Retrospectiva: 10 grandes momentos do futebol inglês em 2020

Relembre grandes momentos do futebol da Terra da Rainha em 2020

0
532
momentos futebol inglês
Laurence Griffiths/Getty Images

2020 está acabando e espera-se que 2021 seja melhor que seu antecessor. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, que gerou paralisação do futebol na Inglaterra e tirou torcedores dos estádios, ocorreram grandes momentos no futebol inglês no ano. Para fechar o ano, a PL Brasil faz sua retrospectiva e traz dez desses principais momentos de 2020! 

Retrospectiva: relembre 10 grandes momentos do futebol inglês em 2020

Fim da agonia: Liverpool conquista 1ª Premier League da sua história

A pandemia adiou algumas semanas, mas não impediu o grito aliviado de comemoração do torcedor do Liverpool em todo mundo. Os Reds, finalmente, conquistaram sua primeira Premier League em 2020. Após bater na trave na temporada 2018/2019, Jürgen Klopp e companhia conquistaram 99 pontos em 2019/2020 e não deram chance para os concorrentes.

A conquista do título inglês veio 30 anos depois da última do time da terra dos Beatles, quando o Campeonato Inglês ainda não estava na era Premier League. Salah, Mané, Firmino, Henderson, Alisson, Van Dijk e cia estarão para sempre no melhor imaginário dos fãs dos Reds.

Leia mais: Dos pesadelos à glória: Liverpool, enfim, campeão da Premier League

16 anos depois, Leeds retorna à Premier League

Sob o comando do icônico Marcelo Bielsa, o tradicional Leeds United conquistou a Championship 2019/2020 e garantiu o retorno à elite inglesa 16 anos depois. A confirmação do acesso veio no dia 17 de julho, após o então vice-líder West Bromwich perder para o Huddersfield pela 45ª rodada.

Já o título veio no dia seguinte, no sábado, 18 de julho, graças a mais uma derrota de um concorrente. O Brentford foi vencido pelo Stoke City por 3 a 0. O time de Bielsa somou 93 pontos em 46 rodadas, com 28 vitórias, nove empates e nove derrotas.

De Bruyne iguala recorde de Thierry Henry

Na última rodada da Premier League 2019/2020, no dia 26 de julho, o belga Kevin De Bruyne igualou o recorde de assistências numa mesma temporada de Premier League de Thierry Henry

O camisa 17 do Manchester City distribuiu 20 passes para gols na edição da PL. Ao total, o meio-campista somou 33 participações diretas em gols para o time de Manchester na competição.

Shaun Botterill/Getty Images

Jamie Vardy artilheiro da Premier League

Na temporada 2019/2020, Jamie Vardy foi o artilheiro da Premier League pela primeira vez, aos 33 anos. Foram 23 gols em 35 jogos disputados. A marca fez o camisa 9 do Leicester superar nomes como Mohamed Salah, Harry Kane e Aubameyang

Os gols marcados em 2019/2020 fizeram com que Vardy entrasse na seleta lista dos atletas com mais de 100 gols na história da Premier League. 

Leia mais: Jamie Vardy e os 100 gols na Premier League

Chegada de Bruno Fernandes ao Manchester United

O português mudou o Manchester United. O efeito do camisa 18 nos Red Devils foi imediato e tem sido sentido jogo a jogo. O anúncio de Bruno Fernandes ocorreu no dia 29 de janeiro de 2020 em negociação junto ao Sporting

Em onze meses como atleta de Ole Gunnar Solskjaer, o meio-campista de 26 anos soma números incríveis. Até o momento foram 45 partidas, 27 assistências e 16 gols marcados. Ou seja, 45 jogos e 43 participações diretas em gols.

6×1: Tottenham goleia Manchester United em Old Trafford

Na segunda visita de José Mourinho a Old Trafford como técnico do Tottenham, seus comandados protagonizaram uma histórica goleada sobre os donos da casa. Os Spurs repetiram o que o Manchester City havia feito em 2011 e golearam o Manchester United por 6 a 1

O United até abriu o placar com Bruno Fernandes, mas Ndombelé, Son (2x), Kane (2x) e Aurier marcaram e foram os protagonistas da inesquecível virada. O dia 4 de outubro de 2020 dificilmente sairá das memórias dos torcedores do Manchester United e do Tottenham, e também da de José Mourinho.

7×2: Aston Villa faz sete no atual campeão Liverpool

Além dos 6 a 1 do Tottenham diante do Manchester United, o dia 4 de outubro de 2020 ainda reservou mais uma histórica goleada. Após o 6 a 1 em Old Trafford, o Aston Villa derrotou o Liverpool por 7 a 2 no Villa Park. 

Se o resultado do embate entre Mourinho e Solskjaer já foi surpreendente, o 7 a 2 de um time que quase foi rebaixado na temporada sobre o atual campeão inglês surpreende ainda mais. Os gols do histórico resultado para os Villans foram marcados por Ollie Watkins (3x), Jack Grealish (2x), John McGinn e Ross Barkley. Salah, duas vezes, marcou os dois dos Reds.

Leia mais: A ótima fase do Aston Villa na Premier League 2020/2021

Primeiro título de Arteta no Arsenal

Mikel Arteta foi anunciado como técnico do Arsenal em dezembro de 2019. E a melhora dos Gunners com o espanhol no comando foi clara. Tanto que o time londrino conquistou a Copa da Inglaterra mais uma vez na temporada 2019/2020.

No dia 1 de agosto, o Arsenal derrotou o rival Chelsea por 2 a 1, de virada, em Wembley e venceu sua 14ª FA Cup, que representa o primeiro título de Arteta como treinador dos Gunners. O nome da decisão foi Aubameyang, que marcou os dois gols do triunfo.

Faixa carimbada: os 4 a 0 do City sobre o Liverpool recém-campeão

O Liverpool confirmou seu primeiro título da Premier League no dia 25 de junho. Porém, uma semana depois, no dia 2 de julho, o Manchester City carimbou a faixa dos campeões. Os comandados de Pep Guardiola golearam os Reds por 4 a 0, com gols de De Bruyne, Sterling, Foden e Oxlade-Chamberlain (contra). Uma grande atuação dos Citizens e um Liverpool que parecia sentir os efeitos das comemorações pela taça.

Laurence Griffiths/Getty Images-

Tricampeonato do Copa da Liga Inglesa do Manchester City

Em 2020 também teve o tricampeonato consecutivo da Copa da Liga Inglesa do Manchester City. No primeiro dia do mês de março, em Wembley, o time de Guardiola derrotou o tradicional Aston Villa por 2 a 1. Kun Agüero e Rodri foram às redes pelos tricampeões, enquanto Samatta marcou para o Villa. Com a conquista, os Citizens tornaram-se o segundo maior vencedor da competição com sete taças, ficando atrás apenas do Liverpool, que possui oito.

Laurence Griffiths/Getty Images

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • O QUE É BIG SIX?