O Manchester United anunciou na manhã desta segunda-feira (28) a demissão do técnico Erik ten Hag, um dia após a derrota para o West Ham na Premier League.
De acordo com o jornalista Mike Keegan, do “Daily Mail”, a decisão de demitir Ten Hag foi difícil, mas unânime dentro do Manchester United. Sem ritmo ou progresso, o clube considerou os maus começos tanto na Premier League quanto na Europa League e não encontrou desculpas justificáveis.
O treinador holandês chegou ao clube em abril de 2022 e levou os Red Devils às conquistas de Copa da Liga Inglesa em sua temporada de estreia e a Copa da Inglaterra, vencendo o rival Manchester City na final.
Ten Hag foi avaliado pelos novos comandantes do futebol do Manchester United, chefiados por Sir Jim Ratcliffe e o grupo INEOS. Eles resolveram manter o treinador no cargo, muito pelo título de FA Cup vencido em cima do City.
Os números deste início de temporada do Manchester United são os mesmos de quando o clube foi rebaixado em 1973/74: três vitórias em nove jogos e oito gols marcados.
— Somos gratos a Erik por tudo o que ele fez durante seu tempo conosco e desejamos-lhe tudo de bom para o futuro — diz o comunicado do Manchester United.
Ruud van Nistelrooy, que era assistente, assumirá o comando da equipe como treinador interino, apoiado pela atual equipe técnica, enquanto um treinador permanente não é contratado.
Desempenho de Ten Hag no Manchester United
- 128 jogos
- 70 vitórias
- 23 empates
- 35 derrotas
- Aproveitamento de 54,69%
Demissão cara
De acordo com o “The Athletic”, a indenização que o Manchester United pagará a Ten Hag pode custar até 16 milhões de libras (R$ 155,2 milhões). Esse valor teria sido inevitavelmente muito menor se o clube tivesse dispensado Ten Hag no final da temporada passada, quando restava menos tempo de contrato.
A questão financeira foi um dos fatores que pesaram para a demora na demissão do treinador. Ainda segundo o “The Athletic”, o Manchester United movimentou 661,8 milhões de libras na temporada passada. O prejuízo de 130,7 milhões de libras em 2023/24 chegou a 312,9 milhões de libras ao longo de três anos.
Quem será o novo técnico do Manchester United?
A imprensa britânica trouxe alguns nomes que podem pintar no comando dos Red Devils. O mais recente é o e Xavi Hernández, que tem um relacionamento próximo com o presidente-executivo do Manchester United, Omar Berrada, desde a época em que trabalharam juntos no Barcelona.
Durante a última janela, quando Ratcliffe ainda avaliava a permanência de Ten Hag, nomes como os de Thomas Tuchel, Roberto De Zerbi, Kieran McKenna e Julian Nagelsmann foram citados. Porém, todos estão empregados atualmente.