogador de 25 anos está mais determinado do que nunca a acertar as contas contra a Espanha no domingo (14).
— Não queremos continuar falando sobre isso, chegar às finais e ficar felizes (apenas) com isso. Agora queremos ser um país onde vencemos. Queremos continuar a crescer e, para os jogadores jovens que estão chegando, queremos ser uma força realmente grande — acrescentou.
A Inglaterra perdeu a final em casa na disputa de pênaltis, depois de terminar o tempo normal empatado em 1 a 1.
— Sabemos que vai ser difícil e sabemos que não dá para ignorar a Espanha, que tem sido uma nação de ponta por tantos anos. Mas nunca vi um grupo tão motivado nos treinos e na forma como falamos uns com os outros em todo o lugar. Todos estão muito motivados para vencer este jogo — finalizou.
O defensor Kyle Walker corroborou com as falas de Rice, observando que a experiência anterior da Inglaterra em finais os serviria bem e que jogar fora de casa poderia reduzir um pouco da pressão.
— A emoção de Wembley foi completamente diferente, com quilômetros e quilômetros de pessoas cantando e torcendo por você. Estamos em um território diferente agora e talvez isso possa funcionar em nosso benefício, onde não há tanta pressão sobre nós. Mas como pessoas e jogadores, que já vivenciaram essas finais antes, temos que entregar nas grandes ocasiões — disse Walker à “BBC Radio 5 Live”.
Final da Eurocopa
A Inglaterra está ansiosa para fazer história, aproveitando lições passadas e o apoio de uma nação que testemunhou os altos e baixos do futebol. No entanto, eles precisam dar o seu melhor contra a Espanha, que tem sido a melhor equipe da Euro até agora, com exibições dominantes em cada uma das suas seis partidas anteriores.
A Espanha venceu todos seus confrontos na Eurocopa até agora, enquanto a Inglaterra empatou três e triunfou em três oportunidades.
Inglaterra e Espanha decidem a final da Eurocopa neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Berlim. Será a chance da seleção inglesa masculina quebrar um jejum de 58 anos sem conquistar um título importante e levantar a taça da Euro pela primeira vez na história.