Renan Lodi – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas


Renan Augusto Lodi dos Santos, mais conhecido como Renan Lodi, é um jogador de futebol brasileiro que atua como lateral-esquerdo. Em suma, o jogador nasceu no dia 8 de abril de 1998, na cidade de Serrana, em São Paulo. Atualmente veste a  camisa do Atlético de Madrid, da Espanha. Portanto, confira informações sobre mercado de transferências, rumores e estatísticas envolvendo o atleta.

Renan Lodi – Início de carreira

Nascido em Serrana, cidade do interior de São Paulo, Renan Lodi começou sua carreira no Athletico Paranaense, do Paraná. Com isso, ele ingressou nas categorias de base do clube paranaense em 2012. Certamente, com o passar do tempo o jogador começou a ganhar destaca nas divisões inferiores do clube.

Posteriormente, subiu para a equipe principal. Dessa maneira, Lodi fez seu primeiro jogo como atleta profissional do clube no dia 13 de outubro de 2016. Na ocasião, o time curitibano  comandado por Paulo Autuori na época, perdeu para o Grêmio por 1 x 0. Além disso, também foi a estreia de Renan no Campeonato Brasileiro Série A.

Trajetória, conquistas e highlights de Renan Lodi

Pela equipe profissional do Athletico Paranaense, Renan Lodi disputou quatro temporadas. A primeira conquista com o clube veio em 2018, quando os paranaenses conquistaram o título estadual daquele ano. Além disso, o lateral jogou a Copa Sul-Americana na mesma temporada. Desse modo, o atleta foi peça fundamental da equipe que ergueu o primeiro título continental do Furacão.

Com a camisa do Athletico, Renan foi apresentado ao mundo e começou a chamar a atenção no mercado da bola. Certamente o auge do lateral no Furacão aconteceu na temporada 2019. Na ocasião, o jovem disputou 72 partidas e balançou a rede em cinco oportunidades.

Assim sendo, durante o mercado de transferências de 2019, surgiram muitos clubes europeus interessados no jogador brasileiro. Nesse sentido, logo começaram os rumores sobre sondagens do Atlético de Madrid se tornaram frequentes.

Dessa maneira, pouco tempo depois, o clube espanhol pagou 21 milhões de euros para tirar Lodi do futebol brasileiro. De acordo com o Transfermarkt, na época, o jogador se tornou a venda mais cara do time paranaense. Além disso, Renan Lodi também se transformou na venda de um lateral brasileiro.

Transferências e mercado da bola de Renan Lodi

Certamente, o nome do lateral-esquerdo movimenta bastante o mercado de transferências. Desse modo, os primeiros rumores no mercado da bola começaram assim que Renan surgiu no Athletico. Nesse sentido, muitos gigantes europeus apareceram como interessados no jovem brasileiro.

Atlético de Madrid

A saber, a contratação de Renan Lodi foi anunciada no dia 7 de julho de 2019. Pouco tempo depois, no dia 18 de agosto, estreou pelo rojiblanco. Na ocasião, os espanhóis enfrentaram o Getafe, pela La Liga 2019/20. No entanto, o lateral foi expulso logo na primeira atuação pela equipe.

Já em setembro, Lodi fez sua primeira partida pela Champions League. Desse modo, o brasileiro estreou no confronto da equipe espanhola contra a Juventus. Logo depois, em novembro, anotou seu primeiro gol com a camisa dos colchoneros. Na oportunidade, o tento foi no jogo contra o Getafe, válido pelo Campeonato Espanhol. No mesmo ano, o lateral integrou a seleção de revelações da Liga dos Campeões.

Lodi conquistou seu primeiro título com a equipe na temporada seguinte, quando os Colchoneros foram campeões espanhóis. Evidentemente, o jovem se destacou no clube espanhol e passou a despertar interesse de clubes europeus no mercado da bola.

Aliás, no término da temporada 2021/22, a imprensa espanhola soltou informações sobre o interesse de Renan em deixar o Atlético. Desse modo, de acordo com as notícias internacionais, o jogador recebeu sondagens de clubes da Inglaterra. Sendo assim, um dos rumores mais conhecidos no mercado da bola vieram do Newcastle.

Seleção Brasileira

Assim como outros jogadores ao redor do mundo, Renan vive a expectativa de conquistar uma vaga para disputar o mundial do Catar em novembro. Decerto, Lodi é um dos nomes fortes para representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

A saber, o lateral estreou na seleção no dia 21 de outubro de 2019. Na ocasião, o jogador tinha 21 anos e seis meses. Apesar disso, o brasileiro foi reserva na partida disputa com o Senegal. Na sequência, a primeira partida como titular de Renan Lodi aconteceu no dia 19 de novembro do mesmo ano, quando a seleção enfrentou e venceu a Coreia do Sul.

Foto destaque: Divulgação/Atlético de Madrid