Premier League, Championship…: como funcionam os rebaixamentos e acessos do futebol inglês

6 minutos de leitura

O futebol inglês conta com algumas das principais competições da atualidade, com destaque para a Premier League e a Championship. Os dois campeonatos nacionais são compostos por grandes equipes e com talentos do mundo inteiro.

Embora a Premier League seja organizada por um órgão diferente de outras competições inglesas, o regulamento das cinco principais divisões estão alinhados. A mudança está no número de times rebaixados ou quantos garantem o acesso.

Premier League: rebaixamento

  • 3 caem
Preocupação de torcedores do Everton, um dos times que briga contra o rebaixamento na Premier League - Foto: PA Images / Icon Sport
Preocupação de torcedores do Everton, um dos times que briga contra o rebaixamento na Premier League – Foto: PA Images / Icon Sport

Championship: acesso e rebaixamento

  • 3 sobem (2 direto, 1 via playoffs)
  • 3 caem automaticamente

A Championship é a segunda principal divisão do futebol inglês. A mudança entre as competições está na quantidade de clubes. Enquanto a primeira divisão conta com 20 times, a segunda é composta por 24.

Sendo assim, as equipes que chegarem no final da temporada em 24º, 23º e 22º lugar serão rebaixadas para a terceira divisão.

Enquanto três times são rebaixados para a segunda divisão, três são promovidos para a Premier League. O campeão da Championship e o segundo colocado garantem o acesso direto.

O terceiro time que garante o acesso para a primeira divisão do futebol inglês é definido em sistema de playoff. Os times que terminarem a fase regulamentar entre o terceiro e sexto lugar avançam para o mata-mata. O terceiro enfrenta o sexto, enquanto o quarto joga contra o quinto.

As semifinais são dividias em jogos de ida e volta, com o time de melhor campanha tendo a vantagem de decidir o confronto em casa. As equipes que liderarem o placar agregado avançam para a final.

A decisão dos playoffs é realizada em jogo único e em Wembley. Em caso de empate no tempo regulamentar, a disputa vai para a prorrogação. Persistindo a igualdade no placar, a final vai para os pênaltis. O vencedor garante o acesso.

Camisa do Ipswich Town tem patrocínio do torcedor ilustre Ed Sheeran. Foto – Icon sport

League One: acesso e rebaixamento

  • 3 sobem (2 direto, 1 via playoffs)
  • 4 times caem

A League One é a terceira principal divisão do futebol inglês e é composta por 24 equipes.

A mudança está no número de equipes que são rebaixadas. Ao contrário da Premier League e Championship, os quatro últimos colocados da League One caem para a quarta divisão do futebol inglês.

O primeiro e o segundo colocado garantem a vaga direta para a segunda divisão do futebol inglês, enquanto os times que terminaram entre o terceiro e sexto lugar vão para os playoffs.

Um dos duelos das semifinais é entre o terceiro e o sexto colocado, enquanto a outra decisão é entre o quarto e o quinto. Os vencedores avançam para a final, que é realizada em jogo único e no Wembley.

League Two: acesso e rebaixamento

Wrexham: supercomputador prevê posição do time em 2023/24
Ryan Reynolds é um dos donos do Wrexham – Foto: Icon Sport

A quarta divisão do futebol inglês é conhecida como League Two. Assim como a League One, ela é composta por 24 clubes.

No entanto, a competição conta com uma mudança no número de times que são rebaixados. Apenas os dois últimos colocados que caem para a quinta divisão.

O acesso também conta com mudança no número de times. Ao contrário das divisões superiores do futebol inglês, os três primeiros colocados garantem a vaga direta para a League One.

As semifinais dos playoffs são realizadas entre o quarto contra o sétimo colocado e quinto contra o sexto. A competição mantém o padrão de ida e volta, além da final em jogo único no Wembley.

National League: acesso

  • 2 sobem
  • 2 caem

A última e quinta principal divisão do futebol inglês é a National League, que conta com 24 times.

Pelo fato de apenas dois times serem rebaixados para a quinta divisão, apenas duas equipes garantem a vaga para a League Two.

A primeira é para a equipe que encerrar a temporada regulamentar com a melhor campanha.

Os playoffs também contam com muitas mudanças. O segundo e o terceiro colocado garantem a vaga direta nas semifinais. O quarto colocado enfrenta o sétimo, enquanto o quinto enfrenta o sexto em jogo único e os vencedores avançam de fase.

As semifinais e a final são realizadas em único, com o time de melhor campanha sendo o mandante e a decisão no Wembley. O campeão dos playoffs garante o acesso para a quinta divisão do futebol inglês.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.