RB Leipzig: retrospectiva 2021

RB Leipzig: retrospectiva 2021
Montagem/Lucas Uchôa/PL Brasil

Primeiramente, o ano de 2021 não vêm sendo tão bom como os torcedores do RB Leipzig estavam esperando. Sendo assim, confira a retrospectiva do RB Leipzig até aqui. Foram 15 contratações feitas no início da temporada, mas o time não teve um desempenho tão bom.

Principais contratações

André Silva

Antes de tudo, o português de 25 anos, chegou contratado junto ao time do Eintracht Frankfurt, custando cerca de 23 milhões de euros. Seu contrato é válido até 30 de junho de 2021.

Josko Gvardiol

Para repor a perda de Dayot Upamecano, Leipizg trouxe o zagueiro de 19 anos, junto ao clube do Dinamo Zagreb. Ele custou aproximadamente 19 milhões de euros e seu contrato é válido até 30 de junho de 2026.

Angeliño

Por fim, o lateral-esquerdo que estava emprestado pelo Manchester City, teve sua compra em definitivo esta temporada. O Leipzig pagou cerca de 18 milhões pelo jogador, com vínculo até 30 de junho de 2025.

RB Leipzig nas competições

Até aqui, pode se dizer que a única competição que o Leipzig vem disputando bem, é a Copa da Alemanha. Nas demais competições, o clube não conseguiu bons resultados, como na Liga dos Campeões, onde nesse ano, se quer passou da fase de grupos.

Desempenho pela Copa da Alemanha

A primeira fase da Copa da Alemanha, o RB se classificou derrotando o Sandhausen, pelo placar de 4 x 0. Na segunda fase, derrotou por 1 x 0, o SV Babelsberg 03. Agora, nas oitavas de final, irá enfrentar o Hansa Hostock.

Desempenho pela Liga dos Campeões

Como dito acima, o Leipzig esta temporada, não conseguiu ter um bom desempenho, igual à temporada passada. Conseguiu apenas duas vitórias na fase de grupos, sendo que foram nos dois últimos jogos contra Club Brugge e Manchester City. Mas ainda assim, conseguiu garantir uma vaga na Europa League.

Vaga disputada com o Brugge até o final, mas com um excelente jogo do RB fora de casa contra o Clube belga, onde os alemães fizeram sua melhor participação nessa fase, fez com que o time chegasse com gás no último jogo em casa e conseguisse vencer os ingleses.

Desempenho pela Bundesliga

Na temporada passada, comparando com a deste ano, o Leipzig estava com a 2ª colocação, bem diferente deste ano. O clube está em 10º, sendo que nos últimos cinco jogos, sofreu três derrotas. Sendo duas em casa e a última delas, contra o penúltimo colocado, Arminia Bielefeld e nesse tempo, houve mudanças no comando técnico.

O jogo de grande destaque positivo pelo campeonato nacional até agora do RB Leipzig, foi contra o Hertha Berlin, válido pela 6ª rodada e teve como o destaque da partida, Christopher Nkunku, que marcou dois gols, na goleada por 6 x 0.

Mudança de treinador

Visto que o momento do RB não sendo dos melhores, coube a diretoria optar por mudanças na equipe técnica do time. Jesse Marsch, que chegou ao clube em julho deste ano, para substituir Julian Nagelsmann, viu seu vínculo com o time se encerrar cinco meses depois.

A derrota para o Union Berlin, foi o limite que a diretoria suportou para manter o então treinador. Esta tinha sido a terceira derrota consecutiva no campeonato, que levaram o time da 5ª posição, para à 11ª primeira.

No total, Marsh comandou o RB Leipzig em 20 partida, contando Bundesliga, Liga dos Campeões e Copa da Alemanha. Sob o comando, foram sete vitórias, quatro empates e nove derrotas.

Novo treinador

Após a demissão de Jesse Marsch, o RB Leipzig anunciou a contratação do italo-alemão, Domenico Tedesco. O treinador estava sem clube, desde que saiu do Spartak Moscou, da Rússia.

Até aqui, o novo treinador já esteve sob o comando de três partidas no Leipzig, pela Bundesliga. Sendo uma vitória, um empate e uma derrota. Ele estreou muito bem contra o Borussia Monchengladbach, onde o RB venceu por 4 x 1.

Em seguida, veio o empate fora de casa contra o Augsburg, por 1 x 1. E por fim, a última rodada veio a inesperada derrota em casa, para o penúltimo colocado do campeonato, Arminia Bielefeld, pelo placar de 2 x 0.

O que esperar para o restante da temporada

A temporada volta para o RB Leipzig em 8 de janeiro de 2022, até lá, o time irá poder se preparar para melhorar sua situação. Vai disputar pela primeira vez, a Europa League, onde vai enfrentar a Real Sociedad.

Continua pela Copa da Alemanha, onde vai ter boas chances de avançar para a próxima fase e por fim, vai tentar ter um segundo melhor turno jogando pela Bundesliga. Essa foi a retrospectiva do RB Leipzig, que não vem fazendo a melhor temporada até aqui, mas que tem condições de melhorar bastante até o final.