Retrospectiva 2021: como foi o ano do Villarreal

Retrospectiva 2021: como foi o ano do Villarreal
Retrospectiva 2021: como foi o ano do Villarreal (Foto: Divulgação/Villarreal)

O ano do Villarreal começou dando continuidade às temporadas anteriores da La Liga, Copa do Rei e Europa League. Aliás, competição que o Submarino Amarelo conquistou o título. Posteriormente, os espanhóis perderam o título da Supercopa Europeia para o Chelsea. Ao passo que, na sequência, começaram nova temporada das competições nacionais. Assim como da Champions League.

La Liga 2020/21: Villarreal termina em sétimo lugar

O ano de 2021 começou com a 17ª rodada. Assim, o Villarreal engatou série de seis jogos de invencibilidade. A saber, que foi interrompida pela derrota para o Betis, por 2 x 1. Posteriormente, já na 27ª rodada, o Submarino Amarelo venceu três partidas seguidas, diante de Eibar, Cádiz e Granada.

Posteriormente, a equipe espanhola passou a alternar entre vitórias e derrotas. Aliás, das quatro vitórias, três foram por goleada, como o 5 x 1, sobre o Levante, e o 4 x 0, sobre o Sevilla. Assim sendo, o Villarreal terminou a temporada em sétimo lugar, com 58 pontos.

Copa do Rei 2020/21: eliminação nas quartas de final

Após eliminar o Leioa, com uma goleada, por 6 x 0, na primeira fase, o Submarino Amarelo goleou o Zamora, por 4 x 0, na sequência. Ao passo que na fase 1/16, eliminou o Tenerife, ao vencer, por 1 x 0. Inclusive, esse também foi o placar da vitória sobre o Girona, nas oitavas de final. Contudo, na quartas de final, o Villarreal perdeu para o Levante, por 1 x 0, na prorrogação e deu adeus ao campeonato.

Europa League 2020/21: Villarreal é o campeão

Após terminar em primeiro no Grupo I, o Villarreal enfrentou o RB Salzburg na fase 1/16. Dessa maneira, os espanhóis venceram os dois jogos, por 2 x 0 e 2 x 1, e avançaram. Posteriormente, nas oitavas, eliminaram o Dynamo Kyiv, após vencer as duas partidas novamente. A saber, ambos por 2 x 0.

Nas quartas de final, o Submarino Amarelo deixou o Dinamo Zagreb pelo caminho. Já que, no jogo de ida, venceu, por 1 x 0, e na volta, por 2 x 1. Posteriormente, na semifinal, a equipe teve o Arsenal pela frente. Dessa maneira, venceu na ida, por 2 x 1. Ao passo que a volta terminou empatada, em 0 x 0. Por fim, na final, enfrentou o Manchester United. Assim, após empate, em 1 x 1, no tempo normal e na prorrogação, a partida foi para os pênaltis. Assim, o Villarreal venceu, por 11 x 10, e ficou com o título da Europa League.

Supercopa: derrota nos pênaltis para o Chelsea

Com o título, o Villarreal garantiu vaga na final da Supercopa Europeia. Assim, o adversário foi o Chelsea. Dessa maneira, após sair atrás, os espanhóis empataram, com Gerard Moreno. Posteriormente, após empate na prorrogação, a decisão foi para as penalidades máximas. Assim, os Blues venceram, por 6 x 5, e sagraram-se campeões.

La Liga 2021/22: Villarreal busca subir na tabela

Após início invicto, com cinco empates e duas vitórias, o Villarreal perdeu duas partidas seguida, para Osasuna e Athletic Bilbao. Inclusive, foi o início de uma má fase. Visto que a equipe venceu apenas um dos oito jogos seguintes. Todavia, o Submarino Amarelo reencontrou o caminho das vitórias. Já que vem de três triunfos seguidos. Aliás, o último foi a goleada, por 5 x 2, diante do Alavés. A saber, o primeiro adversário do Submarino Amarelo no ano que vem será o Levante.

Champions League 2021/22: classificação para a fase mata-mata

O Villarreal fez parte do Grupo F, que também tinha Manchester United, Atalanta e Young Boys. Assim, após os seis jogos disputados, o Submarino Amarelo terminou em segundo lugar, com 10 pontos, e avançou para as oitavas de final. Aliás, terá pela frente a Juventus, da Itália.

Copa do Rei: duas goleadas do Villarreal

Foram apenas dois jogos na edição atual da Copa do Rei. Assim, na estreia, o Villarreal goleou o Victoria CF, por 8 x 0. Posteriormente, na segunda fase, o Submarino Amarelo passou pelo Atlético Sanluqueño, ao vencer, por 7 x 1. Assim sendo, foram 15 gols marcados e apenas um sofrido. Dessa maneira, na fase 1/16, o adversário será o Sporting Gijón.