Opinião: por que Havertz, do Chelsea para o Real, pode ser grande negócio do mercado

6 minutos de leitura

O Real Madrid tem avançado pela contratação de Kai Havertz, meia-atacante do Chelsea. O alemão de 23 anos deve desembarcar ao Santiago Bernabéu para ocupar algumas lacunas do elenco espanhol, que atravessa intensa reformulação após saídas como a de Benzema e Asensio.

Havertz é encarado no Real Madrid como uma grande oportunidade de negócio encontrada pelo clube. De acordo com o jornal alemão “Bild”, a transferência do alemão rumo ao futebol espanhol está muito perto de acontecer e pode ser a primeira contratação do clube para 2023/24.

Carlo Ancelotti está animado com o reforço. E não é para menos. Afinal, Havertz é capaz de agregar ao Real Madrid por diversos motivos e tem chances de ser a grande “barganha” da janela.

https://premierleaguebrasil.com.br/real-madrid-confirma-primeira-contratacao-da-proxima-temporada/
Havertz pelo Chelsea contra o Real Madrid – Foto: Icon Sport

Chelsea em ‘desespero’ = preço em conta

Havertz pode acertar com o Real Madrid por um preço considerado baixo para os padrões atuais de mercado. Segundo o jornalista alemão Florian Plettenberg, o pacote total para a transação pode ser entre 50 e 60 milhões de euros – valor que não assusta dentro do inflacionado mercado do futebol. O baixo custo se dá pela necessidade do Chelsea em diminuir seu elenco extremamente inchado. Fora de competições internacionais e a fim de remodelar seu plantel, os Blues terão que liberar jogadores mais baratos.

Havertz deve ser um desses nomes. Melhor para o Real Madrid, que em uma janela em que deve ter atuação intensa no mercado, pode contratar um jogador de destaque por um valor baixo. Em 2020, o Chelsea pagou 71 milhões de libras (cerca de R$ 500 milhões à época) e outras variáveis para tirar o atleta do Bayer Leverkusen.

Havertz pode ser ‘coringa’ para o Real Madrid

Até o momento, o Real Madrid já oficializou as saídas de Karim Benzema, Eden Hazard, Mariano Díaz e Marco Asensio para o setor de ataque. De algum forma, Havertz pode ser o substituto de todos os quatro jogadores caso o time merengue precise.

O estilo de jogo do alemão no Bayer Leverkusen era um e foi revolucionado durante a passagem pelo Chelsea. Quando surgiu, Havertz era um meio-campo cerebral, com características que lembravam Mesut Özil. No entanto, ele tinha a facilidade em jogar pelos lados do campo, principalmente pela direita.

Durante sua última temporada pelo Leverkusen, em 2019/20, Havertz se destacou jogando aberto à direita, como mostra o mapa de calor. Esse foi seu segundo ano mais goleador (20) e o com mais assistências (9) na carreira.

Real Madrid: por que tirar Havertz do Chelsea pode ser o grande negócio do mercado
Havertz pelo Leverkusen em 19/20 – Foto: WyScout

A ponta-direita é uma vaga ainda sem dono no Real Madrid, apesar da crescente afirmação de Rodrygo para a posição na reta final da temporada. Marco Asensio era primordialmente utilizado na função em sua passagem pelo clube. Caso seja necessário, Havertz pode ocupar a lacuna deixada pelo espanhol no elenco.

Quando chegou ao Chelsea, o jovem aos poucos se transformou em um falso nove. Com as carências do elenco azul na posição de centroavante, Havertz acabou sendo adaptado por Thomas Tuchel como o comandante do ataque e, durante alguns momentos, se destacou.

Em 2020/21, o alvo merengue fez história e marcou o gol do título azul na Champions League contra o Manchester City atuando centralizado. No entanto, a temporada em que Havertz teve o melhor rendimento pelo Chelsea foi 2021/22, com 14 gols e cinco assistências. O jogador flutuou por quase todas as áreas do ataque, demonstrando possuir um jogo associativo, colaboração na criação de jogadores e ser um atacante de equipe. Essas são algumas das características desejadas por Carlo Ancelotti para os reforços ofensivos do clube.

Real Madrid: por que tirar Havertz do Chelsea pode ser o grande negócio do mercado
Havertz pelo Chelsea em 2021/22 – Foto: WyScout

Com a saída de Benzema, Kai Havertz pode ser uma opção do Real Madrid para ser o atacante do time. A tendência é que o clube espanhol busque um camisa 9 de peso, com Harry Kane sendo o sonho de consumo. No entanto, a negociação para tirá-lo do Tottenham é considerada complicada, e há a possibilidade dos Merengues aguardarem a temporada 2024/25 para voltarem a tentar contratar Kyllian Mbappé. Nesse sentido, mesmo sem ter o faro goleador dos grandes nomes da posição, Havertz poderia ocupar a função de atacante do time branco de forma provisória.

No já tradicional 4-3-3 madridista, Havertz pode se encaixar como meia-direita e falso nove. Mas se caso Ancelotti opte por modificar um pouco a forma do time jogar, ele também pode executar o papel de camisa 10, como armador centralizado pelo meio-campo. Fato é que em apenas uma contratação, o Real Madrid irá ganhar um jogador de diversas facetas capaz de mudar jogos e vencer defesas fechadas.

Real Madrid no mercado de transferências

A janela deve ter o maior campeão da Champions League como protagonista. Além de Mariano, Benzema, Asensio e Hazard, jogadores com Nacho, Ferland Mendy e Jesús Vallejo podem tomar a porta de saída do Santiago Bernabéu. Por outro lado, o atacante Joselu (Espanyol) e o lateral-esquerdo Frán García (Rayo Vallecano) são tidos como reforços praticamente certos.

O meio-campista Jude Bellingham (Borussia Dortmund) deve ser o grande investimento do Real Madrid na janela, em uma negociação que pode super a barreira dos 100 milhões de euros. Harry Kane (Tottenham) e Alphonso Davies (Bayern) também são alvos. Além, claro, de Kai Havertz.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.