Por que o Manchester United é chamado de Red Devils (Diabos Vermelhos)?

6 minutos de leitura

O Manchester United surgiu no primeiro dia do ano de 1878, inicialmente com o nome de Newton Heath L&YR Football Club. O clube era inicialmente composto por operários da Lancashire e Yorkshire Railway, empresa ferroviária britânica, no distrito de Newton Heath.

Foi apenas em 1902 que a equipe ganharia seu nome atual, quando o clube tinha uma dívida enorme para a época: aproximadamente 2.700 libras. O capitão do time, Harry Stafford, encontrou quatro empresários locais, cada um disposto a investir 500 libras em troca de um interesse direto na administração do clube.

Ao quitarem a dívida, os novos sócios posteriormente mudaram o nome do clube e, em 24 de abril de 1902, o Manchester United foi oficialmente fundado. Mas de onde vem o apelido Red Devils, ou “Diabos Vermelhos”?

‘Red Devils’: por que o Manchester United usa esse apelido?

O marcante e muito conhecido apelido “Red Devils” vem de outro esporte: o rúgbi – que, assim como o futebol, também é muito valorizado na Inglaterra. Na década de 1930, a melhor equipe de rúgbi inglesa era de Salford, região metropolitana de Manchester.

O clube acabou sendo o primeiro convidado para fazer uma turnê esportiva pela França. As partidas foram realizadas entre outubro e novembro de 1934.  Neste período, o Salford venceu todos os seis jogos que disputou. Além disso, conquistou o maior objetivo, que era de promover a liga de rúgbi na França. 

red devils manchester united
Fred, the Red, o mascote do Manchester United (Foto: Icon Sport)

Devido ao ótimo desempenho do time inglês, jornalistas franceses apelidaram o clube de “Les Diables Rouges” (Os Diabos Vermelhos, em francês). 

Matt Busby, lendário treinador do Manchester United que comandou a equipe de 1945 até 1971, gostou do apelido do Salford e passou a alcunha ao time de Old Trafford.  

Popularização do apelido e o Diabo de mascote

Já com o novo apelido, Busby solidificou a alcunha com através dos seus Busby Babes – grupo de jogadores que subiu junto da base do Manchester United no início dos anos 1950 até o trágico acidente em Munique, em 1958, em que diversos jogadores do elenco morreram em um acidente de avião.

Foi o Busby quem transformou o United no primeiro clube inglês a conquistar a então Copa dos Campeões, que na década de 1990 se tornaria a atual Champions League.

Foto: icon Sport

O diabo também virou mascote. Atualmente chamado de Fred, the Red, o mascote está há quase 30 anos com a camisa 55 do clube. Fred se estabeleceu como um dos símbolos do United em 1994, depois do time de Manchester vencer o Chelsea na final da Copa da Inglaterra contra o Chelsea.

O símbolo do United também tem um diabo vermelho segurando um tridente desde 1940, a primeira vez que o mascote apareceu no escudo, que viveu até 1960. Depois de duas mudanças nos 13 anos seguintes, o diabo voltou em 1973.

Curiosamente, nas suas origens ainda no século XIX, quando surgiu com nome diferente do atual, o time era conhecido como “The Heathens”, por ser do distrito de Newton Heath. Em tradução livre do inglês, “heathen” significa “pagão”.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]