Real Madrid define substituto de Ancelotti, diz jornal

4 minutos de leitura

Em meio às especulações que ligam o treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, para assumir a seleção brasileira ao fim do seu contrato, a imprensa europeia cravou que o clube já escolheu o substituto para o italiano.

O jornal espanhol “Marca” divulgou nesta segunda-feira (25) que o Real escolheu o treinador Xabi Alonso, hoje no Bayer Leverkusen, para ocupar o lugar de Ancelotti. O ex-volante espanhol assumiria o time a partir da temporada 2024/25. A informação já havia sido adiantada pelo jornal alemão “Bild” em 21 de junho.

Provável novo treinador já foi campeão no Real Madrid

Alonso teve uma passagem muito vitoriosa como jogador do Real Madrid, onde atuou entre 2009 e 2014. Foi campeão de La Liga e da Champions League. O volante espanhol também fez sucesso em Real Sociedad, Liverpool e Bayern nos 18 anos de carreira, encerrada em 2017.

Como treinador, ele não tem a mesma experiência. O Bayer Leverkusen, que assumiu em outubro de 2022, é até agora o único time profissional que ele dirigiu.

Sua primeira temporada, no entanto, foi inegavelmente bem-sucedida. Alonso assumiu o clube na zona de rebaixamento e levou à Liga Europa, terminando a Bundesliga em sexto lugar. O time ainda parou na semifinal da atual Europa League, eliminado pela Roma de José Mourinho.

O Bayer disputa uma nova edição da Liga Europa e é o atual 2º colocado do Campeonato Alemão, com o mesmo número de pontos do líder Bayern de Munique.

No entanto, um empecilho para o negócio entre espanhóis é o fato de Xabi Alonso ter renovado há um mês seu contrato com o Leverkusen. O vínculo antigo terminaria justamente no meio de 2024, na mesma data de Ancelotti, mas o novo acordo vai até junho de 2026

Fato é que a saída de Ancelotti ao fim do contrato deve ser mesmo consolidada. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, divulgou que a seleção brasileira tem um acordo com o italiano para ser o treinador, mas não antes do prazo que encerra seu contrato com os merengues. O acerto carece de confirmação da parte de Ancelotti, que não fala sobre isso enquanto estiver no Real Madrid.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]