Red Bull na Premier League? Diretor detalha relação com o Leeds e revela bastidores

6 minutos de leitura

A experiência da Red Bull no futebol divide opiniões e, desde que começou seu projeto em 2005, ainda não havia pisado no futebol inglês. Isso mudou após anunciar o patrocínio ao Leeds e a compra de ações minoritárias do clube, em maio.

O ex-atacante e diretor técnico da Red Bull, Mario Gomez, revelou como as duas partes têm trabalhado. “Temos uma troca de ideias com eles sobre como nos tornamos uma grande rede multiclube e levamos os pequenos clubes a uma boa posição das ligas”, explicou Gomez ao site “The Athletic.

“Estamos muito animados com o patrocínio, mas eles (Leeds) estão fazendo o trabalho sozinhos e estamos compartilhando conhecimento”.

O projeto Red Bull conta com um DNA bem definido e aposta com convicção na sua filosofia, desde o modelo de jogo até ao perfil de contratações. Gomez explicou aos representantes do Leeds a importância de ter uma identidade clara.

“Não estamos dizendo a eles o que fazer. Estamos explicando como crescemos nos últimos 10 anos. Eles estão interessados ​​em saber como conseguimos isso. Não é segredo. Não é uma ciência de outro mundo’ o que estamos fazendo. É apenas cuidar, ser resiliente, ser corajoso na nossa identidade e filosofia. Esse é um debate que estamos tendo com eles.”

A relação Red Bull – Leeds

A empresa de bebida energética é considerada referência na atuação do modelo multiclubes pelo mundo e conta hoje com RB Salzburg (Áustria), RB Leipzig (Alemanha), New York RB (EUA), além de RB Bragantino e RB Brasil.

Os valores envolvidos e a porcentagem das ações compradas pela empresa não foram revelados, mas espera-se que o montante recebido seja relevante para ajudar o clube a melhorar fora de campo.

O Leeds ficou perto de voltar à elite do futebol inglês na última temporada ao ser derrotado nos playoffs para o Southampton. O clube tem uma missão difícil na atual edição da Championship após vender o destaque Crysencio Summerville ao West Ham e a joia Archie Gray ao Tottenham.

Os Whites estrearam com um empate em 0 a 0 contra o West Brom e venceram o Sheffield Wednesday por 2 a 0 fora de casa. O próximo jogo é contra o Hull City, no sábado.

Pedro Ramos
Pedro Ramos

Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil desde 2023. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia. Ex-pesquisador do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa).

E-mail: [email protected]