Real Sociedad: A retrospectiva de um bom 2021

Real Sociedad: A retrospectiva de um bom 2021
Real Sociedad ergue a taça da Copa do Rei 2019-20 (Marcelo Del Pozo/Reuters)

Apesar de todas as dificuldades que o ano de 2021 causada pela pandemia do COVID-19 que causou perdas irreparáveis, a Real Sociedad teve muito a comemorar durante o ano. Primeiro, a equipe do País Basco conquistou sua melhor classificação na La Liga desde a temporada de 2016-17, ao alcançar a quinta posição e a classificação para a Liga Europa. Além disso, o time Txuri-Urdin também foi campeão da Copa do Rei 2019-20, com sua final disputada em abril de 2021 contra seu maior rival.

Supercopa da Espanha: Sociedad cai diante o Barcelona

Em seu principal compromisso do inicio de 2021, a Real Sociedad, junto ao Athletic BilbaoReal MadridBarcelona se encontraram na Supercopa da Espanha. Então, no sorteio, os Txuri-Urdin caíram frente aos Culés.

Em jogo tenso, com empate por 1 x 1 no tempo regulamentar, o Barcelona garantiu a vitória nos pênaltis por 3 x 2. Dessa forma, a Real Sociedad perdeu sua primeira competição na temporada.

Eliminação precoce na Liga Europa 2020-21 muda o planejamento

Logo quando aconteceu o sorteio da primeira fase eliminatória, a Real já sabia que seria uma missão difícil vencer o poderoso time do Manchester United. E isso se comprovou logo na primeira partida do confronto, mesmo com mando da equipe espanhola, o time inglês conquistou a vitória por 4 x 0. No segundo jogo, a partida, apesar de mais equilibrada, terminou em empate e classificação dos Red Devils.

Melhor classificação na La Liga em quatro anos e eliminação Copa do Rei 2020-21

Na edição da La Liga 2020-21 Real Sociedad foi além das expectativas criadas pelos especialistas. Conseguiu ser superior aos adversários de mesmo nível, chegando a quinta posição no principal torneio nacional. Nas últimas 10 temporadas, a melhor qualificação da equipe do País Basco havia sido uma sexta posição, em 2016-17.

Já na Copa do Rei a equipe Txuri-Urdin acabou decepcionando seus torcedores. Apesar de enfrentar o forte time do Real Bétis, a queda nas oitavas de final foi dura. No tempo regulamentar, a Real Sociedad levou o jogo para a prorrogação, mas, o Bétis demonstrou mais força e levou a classificação.

O título da Copa do Rei 2019-20 frente ao Athletic Bilbao

A temporada 2019-20 demorou mais do que o normal para ter seu fim para os dois principais times do País Basco. Após Athletic Bilbao e Real Sociedad vencerem suas semifinais e avançarem a grande final da Copa do Rei em março de 2020, o COVID-19 paralisou a temporada.

Com isso, ambas equipes decidiram marcar a final para 2021, esperando ter torcida nas arquibancadas. Então, no dia 3 de Abril, o Dérbi Basco decidiu o título da Copa, e com gol de Mikel Oyarzabal de pênalti, a Real Sociedad conquistou a copa. A festa foi maior ainda em San Sebastián, pois completavam-se 34 anos desde o último título de expressão dos Txuri-Urdin.

La Liga 2021-22 começa bem, mas time cai o nível em novembro e dezembro

Nos primeiros 14 jogos da da La Liga 2021-22, a Real Sociedad segurou a liderança com certos pontos de vantagem. No entanto, a partir da volta da Data FIFA no mês de novembro, o time se desencontrou completamente das vitórias. No Campeonato Espanhol, foram um empate e quatro derrotas consecutivas. Isso fez com que os Txuri-Urdin caíssem da primeira posição para a sexta.

Classificação na Europa League na última rodada

Real Sociedad caiu em um dos grupos mais difíceis da Europa League 2021-22. Ao lado de Sturm GrazAS Mônaco PSV Eindhoven a classificação ficou para a última rodada. De fato, o Mônaco conquistou sua vaga mais cedo, e PSV e Real lutaram até a sexta rodada.

As duas equipes se encontraram no Estadio Anoeta, e, contando com a força de sua torcida, a Real Sociedad conquistou a classificação. A equipe acabou com duas vitórias, três empates e uma derrota no Grupo B. Por fim, os nove pontos foram o necessário para ir para os 16 avos de final. Já no sorteio realizado em dezembro, o rival para a próxima fase é o RasenBallsport Leipzig.

Confrontos fáceis marcam o início na Copa do Rei

Por outro lado, os dois primeiros jogos da Real Sociedad na Copa do Rei 2021-22 foram mais fáceis. Enfrentando um time da quarta, e outro da terceira divisão espanhola as classificações foram fáceis até então. Agora, o time se prepara para visitar o Leganés no dia 05 de janeiro para continuar a caminhada em busca de mais um título de Copa.

De fato, o ano de 2021 será lembrado com bons olhos pela torcida Txuri-Urdin, tanto pelo título em cima do maior rival, quanto pelos bons momentos vividos na temporada atual. A esperança é que o time do técnico Imanol Alguacil continue evoluindo e buscando taças no futuro.