Raphinha – Mercado da bola, Transferências, Rumores e Estatísticas


Com o fim da temporada, os clubes tentam melhorar ao máximo o seu plantel nesse mercado de transferências. Dessa forma, o brasileiro Raphinha, do Leeds United, virou alvo de muitos e é muito cobiçado pelos gigantes europeus. Então, acompanhe aqui na Premier League Brasil tudo sobre o mercado da bola, as transferências, rumores e estatísticas.

Raphinha: O início de sua carreira

Antes de mais nada, Raphinha nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e em 2015, estreou na base do Avaí, clube de Santa Catarina. Mas, não chegou a atuar no profissional e também não contribuiu para nenhum gol.

Depois, no mercado da bola do ano seguinte, o segundo time do Vitória de Guimarães comprou o ponta direita por 600 mil euros, para jogar em Portugal. Assim, marcou cinco tentos e deu uma assistência, o que chamou a atenção do profissional.

Trajetória, conquistas e highlights da carreira

Em síntese, no mesmo ano de 2016, subiu para atuar na Primeira Liga e não demorou para encantar os portugueses com seu futebol, em apenas duas temporadas. De antemão, foi a sua melhor passagem por um clube em toda sua carreira, em questões de números. A saber, Raphinha balançou a rede em 17 oportunidades, assistiu em 11, de 66 jogos.

Por isso, elegeram-no como a revelação do ano de 2017 do Vitória de Guimarães.

Evidentemente, isso chamou a atenção de outros clubes e começou os rumores sobre a saída do jogador gaúcho. Logo, no mercado de transferências de 2018, ele resolveu ficar em Portugal, entretanto, contrataram-no para jogar no time da capital, Lisboa. Dessa maneira, o Sporting pagou 6.5 milhões de euros e fechou com o brasileiro por cinco temporadas.

Em suma, não conseguiu se destacar tanto nos Leões e de maneira meio discreta, deu cinco assistências e marcou nove vezes, em 41 jogos. Porém, conseguiu seus primeiros títulos na carreira. Sendo campão da Taça da Liga de Portugal e da Taça de Portugal na temporada 2018/19.

Portanto, na temporada seguida, o Rennes correu atrás no mercado da bola do verão europeu e contratou Raphael Dias Belloli (seu nome completo). A negociação girou em torno de 21 milhões de euros e conseguiu fazer uma grande temporada na França.

Até que enfim, sua carreira mudou totalmente quando o Leeds United, da Inglaterra, fechou a contratação do jogador e logo de cara, assumiria a camisa dez.

Desse modo, ficou apenas duas temporadas, mas o suficiente para ser muito disputado no mercado de transferências. Decerto, marcou 17 gols e contribuiu com 11 assistências, em 66 jogos.

Raphinha na Seleção

Por fim, tanto esforço valeu a pena, quando no final de 2021, o Tite convocou-o para jogar pela Seleção Brasileira. Raphinha iria disputar as Eliminatórias da Commbeol para a Copa do Mundo, nas partidas contra Chile, Argentina e Peru.

Depois, no confronto contra o Uruguai em outubro, começou entre os onze titulares pela primeira vez e já começou marcando dois gols. Além disso, também deu duas assistências, participando diretamente de quatro gols em cinco partidas. Ainda assim, retornou em 2022 após uma lesão e marcou na goleada por 4 x 0 para cima do Paraguai, também nas eliminatórias.

Transferências e mercado da bola

Como dito anteriormente, muitos clubes disputaram o jogador nesse mercado de transferências, os dois principais eram o Barcelona e o Chelsea. Desse modo, o clube catalão teria chegado em uma proposta com o seu empresário, em meados de fevereiro. Porém, não alcançaram o valor pedido pelo Leeds, de 50/55 milhões de euros.

Por outro lado, o jornalista Fabrizio Romano afirmou que a equipe londrina fechou a negociação por 60/65 milhões de euros.