Jogador português anuncia aposentadoria da Seleção antes da Copa do Mundo

1 minuto de leitura

Foto: Reprodução/Getty Images

Nessa segunda-feira (19), Rafa Silva, atacante de 29 anos do Benfica, surpreendeu comunicando a decisão de não jogar mais pela Seleção Portuguesa. O anúncio veio com pouco mais de 60 dias antes da Copa do Mundo começar.

Um dos destaques do Benfica de Roger Schmidt nesse início de temporada europeia, o camisa 27 havia sido chamado por Fernando Santos para os compromissos da Nations League contra República Tcheca e Espanha, nos dias 24 e 27 de setembro, respectivamente.

Porém, às vésperas das partidas, Rafa Silva pediu a sua desconvocação e anunciou que não atuará mais pela equipe nacional. O jogador não divulgou os motivos de sua aposentadoria, classificando apenas como pessoais, sem dar mais detalhes.

Retrospecto na Seleção

Rafa Silva chegou à Seleção Principal em 2014, quando ainda atuando pelo Braga, foi chamado para um amistoso preparatório para a Copa do Mundo daquele ano. O atacante foi titular na partida realizada em 5 de março diante de Camarões, que terminou em vitória portuguesa por 5×1.

Ele fez parte da delegação que foi eliminada na fase de grupos daquele Mundial no Brasil e também das conquistas da Eurocopa em 2016 e da Nations League em 2019.

Sua última partida foi há mais de um ano, no dia 1º de setembro de 2021 pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo no Qatar, quando ele atuou por 45 minutos na vitória em cima da Irlanda por 2×1.

De acordo com o transfermarkt, Rafa Silva esteve presente em 47 convocatórias, 8 vezes iniciando como titular, 17 vindo do banco de reservas e nas outras 22 oportunidades, não entrou. Ao todo foram 4 assistências distribuídas em 782 minutos em campo.

Fernando Santos convoca companheiro de equipe como substituto

Foto: Reprodução/Imago images

O treinador de Portugal, Fernando Santos, anunciou nessa terça-feira (20) o também benfiquista Gonçalo Ramos para o lugar de Rafa Silva.

O atacante de 21 anos, com passagens pela Seleção em categorias inferiores, foi chamado pela primeira vez para a principal e poderá fazer a sua estreia nessa data Fifa. Na temporada, ele possui 8 gols e 5 passes para gol em 12 jogos disputados.

Vitor Santos
Vitor Santos

Aficionado por esportes desde cedo, me formei em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá e possuo cursos na área do Jornalismo Esportivo. Trabalhei como assessor de Comunicação do Instituto Alex Santos, uma equipe de base no interior do Paraná, planejando conteúdos e realizando a cobertura das categorias com a produção de fotos, vídeos e textos para as redes sociais e veículos externos. Além disso, tenho um canal chamado 11vsOnze para comentar sobre essa paixão na minha vida que é o futebol.