Na última rodada da Champions League, contra o Galatasaray, o Manchester United teve a sua sétima combinação diferente de uniformes na temporada ao usar calções vermelhos pela primeira vez no ano. Mas as curiosidades não param por aí.
Há algum tempo, houve problemas nas camisas de Hojlund, que “viraram desfalque” nas lojas porque o clube não tinha a letra ‘ø’ no estoque das suas lojas oficiais. Além disso, Onana vinha disputando os jogos com uma camisa réplica.
O site inglês “The Athletic” respondeu algumas das principais questões para entender o que está acontecendo com os uniformes do Manchester United na atual temporada.
Calção vermelho e novas combinações
A estreia do calção vermelho contra o Galatasaray teve um motivo simples: para evitar choques com o uniforme dos turcos, composto por uma camisa laranja e vermelha, com calções brancos e meiões predominantemente laranjas.
Como o Galatasaray usa calções brancos em casa, isso significava que o United precisava usar uma cor diferente. Mas as combinações não eram as usuais.
Antes do início de cada temporada, o fornecedor de uniformes do United, a Adidas, envia combinações de uniformes para garantir uma aparência coesa. Uma combinação de uniformes será então escolhida para evitar conflitos com o time adversário, e existem opções alternativas de calções e meiões para seus uniformes de casa, fora e terceiro kits — cada kit tem uma opção clara e escura.
Antes de cada partida da Champions League, as escolhas de uniformes precisam ser acordadas pelos clubes e depois ratificadas pela Uefa. Na ocasião, o United precisava usar sua camisa branca, já que as opções vermelha e verde foram consideradas muito semelhantes ao uniforme principal do Galatasaray. E como o clube turco também usa calções brancos, o lado da Premier League teve que usar calções vermelhos.
Os “calções surpresa” do passado
Contra o Brentford em janeiro do ano passado, o United usou calções amarelos para evitar conflitos com os calções pretos do time adversário. Eles também foram usados na mesma temporada contra o Southampton, cujo uniforme principal é semelhante ao do Brentford.
E embora se possa ter a impressão de que os calções amarelos foram feitos sob medida para esses dois jogos, eles foram projetados pela Adidas antes da temporada 2021/22 e fornecidos como uma opção alternativa para jogos em que o United usava sua camisa azul. O mesmo ocorre com o calção vermelho de agora.
Adidas, Manchester United e problemas
O United voltou a ter parceria com a Adidas em 2014 após uma pausa de 23 temporadas, anunciando um contrato de 10 anos no valor de 750 milhões de libras a ser válido partir do início da temporada 2015/16. Antes disso, seus uniformes eram projetados pela Nike.
Even discounting the various styles of black socks worn, this evening Manchester United will wear their seventh different colour combination of the season – it will be the first time ever that the club will have worn white shirts and red shortshttps://t.co/ZQ0DFtz1UW pic.twitter.com/Nkd7HoLQH1
— Museum of Jerseys (@museumofjerseys) November 29, 2023
A parceria foi estendida em julho, com clube e empresa anunciando um novo acordo até 2035 no valor de 900 milhões de libras. Essa extensão de uma década é a maior da história da Premier League e, segundo o clube na época, seguiu vendas recorde de camisas em suas equipes masculinas e femininas nesta entressafra.
No entanto, os jogadores do United reclamaram de encontrar uniformes desconfortáveis durante os jogos. Um dos problemas foi que a costura nas meias escuras do uniforme principal, especificamente o logo do diabo do clube nas canelas, foi considerada muito apertada. Isso levou a Adidas a trocar essas meias por outras feitas do mesmo material, mas sem o logo, enquanto trabalhava em uma alteração.
O goleiro Andre Onana foi outro que alegou problemas com seu uniforme, também em termos de ajuste apertado, o que o levou usar a versão de réplica nos jogos.
Por outro lado, antes do início da temporada e antes da transferência de Onana em julho, a Adidas recebeu feedback dos goleiros do United de que eles gostariam que as camisas fossem mais apertadas. No entanto, o ex-jogador da Inter de Milão queria a sua mais folgada.
Os problemas foram resolvidos?
O United ainda está usando as meias escuras alternativas do uniforme principal. Em vez do logo do diabo no meio, elas têm a marca branca da Adidas. O fornecedor do uniforme afirma que essas meias ainda têm o mesmo material e qualidade de todas as meias emitidas pelo clube.
A Adidas queria resolver a questão da camisa apertada de Onana e ajustá-la às suas necessidades antes do final do ano, e o goleiro começou a usar a camisa autêntica em novembro.