Quem são os maiores campeões da Liga Europa?

Antes chamada de Copa da UEFA, torneio vem ganhando prestígio ao longo dos anos

maiores campeões da liga europa

Tratado como torneio europeu de segundo escalão, a Liga Europa vem ganhando espaço cada vez mais no cenário mundial. Até agora, só 5 ingleses conquistaram a competição, anteriormente chamada de Copa da Uefa. A PL Brasil apresenta a lista com os maiores campeões da Liga Europa.

Veja a lista dos maiores campeões da Liga Europa:

  • 5 títulos – Sevilla
  • 3 títulos – Liverpool, Internazionale, Atlético de Madrid e Juventus
  • 2 títulos – Tottenham, Chelsea, Borussia Monchengladbach, Real Madrid, IFK Goteborg, Parma, Feyenoord e Porto
  • 1 título – Ipswich Town, Manchester United, Anderlecht, Shakhtar Donetsk, Zenit, Valencia, CSKA Moscou, Schalke 04, Napoli, Bayern de Munique, Ajax, PSV, Bayer Leverkusen e Eintracht Frankfurt

 

  • Liverpool, o único inglês tri

O Liverpool levou seu primeiro caneco do torneio em 1973, derrotando o Borussia Monchengladbach na final, depois de eliminar o Tottenham na semi.

Com dois gols de Kevin Keegan, os Reds venceram os alemães por 3 a 0, em Anfield.

Na Alemanha, Jupp Heynckes marcou duas vezes na vitória por 2 a 0 do Borussia Monchengladbach, mas o título ficou com o time inglês.

Já em 1976, o Liverpool venceu o Club Brugge, novamente com dois gols de Keegan, conquistando o bicampeonato (3 a 2 na ida, em Anfield. A volta foi 1 a 1, na Bélgica).

O tricampeonato vem em 2001 diante do Alavés, depois de eliminar Roma, Porto e Barcelona nas fases anteriores. Se o adversário era pequeno, a final foi digna de gente grande.

Os Reds foram para o intervalo com a boa vantagem de 3 a 1, com gols de Babbel, Gerrard e McAllister. O time espanhol não desistiu e reagiu, marcando dois gols e empatando o duelo.

O jogo seguiu muito equilibrado, e Fowler colocou os ingleses novamente na frente. Mas a poucos minutos do fim do jogo, Jordi Cruyff empatou novamente a partida, que foi para a prorrogação.

Com o nervosismo do tempo extra, o brasileiro Magno e o espanhol Karmona deram entradas duras e ambos receberam o cartão vermelho, deixando o Alavés com nove em campo.

O Liverpool aproveitou a superioridade em campo, na bola parada. McAllister cruzou na área e o defensor Geli cabeceou contra a própria meta, garantindo o título para os ingleses.

  • Tottenham bicampeão europeu

O Tottenham conquistou seu primeiro título da Liga Europa em 1972, derrotando o Wolverhampton. A final inglesa foi marcada por equilíbrio.

Com dois gols de Martin Chivers, os Spurs venceram por 2 a 1 fora de casa e empataram em 1 a 1, em White Hart Lane, para garantir o troféu de campeão.

Já em 1984, a final foi uma das mais emocionantes até então. Depois de eliminar Feyenoord e Bayern de Munique durante o torneio, os Spurs chegaram à decisão com o Anderlecht.

Depois do placar de 1 a 1 acontecer nos dois jogos, a partida foi para os pênaltis. A equipe inglesa teve mais sangue frio e venceu por 4 a 3, garantindo o bicampeonato da Liga Europa.

Leia mais: O dia em que Brian Clough contratou Trevor Francis: o famoso jogador de 1 milhão de libras 

  • Ipswich Town, Chelsea e Manchester United

maiores campeões da liga europa

Depois de bater Saint-Etienne e Colônia, o Ipswich surpreendeu e chegou à final da Liga Europa de 1981, contra o AZ Alkmaar.

No jogo de ida, o time inglês fez valer o mando de casa e venceu o duelo por 3 a 0, levando grande vantagem para o jogo da volta.

Na Holanda, o AZ levou a melhor por 4 a 2, mas o resultado não foi o suficiente, e o título ficou com os Blues.

Outros “azuis” conquistaram o troféu da Liga Europa. Em 2013, o Chelsea venceu o Benfica por 2 a 1 na decisão, com gols de Fernando Torres e Ivanovic.

Já em 2017, o Manchester United teve um início irregular, ficando em segundo no grupo A, atrás do Fenerbahçe. Na sequência, eliminou Saint-Etienne, Rostov, Anderlecht e Celta de Vigo, derrotando o Ajax na grande final por 2 a 0, com gols de Paul Pogba e Mkhitaryan.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • Os maiores técnicos da história da Premier League