Real Betis conquista a Copa do Rei após 17 anos

Real Betis conquista a Copa do Rei após 17 anos
Foto: Divulgação / Real Betis Balompié

Neste sábado (23), o Real Betis se sagrou campeão da Copa do Rei após bater o Valencia nos pênaltis em La Cartuja. A saber, os times empataram em 1 x 1, gol de Borja Iglesias (para os verdes) e Hugo Duro (para os alvinegros). Assim, nos pênaltis, a equipe de Sevilha venceu por 5 x 4, e conquistou seu terceiro título na história da competição.

17 anos de espera

Real Betis
Foto: Reprodução

O último título do Real Betis na Copa do Rei havia sido na temporada 2004/05. Aliás, naquela época o time contava com quatro brasileiros: Denilson ShowRicardo OliveiraEduMarcos Assunção. Assim, a equipe passou por AcaláCádizMirandésGramenetAthletic Bilbao. Até que chegou na final contra o Osasuna, vencendo por 2 x 1 na prorrogação. Aliás, o Pastor marcou um dos gols.

De lá para cá, o clube passou por dificuldades, e chegou até na Segunda Divisão duas vezes entre 2010 e 2014. Mas, desde que retornou campeão, o time vem se estruturando, e conseguindo resultados melhores.

Real Betis campeão em 2021/22

Nesta temporada, o Real Betis vem construindo grandes resultados em todas as competições. Infelizmente, acabou saindo da Europa League para o qualificado Eintracht Frankfurt. Além disso, acabou saindo do G4 de La Liga também. Mas, na Copa do Rei, o clube garantiu a alegria do seu torcedor, vencendo o Valencia nos pênaltis na final.

Real Betis
Foto: Divulgação / Real Betis Balompié

Para chegar ao título, o Real Betis teve que passar por AlicanteTalavera, Real Valladolid, o arquirrival SevillaReal Sociedad Rayo Vallecano até chegar à final contra o Valencia. Assim, jogando praticamente em casa, já que o Estádio Olímpico de La Cartuja, escolhido previamente, fica em Andaluzia, o Verdiblanco empatou nos 120 minutos, e venceu por 5 x 4 nos pênaltis.

Muita emoção

A emoção da tarde ficou para o atacante veterano Joaquín, de 40 anos. A saber, trata-se do jogador que tem mais partidas com a camisa do Real Betis na história do clube, com 447 partidas. Ele entrou aos 41′ do segundo tempo no lugar de Juanmi, e ainda fez um dos gols na disputa de pênaltis.

Real Betis
Foto: Divulgação / Real Betis Balompié

Capitão da equipe, após levantar a taça, aos prantos falava sobre sua aposentadoria:

“O que eu vou fazer? Vou seguir no clube. Como deixar o clube agora que começamos a ganhar. Este é o dia mais importante da minha vida”.

Este é o terceiro título do Real Betis na Copa do Rei, já que o clube venceu em 1976/77 e 2004/05. Aliás, a 17 anos atrás, Joaquín estava lá, sendo o único jogador a vencer duas vezes a taça pelo Verdiblanco.