Rainbow Laces: o que é a campanha LGBTQ+ da Premier League?

4 minutos de leitura

Engajada em importantes causas e ciente de seu papel social enquanto maior liga de futebol do mundo, a Premier League está prestes a realizar mais uma edição da Rainbow Laces, campanha em apoio à comunidade LGBTQ+. Nas próximas duas rodadas da primeira divisão inglesa, muitas ações serão realizadas.

Desde 2016, a Premier League atua nas campanhas do Rainbow Laces. A ação foi uma forma encontrada pela organizar de usar a força do campeonato no apoio de pessoas LGBTQ+, tanto financeiramente quanto em conscientização.

O que é a Rainbow Laces?

A campanha está em sua 10ª edição e é realizada pela Stonewall. Trata-se de um trabalho de busca por igualdade e respeito à causa. A ação procura transformar eventos esportivos em ambientes acolhedores para pessoas LGBTQ+, seja nas arquibancadas ou no protagonismo efetivo dos jogos.

Em 2022, uma pesquisa realizada pela Stonewall relatou que apenas quatro em cada dez torcedores acham que o esporte de alto nível é acolhedor para homens gays e bissexuais ou mulheres lésbicas e bissexuais. Em outra pesquisa, feita já no início deste ano, a organização que 34% das 1000 pessoas entrevistas já sofreram abusos ou constrangimentos enquanto praticavam esportes ou torciam.

A Stonewall reconheceu os avanços desde o início dos trabalhos, mas sabe que ainda há muito o que evoluir. A tradução de Rainbow Laces em português é “Cadarços de Arco-Íris”.

Rainbow Laces
A identidade visual do Rainbow Laces (Foto: Reprodução/Manchester City)

A atuação da Premier League no Rainbow Laces

São justamente os cadarços um dos protagonistas das ações da Premier League na campanha. Nas rodadas 14 e 15 da competição, os capitães dos 20 clubes usarão braçadeiras com as cores do arco-íris em todos os jogos. A marca da Rainbow Laces também será amplamente exposta nos estádios, em telões e placas de publicidade.

Cadarços são comercializados na parceria 3,65 libras (R$ 22,70). Esse valor é utilizado pela Stonewall para promover cada vez mais ações e fortalecer a luta em prol da comunidade LGBTQ+, segundo Erin Williams, dirigente da entidade, ao “Mirror”.

O dinheiro entra para apoiar muitas coisas diferentes em Stonewall, mas particularmente dentro da equipe esportiva. Como equipe, trabalhamos incansavelmente com muitas organizações esportivas diferentes, algumas têm mais dinheiro do que outras–, revelou.

Presidente-executivo da Premier League, Richard Masters ressaltou a importância do projeto desde sua criação. Ele destacou a protagonismo da liga contra a discriminação e deixou uma mensagem explícita para possíveis episódios dessa estirpe.

Houve um progresso considerável para tornar o futebol um ambiente mais inclusivo para a comunidade LGBTQ+ desde que a campanha Rainbow Laces foi lançada há uma década. Estamos determinados a manter esta dinâmica para garantir que o futebol seja acolhedor para todos e enviar uma mensagem clara de que qualquer tipo de discriminação não será tolerada–, destacou.

Além da Premier League, outros campeonatos do futebol inglês, como divisões inferiores e Women Super League também apoiam a causa.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.