Apesar de ainda não ter formalizado a compra de 25% das ações do Manchester United, Sir. Jim Ratcliffe já começou a atuar nos bastidores do clube. A imprensa inglesa revelou nesta quarta-feira (15) a primeira troca significativa que ocorrer no futebol da equipe sob a gestão do empresário inglês.
Jim Ratcliffe é dono da INEOS, empresa petroquímica e também comanda o Nice, da França. Ele deve assumir o futebol do Manchester United, apesar da família Glazer ainda seguir como principal dona do clube. O bilionário britânico deve pagar 1,3 bilhão de libras pela fatia de 25%.
CEO deixará o Manchester United até o fim do ano
Richard Arnold sairá do cargo de CEO do Manchester United. A situação foi oficializada pelo clube poucas horas depois da “Sky Sports” revelar a mudanças. O clube destacou que o agora ex-CEO participará da transição gerencial até janeiro.
Richard Arnold has decided to step down as Chief Executive of Manchester United after 16 years at the club.#MUFC
— Manchester United (@ManUtd) November 15, 2023
A decisão não é diretamente futebolística, mas terá interferência na organização geral da equipe. Richard Arnold assumiu o cargo em fevereiro de 2022. Ele substituiu o criticado Ed Woodward, que renunciou ao cargo após a explosão da polêmica Superliga Europeia, em abril de 2021.
O Manchester United nomeou um CEO interino. O escolhido foi Patrick Stewart, advogado e que trabalha no clube desde 2006. No entanto, a ideia de Sir. Jim Ratcliffe é fazer uma contratação de peso em definitivo para o cargo.
Trata-se de Jean-Claude Blanc, que tem uma extensa bagagem em clubes de futebol. Ele foi presidente executivo da Juventus e também possuiu um cargo de destaque no Paris Saint-Germain. Atualmente, o profissional já trabalha para Ratcliffe na INEOS.
O que a mudança significa para o Manchester United?
As consequências poderão ser vistas em campo. A troca de CEO trará aos Red Devils, pragmaticamente, o que Jim Ratcliffe pensa de futebol. A partir desse cargo, o clube verá mais mudanças acontecerem, como direção esportiva, direção de desempenho ou até mesmo trocas no elenco e na comissão técnica.
São aguardadas bastante mudanças na direção de Jim Ratcliffe. Recentemente, o “The Sun” noticiou que o empresário gostaria de vender três jogadores já em janeiro. O empresário ainda planeja fazer reformas na infraestrutura do clube, tanto em Old Trafford quanto no centro de treinamento de Carrington.