O Barcelona deve vender jogadores na próxima janela para levantar fundos aos cofres do clube, principalmente em meio aos problemas financeiros que enfrenta. Um deles é Raphinha, que tem sido ligado a diferentes clubes da Premier League.
O brasileiro esteve no radar do Chelsea antes de fechar com os culés e, agora, é alvo do Newcastle. Segundo o jornal espanhol “Mundo Deportivo”, as cifras da transição podem girar em torno de 80 milhões de euros (cerca de R$ 436,4 milhões).
Com saída iminente, Raphinha foi elogiado de forma inusitada pelo periódico espanhol – esperam “que venham mais Raphinhas“, principalmente por conta do custo-benefício e do lucro que o jogador rendeu ao Barcelona.
Leia mais:
Raphinha no Barcelona: ‘Absoluto sucesso’
O atacante brasileiro está no seu primeiro ano de Barcelona, que pagou 58 milhões de euros pelo então jogador do Leeds. Seu sucesso na Premier League antes de ir à Espanha fez com que os clubes ingleses seguissem interessados. Sua saída após uma única temporada, no entanto, é elogiada pelo Mundo Deportivo.
— Se a transferência do extremo gaúcho para um time da Premier League for confirmada antes de 30 de junho por um valor próximo a 80 milhões de euros, como pretende o Barça, sua passagem pelo Camp Nou poderá ser considerada um absoluto sucesso – disse o jornal espanhol.
Os elogios vêm em meio a um ano de altos e baixos, em que Raphinha também recebeu críticas, principalmente no início. A lesão de Dembelé criou espaço para o brasileiro, que passou a corresponder. O periódico ainda acredita que, se não fosse a situação conturbada nas finanças do clube, ele seguiria no Barcelona para o futuro próximo.
— Fica claro que, se o Barcelona não estivesse passando por um período de restrições financeiras, encurralado pela interpretação restritiva do Fair Play Financeiro (…), ‘Rapha’ continuaria vestindo a camisa azul e grená por mais uma temporada, porque dentro de campo ele correspondeu – afirmou o jornal.
Raphinha já alcançou 21 participações em gols em 45 jogos (10 gols e 11 assistências) no Barcelona. Apesar da Copa do Mundo discreta, seu valor no mercado não foi impactado. A sua contratação pelo Barça, inclusive, é vista como “barganha” pelo jornal, principalmente pelo fato de o Chelsea ter oferecido 73 milhões de euros no início da temporada – mas o brasileiro preferiu a Espanha.
Caso a venda de Raphinha se concretize pelos 80 milhões de euros noticiados pelo Mundo Deportivo, ele deve se tornar a maior venda negociada da história do Barcelona. Isso porque os 222 milhões de euros pagos pelo PSG por Neymar foram da cláusula de rescisão – ou seja, não houve negociação por parte dos espanhóis.