Brewster no Sheffield United: o que esperar do jovem atacante nos Blades

O jovem chega ao time de Chris Wilder como contratação mais cara da história do clube

Brewster no Sheffield United: o que esperar do jovem atacante nos Blades
Divulgação/Sheffield United

Liverpool e Sheffield United chegaram a um acordo anunciado nesta sexta-feira (2) pelo atacante Rhian Brewster, de 20 anos. A negociação culminou no fechamento de contrato de cinco anos e custou aos Blades 23,5 milhões de libras.

Brewster se tornou a contratação mais cara da história do clube. Os valores pelo jovem superaram a transação realizada por Sander Berge, que chegou do Genk por 24 milhões de euros na última janela de inverno.

Com o trio Mané, Salah e Firmino, além das opções de Origi, Minamino e Diogo Jota, o jovem vinha tendo poucas chances no Liverpool, que buscou se resguardar na negociação. Os Reds estabeleceram cláusula que dá ao clube de Anfield preferência na opção de recompra válida pelas próximas três temporadas. Além disso, terá direito a 15% de uma possível venda de Brewster para outro clube.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • GUIA DA TEMPORADA 2020/21 DA PREMIER LEAGUE

O que esperar de Brewster no Sheffield United?

Histórico do atleta

Brewster chegou ao Liverpool em 2015, vindo das categorias de base do Chelsea. O jogador impressionou o mundo em 2017, disputando o Mundial sub-17. Além de campeão com a seleção inglesa ao lado de nomes como Ryan Sessegnon, Hudson-Odoi e Phil Foden, Brewster foi artilheiro da competição com oito gols, com direito a hat-trick sobre o Brasil na semifinal. 

Após a conquista, sofreu fratura no pé e ficou cerca de um mês fora. Em dezembro de 2017, rompeu os ligamentos do tornozelo e passou por cirurgia. A recuperação foi longa, deixando-o de janeiro de 2018 a março de 2019 afastado dos gramados. Com o físico restabelecido, integrou o grupo do Liverpool campeão da Champions League, Supercopa da Uefa e Mundial de Clubes da Fifa em 2019.

DIBYANGSHU SARKAR/AFP via Getty Images

Sem espaço no time do técnico alemão Jürgen Klopp, foi emprestado em janeiro deste ano ao Swansea para a disputa da Championship no restante da temporada 2019/2020. 

Brewster teve boa passagem pelo clube galês. Anotou 11 gols em 22 partidas na segunda divisão, alcançando a vice artilharia da equipe na competição, atrás apenas do ganês André Ayew, que balançou as redes 16 vezes. Assim, Brewster foi um dos nomes mais importantes dos Swans na campanha que levou o clube até a semifinal dos playoffs da Championship.

Leia mais: Guia do Sheffield United na Premier League 2020/2021

Como Brewster pode ajudar o Sheffield United?

O vídeo acima, que mostra todos os gols do novo reforço do Sheffield United pelo Swansea, não nos deixa mentir. Brewster é um atacante de finalização precisa, com posicionamento excelente, faro de gol, mas que usa a vitalidade que a juventude lhe permite a seu favor para se movimentar, criar espaços e arrematar não apenas de dentro, como também de fora da área. Estas são as principais características que o treinador Chris Wilder poderá extrair do jogador no time do Sheffield.

Taticamente, Brewster está adaptado a esquemas que trabalham com dois atacantes. No Swansea, comandado por Steve Cooper, o esquema era o 3-5-2, formação preferida de Wilder nos Blades. Agora, resta saber quem será o companheiro da promessa inglesa no ataque do Sheffield. David McGoldrick e Oliver Burke terão de mostrar serviço e caberá ao técnico a decisão de manter um dos dois no time.

Embora vá fazendo um princípio de Premier League discreto em 2020/2021, o Sheffield United ganha poder de fogo com seu mais recém contratado. Garantir participação na Premier League pelo terceiro ano seguido, certamente é a prioridade da equipe. 

Brewster
Divulgação/Sheffield United

Se o Sheffield repetirá ou não os 54 pontos alcançados na temporada passada, só o tempo vai dizer. Mas, se estiver inteiro e desempenhar um bom papel, Brewster poderá ajudar muito a equipe de Wilder a repetir a boa campanha ou, quem sabe até, beliscar uma vaga na Europa League. O alto investimento no novo camisa 24 abre caminho para os Blades sonharem com isso.