Retrospectiva 2021: Sassuolo

Retrospectiva 2021: Sassuolo
Divulgação: Redes Sociais/U.S Sassuolo Calcio

Com o fim de 2021, chegou o momento de analisar e refletir sobre o que aconteceu dentro desses 12 meses. Dessa forma, confira abaixo os principais momentos do Sassuolo no ano.

FIM DE TEMPORADA COM RECORDE HISTÓRICO

O primeiro semestre do ano foi de muita comemoração e alegria para o clube. A saber, o Sassuolo concluiu a temporada passada com o melhor desempenho de sua história. A equipe Neroverdi terminou o Campeonato Italiano na 8ª colocação, mesma posição do torneio de 2019/20.

Contudo, dessa vez, o clube somou 62 pontos, alcançando a maior pontuação de sua história na liga. 

SAÍDA DE DE ZERBI E CHEGADA DE DIONISI

Apesar da euforia com a excelente participação no Italiano e com as suas boas expectativas para a temporada seguinte, o Neroverdi não conseguiu manter Roberto De Zerbi no comando técnico da equipe, seu destino foi o Shakhtar Donetsk da Ucrânia.

O treinador estava no clube desde a temporada 2018/19. Dessa forma, acumulou 119 jogos, com 42 vitórias, 36 empates e 41 derrotas. De Zerbi ficou na história do Sassuolo, conseguindo colocar o time em evidência na Itália, entre os maiores do país.

Seu substituto foi Alessio Dionisi que havia acabado de conquistar o acesso à Série A com a equipe do Empoli e foi o responsável por iniciar a 8ª temporada do Neroverdi na elite da Itália. Até o atual momento, o técnico tem tido dificuldades para manter o trabalho de seu antecessor. Assim, no Italiano, foram seis vitórias e seis empates, contra sete derrotas. 

Alessio Dionisi confirma baixas do Sassuolo na partida contra Juventus
Foto: Divulgação/Getty Images

PRIMEIRA VITÓRIA CONTRA A JUVE FORA

Mesmo não tendo um início de temporada dos sonhos, o Sassuolo conseguiu uma grande façanha, que foi vencer a Juventus em Turim pela primeira vez na história do confronto.

O jogo foi difícil como o esperado e emocionante até os últimos minutos. A saber, o triunfo veio com um verdadeiro golaço de cobertura de Maxime Lopez no fim da partida.

DOIS REPRESENTANTES NA CONQUISTA DA EUROCOPA PELA ITÁLIA

Outro grande feito do Sassuolo foi ter colocado dois jogadores na Eurocopa. Berardi e Locatelli representaram o Neroverdi com a camisa da seleção italiana e participaram da conquista histórica do título europeu da Nerazzurri.

ANO AGITADO PARA O CRAQUE BERARDI

Em suma, o ano de 2021 também foi movimentado para o craque Berardi. Valorizado após uma grande temporada, a qual foi coroada com a conquista da Eurocopa, Domenico Berardi se tornou alvo de clubes gigantes do velho continente, como Borussia Dortmund e Chelsea, o atacante chegou a pedir sua transferência a diretoria do Neroverdi.

Sem sair, Berardi perdeu o posto de capitão da equipe, a braçadeira foi para o braço de Gian Marco Ferrari. Contudo, as polêmicas não abalaram o craque, Berardi chegou a fazer um início de temporada 2021/22 espetacular. Assim, foram sete gols em 12 jogos, sendo o seu segundo melhor começo de Campeonato Italiano.

Berardi com a camisa do Sassuolo
Foto: Divulgação/Getty Images

SAÍDA DE LOCATELLI

Outro craque valorizado pela Eurocopa foi Manuel Locatelli, destaque da temporada passada do Sassuolo. Seria muito difícil para o Neroverdi o manter na equipe, e talvez a sua venda para a Juventus tenha sido um dos motivos para a diretoria ter segurado Berardi, seria um prejuízo enorme para o clube perder os dois craques na mesma janela.

A negociação se arrastou por meses, e chegou ao fim com um acordo de empréstimo de dois anos com obrigação de compra no final do mesmo.

Aguardando nova proposta da Juventus, Liverpool faz investida por Locatelli
Foto: Reprodução/Alessandro Sabattini/Getty Images

RENOVAÇÃO CONSIGLI

Por fim, no último mês o Neroverdi acertou a renovação com o goleiro Andrea Consigli. O atleta está na equipe desde 2014, quando chegou da Atalanta. Assim, já são oito temporadas com a camisa do Sassuolo, ao todo, foram 281 partidas. 

PRINCIPAIS TRANSFERÊNCIAS DO SASSUOLO EM 2021

Saíram: Marlon Santos, Francesco Caputo, Mehdi Bourabia, Lukas Haraslin, Manuel Locatelli, Enrico Brignola, Brian Oddei, Nicholas Pierini e Marcos Pinato. 

Chegaram: Matheus Henrique, Martin Erlic e Abdou Harroui.