Relembre a tragédia que marcou o Leeds na Copa da UEFA em 2000

2 minutos de leitura

No dia 6 de abril de 2000, o Leeds United iria enfrentar o Galatasaray pelo jogo da ida na semifinal da Copa da UEFA, que atualmente é a Europa League. Entretanto, uma tragédia ficou marcada no confronto, principalmente na história dos Whites.

O triste momento ocorreu no dia anterior da partida, no dia 5 de abril. Em confrontos entre grupos de torcedores das duas equipes, dois ingleses foram esfaqueados e não resistiram aos ferimentos, falecendo pouco tempo depois do confronto.

Relembre a tragédia que marcou o Leeds na Copa da UEFA em 2000

A temporada 1999/00 contou com ótima campanha do Leeds United na Copa da UEFA. A equipe foi garantindo bons resultados na competição, garantindo a vaga para a semifinal. No entanto, foi eliminado pelo Galatasaray, que seria campeão contra o Arsenal.

A vaga na semifinal poderia marcar a temporada do Leeds, mas aquele ano ocorreu uma fatalidade na competição. O jogo de ida entre os Whites e o Galatasaray estava marcado para o dia 6 de abril de 2000, em Istambul. Os donos da casa venceram por 2 x 0.

Na noite de 5 de abril de 2000, por volta das 21h (horário de Istambul), ingleses e turcos entraram em confronto na praça Taksim. Durante a confusão, Christopher Loftus Kevin Speight, dois torcedores do Leeds, foram esfaqueados. Ambos receberam os atendimentos, mas não resistiram aos ferimentos e faleceram.

Os turcos alegam que os visitantes iniciaram a confusão, afirmando que não estavam respeitando os locais e desrespeitando a bandeira do país. Por outro lado, os ingleses dizem que os anfitriões armaram um emboscada.

Vingança do Leeds e mais confusão na final

O jogo da volta da semifinal foi realizada na Inglaterra, no Elland Road. No entanto, não contou com a presença dos torcedores do Galatasaray. A diretoria do Leeds temia que ocorresse um novo confronto e como forma de vingança dos ingleses.

Entretanto, a final da Copa da UEFA foi marcada por mais briga. A decisão contou com a presença do Arsenal, que recebeu o apoio de torcedores de outras equipes inglesas, principalmente dos Whites.

A final foi disputada no dia 17 de maio de 2000, na cidade de Copenhague, na Dinamarca. Contudo, antes da partida, torcedores do ArsenalLeeds Galatasaray iniciaram uma briga generalizada.

A confusão quase resultou na exclusão da Inglaterra na disputa da Eurocopa. Enquanto isso, o Arsenal identificou alguns torcedores e baniu 37 envolvidos no confronto. A diretoria do Leeds repetiu a atitude, banindo três apoiadores.

Homenagens do Leeds e desfecho da tragédia em Istambul

No dia 6 de abril de 2000, diversas flores, camisas e cachecóis do Leeds, foram colocadas na frente do estádio Elland Road. Além disso, uma braçadeira preta de capitão foi colocada na estátua de Billy Bremner, ídolo do clube.

A diretoria dos Whites instalaram um placa no Elland Road em memória ao Christopher Kevin. Enquanto na primeira partida da equipe na Inglaterra após a tragédia, foi marcada por um minuto de silêncio e os jogadores do Arsenal colocaram flores nos quatro cantos do campo no estádio.

Após as investigações, as autoridades turca penderam Ali Umit Demir, torcedor do Galatasaray e que foi considerado culpado pela morte de Chritopher Kevin. Além disso, outros cinco fãs do clube da Turquia também foram detidos.

O julgamento foi marcado por polêmicas. A justiça decretou 15 anos de prisão para Ali, enquanto os outros cinco torcedores ficaram detidos por alguns meses. Os turcos afirmam que Demir era patriota e deveria ser absolvido, enquanto os ingleses pediram pelo menos 30 anos de detenção.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.