O Manchester United surgiu no primeiro dia do ano de 1878, inicialmente com o nome de Newton Heath L&YR Football Club. O clube era inicialmente composto por operários da Lancashire e Yorkshire Railway, empresa ferroviária britânica, no distrito de Newton Heath.
Foi apenas em 1902 que a equipe ganharia seu nome atual, quando o clube tinha uma dívida enorme para a época: aproximadamente 2.700 libras. O capitão do time, Harry Stafford, encontrou quatro empresários locais, cada um disposto a investir 500 libras em troca de um interesse direto na administração do clube.
Ao quitarem a dívida, os novos sócios posteriormente mudaram o nome do clube e, em 24 de abril de 1902, o Manchester United foi oficialmente fundado. Mas de onde vem o apelido Red Devils, ou “Diabos Vermelhos”?
‘Red Devils’: por que o Manchester United usa esse apelido?
O marcante e muito conhecido apelido “Red Devils” vem de outro esporte: o rúgbi – que, assim como o futebol, também é muito valorizado na Inglaterra. Na década de 1930, a melhor equipe de rúgbi inglesa era de Salford, região metropolitana de Manchester.
O clube acabou sendo o primeiro convidado para fazer uma turnê esportiva pela França. As partidas foram realizadas entre outubro e novembro de 1934. Neste período, o Salford venceu todos os seis jogos que disputou. Além disso, conquistou o maior objetivo, que era de promover a liga de rúgbi na França.
Devido ao ótimo desempenho do time inglês, jornalistas franceses apelidaram o clube de “Les Diables Rouges” (Os Diabos Vermelhos, em francês).
Matt Busby, lendário treinador do Manchester United que comandou a equipe de 1945 até 1971, gostou do apelido do Salford e passou a alcunha ao time de Old Trafford.
Popularização do apelido e o Diabo de mascote
Já com o novo apelido, Busby solidificou a alcunha com através dos seus Busby Babes – grupo de jogadores que subiu junto da base do Manchester United no início dos anos 1950 até o trágico acidente em Munique, em 1958, em que diversos jogadores do elenco morreram em um acidente de avião.
Foi o Busby quem transformou o United no primeiro clube inglês a conquistar a então Copa dos Campeões, que na década de 1990 se tornaria a atual Champions League.
O diabo também virou mascote. Atualmente chamado de Fred, the Red, o mascote está há quase 30 anos com a camisa 55 do clube. Fred se estabeleceu como um dos símbolos do United em 1994, depois do time de Manchester vencer o Chelsea na final da Copa da Inglaterra contra o Chelsea.
O símbolo do United também tem um diabo vermelho segurando um tridente desde 1940, a primeira vez que o mascote apareceu no escudo, que viveu até 1960. Depois de duas mudanças nos 13 anos seguintes, o diabo voltou em 1973.
Curiosamente, nas suas origens ainda no século XIX, quando surgiu com nome diferente do atual, o time era conhecido como “The Heathens”, por ser do distrito de Newton Heath. Em tradução livre do inglês, “heathen” significa “pagão”.