Rafael Tolói – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas

Rafael Tolói – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas
Foto: Divulgação/Atalanta


Rafael Tolói é um zagueiro brasileiro naturalizado italiano, que atualmente joga pela Atalanta. Nascido em Glória D'Oeste, cidade brasileira, em 10 de outubro de 1990.

Rafael Tolói – Início de carreira

O jogador iniciou no futebol jogando na categoria de base do Goiás, ficando lá de 2007 a 2008, quando chamou a atenção do time profissional, por meio do técnico Caio Junior.

No clube iniciou a sua carreira na equipe principal em 2008, ficando até 2012, quando, ainda com 21 anos de idade, já movimentou o mercado da bola, fechando como São Paulo.

Assim, mudou de clube para um dos grandes do futebol brasileiro. Dessa forma, em 2012, movimentou o mercado de transferências haja vista a contratação por uma equipe brasileira de grande destaque, comprou o jogador para atuar na sua equipe principal e ser titular.

Trajetória, conquistas e highlights de Rafael Tolói

Assim, no ano de 2012, fez sua estreia no Campeonato Brasileiro, em julho de 2012, pela equipe do São Paulo, aos 21 anos, sendo titular na zaga tricolor.

Logo, o jogador começou a ganhar destaque no sistema defensivo do time. No entanto, na época a equipe jogava com três zagueiros, e com mudança da comissão técnica, a equipe começou a jogar com dois zagueiros.

Assim, ainda muito jovem, no ano de 2014, foi emprestado no mercado da bola. Em 31 de janeiro de 2014, foi a Roma para a disputa do restante da temporada 2013/14, fazendo sua primeira de cinco aparições contra o Torino em uma vitória por 2 x 1.

Então, na temporada 2014/15, a Roma não quis a sua contratação em definitivo, e com isso o jogador retornou ao São Paulo.

Após o retorno, foi um dos jogadores importantes daquele ano para o clube brasileiro, ganhando prêmios como melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro.

Durante seu tempo como jogador do Tricolor, os técnicos que passaram pela equipe usou Rafael Tolói, principalmente como zagueiro, e em algumas partidas jogou como lateral-direito.

Diante do destaque que gerou pelo seu futebol, em agosto de 2015 foi contratado pela Atalanta, por 14 milhões de euros, estando na equipe atualmente, e em diversas partidas foi capitão, demonstrou a sua importância ao elenco.

Além disso, pelo clube italiano chegou a marca de 237 partidas desde a sua contratação, no ano de 2015, algo inédito na carreira. Ainda mais, ganhou a faixa de capitão e o apoio dos torcedores, inclusive da comissão técnica.

Desde então, o jogador começou a mexer realmente com o mercado da bola. Por fim, não possui interesse em deixar a equipe da Atalanta, haja vista todo o respeito e apoio que recebeu até hoje.

Transferência e mercado da bola de Rafael Tolói

Então, depois de muitos rumores no mercado de transferências, a Atalanta manteve o contrato com Rafael Tolói. O brasileiro tinha deixado o São Paulo em agosto de 2015, por um valor aproximado de 14 milhões de euros. Ademais, em 19 de março de 2021, com a cidadania italiana, o jogador foi convocado para a seleção italiana, e já participou de sete jogos.

No entanto, o atleta é titular absoluto da zaga do time italiano, e o elenco possui jogadores de altíssimo nível como Merih Demiral, José Luis Palomino e Berat Djimsiti. Portanto, já entrou em campo 237 vezes com a camisa da Atalanta, e marcou 11 gols. Tampouco, o técnico Gian Piero Gasperini pensa em negociá-lo, pois o vê como um membro valioso do elenco.

Em suma, a Atalanta não tem interesse em negociar Rafael Tolói. Bem como, no mercado de transferências, nenhum clube apresentou propostas para tirá-lo do clube. No entanto, ele esteve relacionado com outros clubes italianos, em rumores da janela de verão da temporada 2022/23. Mas, o negócio não saiu dos rumores e a expectativa é de que o jogador permaneça intacto no mercado da bola.