Raphinha, o brasileiro que chama atenção no Leeds United

Atacante brasileiro chegou ao clube no início da temporada e já conquistou a torcida dos Whites

0
548
raphinha leeds
Simon Davies Imago Images

As expectativas com o time do Leeds United na Premier League eram gigantes. Afinal, depois de 16 anos longe da elite do futebol inglês, o tradicional clube trouxe performances dignas de um time treinado por El Loco Bielsa. Mesmo na Championship, a segunda divisão do Campeonato Inglês, o time já empolgava. Um dos reforços mais importantes do clube para a atual temporada é o brasileiro Raphinha, que já é destaque na equipe. 

Raphinha, o brasileiro que chama atenção no Leeds United

Raphael Dias Belloli, ou Raphinha, nasceu no Rio Grande do Sul e sua carreira iniciou no Avaí, clube que também revelou o zagueiro Gabriel Magalhães, do Arsenal. Por lá, disputou 26 jogos oficiais, marcou seis gols e ofereceu seis assistências. 

Depois do Avaí, se transferiu ao Vitória de Guimarães, de Portugal, em 2016, por cerca de 2,7 milhões de reais (600 mil euros). Lá, Raphinha jogou 84 partidas, marcou 22 gols e ofereceu 13 assistências.

Posteriormente, se transferiu pelo Sporting, também de Portugal. Assinou com o clube por cinco temporadas em 23 de maio de 2018. O valor da transação alcançou os 6,5 milhões de euros. No Sporting, atuou em 41 jogos, marcou nove gols e ofereceu cinco assistências. 

Leia mais: O último título inglês do Leeds, conquistado em 1991/1992

raphinha leeds
Gareth Copley Imago Images

No final da janela de transferências do verão em 2019, Raphinha foi vendido para o Rennes, da França, por cerca de 21 milhões de euros. Na França, disputou 36 partidas, marcou oito gols e ofereceu sete assistências.

Suas performances chamaram a atenção de Marcelo Bielsa e da diretoria do Leeds, que no início da atual temporada, desembolsou mais de 20 milhões de libras para contratar o brasileiro. 

Leia mais: Da contratação ao acesso: a história de Marcelo Bielsa no Leeds United

Raphinha já é destaque na Inglaterra

Raphinha não foi a principal contratação do Leeds para a temporada 2020/2021 e, portanto, as expectativas acerca do brasileiro não eram tão altas. Após 16 anos fora da elite do futebol inglês, o Leeds United não poupou dinheiro para reforçar o elenco. Uma vez que contratou o brasileiro, naturalizado espanhol, Rodrigo, a transferência mais cara da história do clube.

Leia mais: Rodrigo no Leeds: mudança de patamar para ambos os lados

Assim, Raphinha não ganhou os holofotes quando chegou à Inglaterra. Mas, suas performances pela Premier League têm atraído muita atenção para o brasileiro. Até agora, jogou 24 partidas sob o comando de Bielsa, com cinco gols e cinco assistências. Entretanto, é fato que Raphinha é o motor do ataque do Leeds. Ao lado de Patrick Bamford, a equipe luta para conquistar uma vaga entre as 10 melhores equipes da PL na temporada. 

Raphinha tem chamado tanto a atenção que já existem rumores sobre possíveis interesses de dois gigantes no brasileiro: Liverpool e Manchester United. Inclusive, Raphinha é agenciado por Deco, que também é agente de Fabinho e construiu grande amizade com Bruno Fernandes enquanto os dois atuavam pelo Sporting

Leia mais: Patrick Bamford: a consolidação do atacante na PL

Em entrevista ao site oficial dos Whites, Raphinha declarou que sempre desejou jogar a Premier League. “Eu sonhava em jogar neste campeonato, onde todos os melhores jogadores jogam, então, é um sonho se tornando realidade”, destacou. “Antes de vir, conversei com outros jogadores sobre o Marcelo Bielsa e eles me falaram que ele é um técnico exigente, o que é algo que eu gosto”, pontuou. 

Raphinha é jovem e ainda pode se desenvolver muito, seja no Leeds ou em outra equipe da PL. Aos 24 anos, o brasileiro tem futebol e vontade de sobra para conquistar seu espaço entre os grandes atacantes do Campeonato Inglês.