Real Valladolid irá enfrentar a Lazio no Troféu Cidade de Valladolid

Real Valladolid irá enfrentar a Lazio no Troféu Cidade de Valladolid
Real Valladolid irá enfrentar a Lazio no Troféu Cidade de Valladolid - Foto: Reprodução Real Valladolid

De antemão, foi anunciado nesta quinta-feira (21) que a Lazio, da Itália, será o adversário do Real Valladolid no Troféu Cidade de Valladolid, em agosto. Criada em 1972, é uma competição intercontinental anualmente disputada em Valladolid no estádio José Zorrilla.

Em suma, o jogo ocorrerá no dia 6 de agosto sendo jogo único e tendo apenas 2 participantes. A Lazio fará sua estreia neste torneio, nunca tendo participado antes. Sendo que até hoje apenas uma equipe italiana, Perugia, participou e perdeu para os donos da casa, em 2001. O Real Valladolid, organizador do evento, possui 23 títulos e 16 vices campeonatos.

Histórico da Competição que o Real Valladolis está

Do mesmo modo, grandes clubes de todo o mundo já participaram deste torneio. A maioria foram times espanhóis, sendo o Atlético de Madrid o que mais teve participações, sendo 4 no total, tendo ganhado 2 títulos e 2 vices. O Dínamo de Kiev, da Ucrânia, foi o primeiro estrangeiro a ganhar a competição e nas duas em que jogou levantou a taça de campeão.

Nesta época, o torneio era realizado de várias formas. A forma mais comum era como quadrangulares, logo depois foi para triangulares e no final se transformou em partida única. Vale ressaltar, que o Atlético de Madrid quando ganhou o torneio foi no formato de triangulares, isto é três equipes participando.

Brasileiros na Competição do Real Valladolid

Além disso, equipes brasileiras já jogaram essa competição. Cruzeiro, Grêmio e Vitória-BA participaram e ganharam o torneio entre os anos 80 e 90. Já Internacional e Palmeiras também jogaram, mas perderam e ficaram com o vice. Com isso, o 2º país a ter mais conquistado esse torneio foi o Brasil com 3 títulos, logo atrás da Espanha com 33.

Contudo, um fato curioso é que o Cruzeiro, também pertencente a Ronaldo Nazário, além de ter participado e ganhado do Valladolid neste torneio, também já enfrentou o time espanhol em um torneio em Mallorca. Os times empataram em 2 x 2 e nos pênaltis os espanhóis venceram por 4 x 3.