A Premier League terá na próxima temporada mais uma joia sul-americana, recém-chegada à idade adulta. Trata-se de Diego León, o jovem paraguaio e futuro reforço do Manchester United.
O lateral, atualmente no Cerro Porteño, sequer pode ir ao futebol inglês — ainda tem 17 anos. Mas irá no início da próxima temporada, em julho.
Enquanto não chega ao Old Trafford, o jovem ainda é pouco conhecido pelo público internacional. Mas ainda pode impressionar, por exemplo, enfrentando a seleção brasileira sub-20, nesta segunda-feira (10), pelo Sul-Americano da categoria. Afinal, quem é Diego León?
A resolução de um problema do Manchester United?
A falta de um lateral-esquerdo era uma reclamação de Erik ten Hag há algum tempo, e agora se tornou ainda mais necessário com a chegada de Rúben Amorim.
Isso porque o português prioriza um esquema com três zagueiros e dois alas incisivos, versáteis e que atacam e defendem com intensidade. E não há um canhoto que possa fazer isso no elenco do United.
A verdade é que o United ainda não conseguiu suprir à altura a saída de Patrice Evra desde 2014. Mesmo que Luke Shaw tenha tido bons momentos, nunca houve grande sequência.
A princípio, o protótipo de Diego León pode mostrar uma sucessão direta ao próprio Evra. É o que acredita quem acompanha o jovem a cada rodada no campeonato local:
— Ele é um jogador com muita potência e mudança de ritmo. Tem fôlego para atacar e defender, joga muito bem pelos lados do campo e tem boa finalização — analisa Edgar Cantero, repórter do site “PelotaTata”, do Paraguai, em contato com a PL Brasil.

Entre os laterais que passaram pelos Red Devils nos últimos anos, León pode ser o que chega mais perto do que Amorim busca para o elenco: força física, explosão e intensidade dos dois lados do campo.
À reportagem, o jornalista paraguaio explica que o encaixe para a joia é praticamente perfeito no time do português, mas entende que não é só “chegar e jogar”:
— No 3-4-2-1 será a ala pela esquerda, podendo render ao máximo de seu potencial. Deve se juntar à equipe em junho. Terá um tempo de adaptação e, se conseguir se entrosar rapidamente, pode ser uma grande surpresa. Mas dependerá dele.
Dependerá, também, de Amorim adaptar o jovem ao elenco. Definitivamente não é a opção mais pronta para o trabalho, mas pode ser sua melhor chance de ter um lateral nesses moldes em muitos anos.
Depois de temporadas com o cadenciado Dailey Blind, o improvisado Ashley Young, o inconstante Luke Shaw e o quase inexistente Tyrell Malacia, pouco já é muito para o United.
Até onde Diego León pode chegar?
Pode-se dizer que há exagero na ida do lateral ao United, uma vez que ele sequer bateu a marca de 20 jogos como jogador profissional do Cerro Porteño — são 19 até o momento.
Mas o potencial existe e é notável. Cantero relembra como foi a transição do garoto para o profissional e como seu impacto foi imediato:
— Estreou marcando o gol da vitória contra o Ameliano, surpreendendo em sua primeira partida. Chegou a marcar gols. Hoje está na seleção sub-20 disputando o Sul-Americano.

O site “GOAL” comparou León ao jovem Marcelo, ídolo do Real Madrid que recentemente anunciou sua aposentadoria. Quando deixou o Fluminense, o brasileiro era potente e explosivo, e priorizava o ataque. Só com o passar do tempo, e com a chegada da idade, se tornou um lateral mais “pensante” e armador.
A joia paraguaia, inclusive, já foi colocada como um dos dez melhores jogadores sub-18 do mundo — o quarto, inclusive — pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES Football).
¡León, entre los cuatro mejores Sub-18 del mundo! 🦁🌎
Según el ultimo informe del observatorio CIES Football, nuestro lateral y canterano Diego León actualmente ocupa el 𝟒° 𝐥𝐮𝐠𝐚𝐫 entre los jugadores de su categoría con 𝐦𝐚𝐲𝐨𝐫 𝐫𝐞𝐧𝐝𝐢𝐦𝐢𝐞𝐧𝐭𝐨 del 𝐟𝐮𝐭𝐛𝐨𝐥… pic.twitter.com/XFRxiz9owq
— Club Cerro Porteño (@CCP1912oficial) August 29, 2024
O duelo contra a seleção brasileira no Sul-Americano deve ser uma ótima forma do público internacional conhecer León, e Cantera acredita que ele pode mostrar sua dominância na categoria.
— Vai ser um jogo duríssimo! Porque o Paraguai precisa ganhar, já que perdeu no início do hexagonal contra a Colômbia. Espero que Diego possa responder bem na posição em que jogar. Ver os duelos mano a mano e suas projeções.
O jornalista paraguaio também indicou à reportagem como o amparo psicológico e o apoio social é crucial para o desenvolvimento do jovem do Cerro — assim como o de qualquer outra promessa. E isso pode ser um fator determinante para atingir todo o seu potencial.
“Se for mentalmente amparado com bom apoio, ele pode se tornar um dos melhores em sua posição em nível mundial, ele tem apenas 17 anos“.