Reece James: o futuro que tem sido o presente no Chelsea

Lateral direito dos Blues é uma das boas promessas do futebol inglês

Reece James: o futuro que tem sido o presente no Chelsea
GLYN KIRK/AFP via Getty Images

Não é surpresa para ninguém que o Chelsea de Frank Lampard não é nenhuma fortaleza defensiva. Nessa Premier League já são nove gols sofridos em seis jogos, após ter tido na edição passada apenas a 11ª melhor defesa da liga, com 54 gols sofridos. Entre ajustes que o ídolo dos Blues vem fazendo (linha de cinco na defesa, por exemplo) e contratações para reforçar o setor, um jogador tem chamado atenção na linha defensiva: o lateral Reece James.

Reece James: o futuro que tem sido o presente no Chelsea

Frequência em campo

O lateral-direito de 20 anos é cria das categorias de base do Chelsea. Chegou a passar um período emprestado ao Wigan nos anos de 2018 e 2019, mas na temporada passada já integrou o elenco principal dos Blues.

Como é importante lembrar, os Blues tiveram limitações para contratar em 2019/2020 devido à punição da Fifa. E assim vários jovens ganharam espaço, entre eles Reece James.

Na última edição de Premier League, Reece atuou em 24 jogos, sendo 16 como titular, o que dá cerca de 66% dos jogos em que foi relacionado. Ele tinha uma média de 63 minutos em campo por jogo.

Reece James
GLYN KIRK/AFP via Getty Images

Já na atual temporada, dos cinco jogos em que foi relacionado, foi titular em quatro. Apenas contra o Crystal Palace ele não entrou em campo. Sua média de tempo em jogo aumentou também, subindo para 74 minutos por partida.

Características do seu jogo

O lateral é uma boa notícia desde a temporada passada. Primeiramente, o aspecto físico no seu jogo chama muita atenção. Ele apresenta vitalidade para preencher seu espaço na defesa e dar suporte ofensivo quando preciso.

Começando pela defesa, seu número de desarmes chama atenção. Pegando números dessa Premier League, ele é o líder em desarmes por jogo em todo o elenco dos Blues, com 2,8 por partida. Isso se deve muito ao seu bom tempo de bola para combater e reduzir o espaço do adversário que cai no seu setor.

No clássico contra o Manchester United, jogando como ala, ele foi muito bem protegendo o seu setor, combatendo especialmente o ponta Daniel James. Nessa partida ele venceu sete dos nove duelos pelo chão que participou, desarmou quatro vezes e realizou quatro cortes.

MICHAEL REGAN/POOL/AFP via Getty Images

Ofensivamente, se engana quem pensa que sua produção não é alta. Além de já ter um gol e uma assistência nessa PL, ele já possui uma grande chance criada e tem uma média de 1,6 passe para finalização por jogo, ficando atrás apenas de Chilwell nesse quesito, que possui 3,0.

Pegando números de todos os laterais do elenco, ele também só fica atrás de Chilwell em cruzamentos precisos por jogo, com 1,6 em média.

Se o lateral de 1,75m não é aquele jogador que vai te oferecer profundidade a todo instante, ele compensa com boa visão de jogo e o “timing” certo para cruzar.

Lembrando que na temporada passada, mesmo com um número não tão grande de jogos, Reece foi o 4º jogador que mais criou grandes chances no elenco Blue, com seis.

O que pode melhorar?

Estamos falando de um jogador de 20 anos e é importante ter isso em vista. Ele ainda é propenso a cometer erros, muitas vezes até infantis para a posição.

Seu comportamento em bola aérea defensiva pode ser problemático, sobretudo quando os adversários buscam alçar cruzamentos em suas costas. Equipes de forte jogo aéreo podem explorar isso em lances de bola parada, por exemplo.

Contra o West Bromwich, em partida que foi 3 a 3, Reece teve sua parcela de culpa em dois gols. No primeiro ele não pressionou ou fechou o espaço do Callum Robinson, que finalizou com liberdade no seu setor. No terceiro gol do West Brom ele não fez o simples movimento de se adiantar e acompanhar a linha defensiva dos Blues. Assim, ele foi o único jogador a dar condição para o gol de Kyle Bartley.

São falhas que certamente o fazem amadurecer e não podem ofuscar seu potencial como lateral.

Reece James
Catherine Ivill/Getty Images

Olho nele

A conclusão que chegamos é que Reece James é um lateral que tem tudo para se estabelecer dentro do cenário inglês. Mesmo em um contexto que não o ajuda, com a defesa tendo problemas coletivos, ele consegue ser um alento e alguém que o torcedor pode depositar esperança.

Com apenas 20 anos tem conquistado seu espaço no time e sendo importante seja no aspecto defensivo como ofensivo. Não é por acaso que ele conseguiu sua primeira convocação para os Three Lions na última data Fifa, jogando contra Bélgica e Dinamarca. James pode ser o futuro e Gareth Southgate sabe disso.

TOBY MELVILLE/POOL/AFP via Getty Images

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • DEZIN PERGUNTA #06 | 10 CURIOSIDADES SOBRE O CHELSEA COM LUCAS SANCHES