Depois de falhar na vitória apertada do Arsenal sobre o Luton Town, David Raya foi criticado e o debate sobre quem deve ser o goleiro titular dos Gunners reacendeu. Para Arteta, há um motivo para a falta de segurança do espanhol.
Em entrevista após a partida válida pela Premier League, o treinador admitiu que justamente o debate acerca da titularidade pode estar afetando Raya, que ganhou o posto de Ramsdale em setembro.
Arteta ‘coloca o dedo na ferida’
O espanhol falhou em dois gols na vitória dos Gunners 4 a 3, em meio ao foco contínuo na exclusão de Ramsdale da equipe. Desde setembro, o inglês jogou apenas duas vezes, ambas em novembro: na derrota para o West Ham na Copa da Liga e na Premier League contra o Brentford, que cedeu Raya por empréstimo com opção de compra.
— Quando você olha para sua forma e o que ele (Raya) conquistou desde que está conosco, é realmente impressionante. O que posso dizer? Eu tenho três ótimos goleiros. Estou muito feliz – afirmou o treinador dos Gunners.
Ele ainda cutucou a importância que está sendo dada ao debate sobre os goleiros: “Tenho ótimos pontas. Alguns deles estão no banco, mas as perguntas não estão relacionadas a eles. Preciso aceitar isso”.
— Temos que apoiar nossos jogadores, protegê-los e extrair o melhor deles. Foco mais nisso. Todos os nossos jogadores merecem o amor e o apoio adequados. Ele teve isso com certeza e continuará a ter – completou Arteta.
Ramsdale x Raya no Arsenal
Ramsdale jogou contra o Brentford no mês passado, já que Raya não podia enfrentar seu clube de origem, mas teve uma primeira etapa de se esquecer, cometendo dois grandes erros enquanto estava com a posse de bola.
Felizmente para ele, foi salvo, mas Raya não teve tanta sorte na última terça-feira (5), mesmo que o gol da vitória de Declan Rice significasse que o Arsenal ainda saísse com os três pontos.
Ao analisar as estatísticas, Raya iniciou dez jogos na Premier League nesta temporada e tem um xG pós-finalização (gols esperados com base na probabilidade de o goleiro defender o chute) de -1,4 em comparação ao -1,7 de Ramsdale em quatro partidas. Ou seja, apesar de ambos serem números negativos e ruins, o espanhol está ligeiramente na frente.
A distribuição do goleiro emprestado pelo Brentford foi uma das razões pelas quais ele foi contratado pelos Gunners. Ele tem uma taxa de conclusão de passes de 78,4%, em comparação com 74,8% de Ramsdale, mas Raya lança a bola (passes com mais de 40 jardas) com mais frequência do que Ramsdale e encontra seu alvo a uma taxa significativamente melhor.
Raya lança a bola 12,3 vezes por jogo e acerta um jogador do Arsenal 42,3% das vezes, enquanto Ramsdale lança 9 vezes por jogo, mas completa apenas 28,9% das vezes.