Barcelona e Real Madrid fazem mais uma edição do maior clássico do mundo neste sábado (28), a partir das 11h15 (de Brasília). Ao longo dos 121 anos de história da rivalidade, futebol inglês foi protagonista poucas vezes, mas quatro jogadores nascidos na Terra da Rainha deixaram sua marca no embate.
O clássico deste sábado tem um ingrediente especial: Jude Bellingham. O inglês fará seu primeiro El Clássico e é a principal arma do Real Madrid para calar o Estádio Olímpico Lluís Companys. A fim de fazer história, ele tem exemplos de compatriotas a seguir.
Laurie Cunningham – Real Madrid
O primeiro inglês a jogar pelo Real Madrid deixou sua marca diante do maior rival. Laurie Cunningham foi um ponta esquerda que defendeu o Manchester United e diversos outros times da Inglaterra. Ele defendeu a camisa merengue nos anos 70 e viveu bons momentos no time.
Disputou três clássicos contra o Barcelona, com duas vitórias e uma derrota. Um dos triunfos saiu com um gol marcado por ele, em 1979. O time da capital venceu por 3 a 2.
😅This Cunning signing rings a Bell. The first time Madrid signed an English player and made him England’s most expensive export, his name ended with “ingham” too🌚🫣, Laurie Cunningham to be precise. It’s in the name.#HeyJude pic.twitter.com/hYlia9Lw0v
— playmakas Arena (@PlaymakasArena) June 14, 2023
Steve McManaman – Real Madrid
O único gol de McManaman diante do Barcelona foi histórica. Das sete partidas que o inglês participou diante dos culés, o jogador balançou as redes na mais especial delas. O meia entrou em campo nos minutos finais da semifinal da Champions League de 2001/02 e fez o tento que sacramentou a classificação madridista.
🇬🇧⌛ #RMHistory
McManaman se ganó el corazón de los madridistas gracias a su trabajo en equipo y calidad.#TBT pic.twitter.com/qtyn7LmnG7
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) January 28, 2016
Michael Owen – Real Madrid
A passagem de Owen pelo Real Madrid foi decepcionante, mas ele ainda encontrou formas de punir o clube blaugrana. Na vitória merengue por 4 a 2 no Campeonato Espanhol de 2004/05, o inglês foi às redes junto de Ronaldo, Raúl e Zidane. O técnico do maior campeão europeu na oportunidade era ninguém mais ninguém que o brasileiro Vanderlei Luxemburgo. A partida ficou eternizada e é muito lembrada por torcedores até os dias atuais.
David Beckham não marcou gols contra o Barcelona pelo Madrid, apenas pelo Manchester United. Jonathan Woodgate também passou em branco nos clássicos.
Gary Lineker – Barcelona
O único inglês que se tem registros de fazer tentos contra o Real Madrid é Gary Lineker. No entanto, o artilheiro da Copa do Mundo de 1986 valeu por três jogadores. Isso porque o atacante fez um hat-trick contra o maior rival dos catalães. Isso aconteceu em 1987, em uma vitória por 3 a 2 do Barcelona.
Mas ele não parou por aí. Ao todo, foram cinco gols de Lineker em clássicos. Ele balançou as redes em outros dois triunfos barcelonistas durante sua passagem pelo clube.
💥💥💥 #OTD 1987! Today is the 35th anniversary of this splendid @GaryLineker hat trick versus Real Madrid! #ElClásico pic.twitter.com/naEtJ6l8DG
— FC Barcelona (@FCBarcelona) January 31, 2022
Para seguir professores, Bellingham precisa quebrar jejum em clássicos
Jude Bellingham é a principal peça artilheira do Real Madrid na temporada. Ele tem 11 gols em 12 partidas e já caiu na graça da temporada. No entanto, para marcar diante do Barcelona, ele terá de viver um momento inédito em sua carreira.
Bellingham nunca fez gols em clássicos. Diante de Bayern de Munique e Schalke 04, principais rivais do Borussia Dortmund, o inglês teve 10 aparições, mas não conseguiu balançar as redes, assim como contra o Atlético de Madrid. O torcedor merengue que a fase goleadora do camisa 5 siga valendo e ele consiga fazer como seus compatriotas.