Pep Guardiola rendeu uma polêmica ao fazer um gesto na derrota do Manchester City para o Liverpool, na Premier League, que o comparou a José Mourinho.
O catalão fez o número seis com as mãos, indicando que venceu seis campeonatos ingleses, e falou sobre o a polêmica citando o português. Agora, Mourinho revidou e cutucou a “legalidade” dos títulos do histórico rival.
A polêmica envolvendo Guardiola
O técnico do time azul vivia uma grande pressão após uma sequência de seis jogos sem vitória dos Citizens, e acabou perdendo para o Liverpool, aumentando a questão.
Depois disso, ele fez um comentário polêmico sobre seu gesto, levantando seis dedos para a torcida de Anfield, em referência ao número de títulos de Premier League que conquistou.
A cena trouxe de volta memórias de Mourinho, quando ele levantou três dedos para os torcedores do Chelsea e Tottenham enquanto estava no comando do Manchester United em 2018, ilustrando os seus próprios títulos do campeonato.
Na ocasião, o lusitano foi demitido de seu cargo em Old Trafford poucos meses depois, e o técnico do City foi perguntado se ele poderia receber o mesmo tratamento.
— Espero que não no meu caso… Ele ganhou três, eu ganhei seis… mas somos iguais assim. Estamos juntos nessas situações. Para fazer nossos torcedores saberem que somos muito, muito melhores do que as pessoas que cantam isso [torcedores do Liverpool que cantaram ‘demitido amanhã’]
O catalão disse que o gestou foi apenas para fazer a torcida sentir que o que o City fez foi extraordinário. “Mais cedo ou mais tarde vai acabar, mas vou tentar estender o máximo possível pelo bem do meu clube.”
A resposta de Mourinho
Depois da provocação, o atual técnico do Fenerbahçe revidou o antigo rival. Ele questionou a legitimidade de seus títulos.
— Guardiola me disse algo ontem. Ele ganhou seis troféus e eu ganhei três, mas ganhei de forma justa e limpa.
O português estava se referindo às 115 — não 150– acusações que o City está enfrentando. O clube foi acusado de violar as regras do fair play financeiro ao longo de nove anos, que começou em 2009 após a compra do clube.
Uma audiência independente deve terminar nos próximos dias, mas um veredito não deve ser finalizado até meados de 2025.