Quem são os maiores campeões da Liga Europa?

Antes chamada de Copa da UEFA, torneio vem ganhando prestígio ao longo dos anos

0
331
maiores campeões da liga europa

Tratado como torneio europeu de segundo escalão, a Liga Europa vem ganhando espaço cada vez mais no cenário mundial. Até agora, só 5 ingleses conquistaram a competição, anteriormente chamada de Copa da Uefa. A PL Brasil apresenta a lista com os maiores campeões da Liga Europa.

Veja a lista dos maiores campeões da Liga Europa:

  • 5 títulos – Sevilla
  • 3 títulos – Liverpool, Internazionale, Atlético de Madrid e Juventus
  • 2 títulos – Tottenham, Chelsea, Borussia Monchengladbach, Real Madrid, IFK Goteborg, Parma, Feyenoord e Porto
  • 1 título – Ipswich Town, Manchester United, Anderlecht, Shakhtar Donetsk, Zenit, Valencia, CSKA Moscou, Schalke 04, Napoli, Bayern de Munique, Ajax, PSV, Bayer Leverkusen e Eintracht Frankfurt

 

  • Liverpool, o único inglês tri

O Liverpool levou seu primeiro caneco do torneio em 1973, derrotando o Borussia Monchengladbach na final, depois de eliminar o Tottenham na semi.

Com dois gols de Kevin Keegan, os Reds venceram os alemães por 3 a 0, em Anfield.

Na Alemanha, Jupp Heynckes marcou duas vezes na vitória por 2 a 0 do Borussia Monchengladbach, mas o título ficou com o time inglês.

Já em 1976, o Liverpool venceu o Club Brugge, novamente com dois gols de Keegan, conquistando o bicampeonato (3 a 2 na ida, em Anfield. A volta foi 1 a 1, na Bélgica).

O tricampeonato vem em 2001 diante do Alavés, depois de eliminar Roma, Porto e Barcelona nas fases anteriores. Se o adversário era pequeno, a final foi digna de gente grande.

Os Reds foram para o intervalo com a boa vantagem de 3 a 1, com gols de Babbel, Gerrard e McAllister. O time espanhol não desistiu e reagiu, marcando dois gols e empatando o duelo.

O jogo seguiu muito equilibrado, e Fowler colocou os ingleses novamente na frente. Mas a poucos minutos do fim do jogo, Jordi Cruyff empatou novamente a partida, que foi para a prorrogação.

Com o nervosismo do tempo extra, o brasileiro Magno e o espanhol Karmona deram entradas duras e ambos receberam o cartão vermelho, deixando o Alavés com nove em campo.

O Liverpool aproveitou a superioridade em campo, na bola parada. McAllister cruzou na área e o defensor Geli cabeceou contra a própria meta, garantindo o título para os ingleses.

  • Tottenham bicampeão europeu

O Tottenham conquistou seu primeiro título da Liga Europa em 1972, derrotando o Wolverhampton. A final inglesa foi marcada por equilíbrio.

Com dois gols de Martin Chivers, os Spurs venceram por 2 a 1 fora de casa e empataram em 1 a 1, em White Hart Lane, para garantir o troféu de campeão.

Já em 1984, a final foi uma das mais emocionantes até então. Depois de eliminar Feyenoord e Bayern de Munique durante o torneio, os Spurs chegaram à decisão com o Anderlecht.

Depois do placar de 1 a 1 acontecer nos dois jogos, a partida foi para os pênaltis. A equipe inglesa teve mais sangue frio e venceu por 4 a 3, garantindo o bicampeonato da Liga Europa.

Leia mais: O dia em que Brian Clough contratou Trevor Francis: o famoso jogador de 1 milhão de libras 

  • Ipswich Town, Chelsea e Manchester United

maiores campeões da liga europa

Depois de bater Saint-Etienne e Colônia, o Ipswich surpreendeu e chegou à final da Liga Europa de 1981, contra o AZ Alkmaar.

No jogo de ida, o time inglês fez valer o mando de casa e venceu o duelo por 3 a 0, levando grande vantagem para o jogo da volta.

Na Holanda, o AZ levou a melhor por 4 a 2, mas o resultado não foi o suficiente, e o título ficou com os Blues.

Outros “azuis” conquistaram o troféu da Liga Europa. Em 2013, o Chelsea venceu o Benfica por 2 a 1 na decisão, com gols de Fernando Torres e Ivanovic.

Já em 2017, o Manchester United teve um início irregular, ficando em segundo no grupo A, atrás do Fenerbahçe. Na sequência, eliminou Saint-Etienne, Rostov, Anderlecht e Celta de Vigo, derrotando o Ajax na grande final por 2 a 0, com gols de Paul Pogba e Mkhitaryan.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • Os maiores técnicos da história da Premier League