Rei dos pênaltis! João Pedro faz hat-trick, atinge nova marca e Brighton avança na FA Cup

5 minutos de leitura

O Brighton goleou o Sheffield United por 5 a 2, neste sábado (27), pela quarta rodada da Copa da Inglaterra, a FA Cup. Facundo Buonanotte, João Pedro (3) e Danny Welbeck marcaram para os Seagulls, enquanto Gustavo Hamer e William Osula fizeram para os Blades, no Bramall Lane. O resultado garante a classificação do Brighton para a próxima fase da competição.

Brighton e Sheffield fazem jogo agitado, mas João Pedro desequilibra

Mesmo se tratando da FA Cup, as equipes fizeram um primeiro tempo digno de Premier League, com definição apenas no apito final. O Brighton saiu na frente com um golaço de Buonanotte de fora da área, que limpou a jogada antes de mandar para o fundo das redes aos 14 minutos. Pouco menos de 15 minutos depois, o brasileiro João Pedro foi derrubado na área por Jayden Bogle. O “rei dos pênaltis” não desperdiçou e marcou mais um.

O jogo parecia controlado para os Albions, mas o Sheffield soube aproveitar as poucas oportunidades que apareceram. Nos minutos finais, o brasileiro naturalizado holandês Gustavo Hamer aproveitou a sobra do goleiro e apareceu na área para marcar, aos 44 minutos. E, nos acréscimos, William Osula subiu sozinho e cabeceou para o fundo das redes.

O jogo reiniciou no mesmo ritmo, com o Brighton tendo um certo domínio, mas permitindo boas chegadas do Sheffield no ataque. Com pouco mais de cinco minutos de segundo tempo, Bogle falhou de novo e acabou cometendo um novo pênalti por toque da bola na mão em uma dividida no alto. João Pedro foi para a área e colocou os Seagulls na frente do placar de novo.

Aos 22 minutos, João Pedro recebeu a bola na entrada da área e completou seu hat-trick. Mesmo com a superioridade no placar, o Brighton levou alguns sustos vindos do ataque adversário, com o goleiro Bart Verbruggen parecendo um pouco inseguro em suas decisões. Mas nada foi suficiente para reverter o placar, que se tornou ainda mais elástico com um gol de Welbeck para os visitantes no último minuto.

João “PENdro” atinge nova marca

Com os dois primeiro gols marcados nesta partida, João Pedro se tornou o artilheiro em gols de pênalti (10) em todas as cinco grandes ligas europeias, considerando todas as competições, nesta temporada. Ele também se tornou o primeiro jogador da Premier League a atingir dois dígitos numa única campanha desde Bruno Fernandes em 2020/21 (13 gols). A informação é da plataforma de dados “Opta”. Nota: 9,0.

Como foram os outros brasileiros em Sheffield United x Brighton

Igor Júlio – 7,0

O companheiro brasileiro de João Pedro no Brighton fez uma boa partida, atuando principalmente no meio-campo, pressionando para manter a bola no campo de ataque. De acordo com a plataforma “Sofascore”, Igor Júlio acertou 96% dos passes, perdeu apenas um de quatro duelos e realizou dois cortes e três interceptações.

Gustavo Hamer – 6,5

No lado do Sheffield United, Gustavo Hamer fez o que pôde enquanto esteve em campo, aproveitando uma boa oportunidade para abrir o placar. Além dessa, tentou outras duas finalizações que não entraram, mas não foi capaz de encostar no placar novamente.

Vinícius Souza – 6,0

O outro brasileiro do Sheffield entrou aos 31 minutos, no lugar de seu compatriota. Vini Souza contribuiu para o Sheffield pressionar e levar perigo ao gol de Verbruggen nos últimos minutos da partida. De destaque, fica o fato de ele ter errado apenas um passe no período que esteve em campo.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.