‘Pode ser um dos melhores da posição’: A joia da Premier League no caminho do Brasil sub-20

7 minutos de leitura

A Premier League terá na próxima temporada mais uma joia sul-americana, recém-chegada à idade adulta. Trata-se de Diego León, o jovem paraguaio e futuro reforço do Manchester United.

O lateral, atualmente no Cerro Porteño, sequer pode ir ao futebol inglês — ainda tem 17 anos. Mas irá no início da próxima temporada, em julho.

Enquanto não chega ao Old Trafford, o jovem ainda é pouco conhecido pelo público internacional. Mas ainda pode impressionar, por exemplo, enfrentando a seleção brasileira sub-20, nesta segunda-feira (10), pelo Sul-Americano da categoria. Afinal, quem é Diego León?

A resolução de um problema do Manchester United?

A falta de um lateral-esquerdo era uma reclamação de Erik ten Hag há algum tempo, e agora se tornou ainda mais necessário com a chegada de Rúben Amorim.

Isso porque o português prioriza um esquema com três zagueiros e dois alas incisivos, versáteis e que atacam e defendem com intensidade. E não há um canhoto que possa fazer isso no elenco do United.

A verdade é que o United ainda não conseguiu suprir à altura a saída de Patrice Evra desde 2014. Mesmo que Luke Shaw tenha tido bons momentos, nunca houve grande sequência.

A princípio, o protótipo de Diego León pode mostrar uma sucessão direta ao próprio Evra. É o que acredita quem acompanha o jovem a cada rodada no campeonato local:

— Ele é um jogador com muita potência e mudança de ritmo. Tem fôlego para atacar e defender, joga muito bem pelos lados do campo e tem boa finalização — analisa Edgar Cantero, repórter do site “PelotaTata”, do Paraguai, em contato com a PL Brasil.

Rúben Amorim em Old Trafford durante jogo do Manchester United
Rúben Amorim em Old Trafford durante jogo do Manchester United (Foto: Sportimage/Imago)

Entre os laterais que passaram pelos Red Devils nos últimos anos, León pode ser o que chega mais perto do que Amorim busca para o elenco: força física, explosão e intensidade dos dois lados do campo.

À reportagem, o jornalista paraguaio explica que o encaixe para a joia é praticamente perfeito no time do português, mas entende que não é só “chegar e jogar”:

— No 3-4-2-1 será a ala pela esquerda, podendo render ao máximo de seu potencial. Deve se juntar à equipe em junho. Terá um tempo de adaptação e, se conseguir se entrosar rapidamente, pode ser uma grande surpresa. Mas dependerá dele.

Dependerá, também, de Amorim adaptar o jovem ao elenco. Definitivamente não é a opção mais pronta para o trabalho, mas pode ser sua melhor chance de ter um lateral nesses moldes em muitos anos.

Depois de temporadas com o cadenciado Dailey Blind, o improvisado Ashley Young, o inconstante Luke Shaw e o quase inexistente Tyrell Malacia, pouco já é muito para o United.

Até onde Diego León pode chegar?

Pode-se dizer que há exagero na ida do lateral ao United, uma vez que ele sequer bateu a marca de 20 jogos como jogador profissional do Cerro Porteño — são 19 até o momento.

Mas o potencial existe e é notável. Cantero relembra como foi a transição do garoto para o profissional e como seu impacto foi imediato:

Estreou marcando o gol da vitória contra o Ameliano, surpreendendo em sua primeira partida. Chegou a marcar gols. Hoje está na seleção sub-20 disputando o Sul-Americano.

image-2
Diego León, promessa do Cerro Porteño e contratado pelo Manchester United (Foto: Reprodução/Diego León)

O site “GOAL” comparou León ao jovem Marcelo, ídolo do Real Madrid que recentemente anunciou sua aposentadoria. Quando deixou o Fluminense, o brasileiro era potente e explosivo, e priorizava o ataque. Só com o passar do tempo, e com a chegada da idade, se tornou um lateral mais “pensante” e armador.

A joia paraguaia, inclusive, já foi colocada como um dos dez melhores jogadores sub-18 do mundo — o quarto, inclusive — pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES Football).

O duelo contra a seleção brasileira no Sul-Americano deve ser uma ótima forma do público internacional conhecer León, e Cantera acredita que ele pode mostrar sua dominância na categoria.

— Vai ser um jogo duríssimo! Porque o Paraguai precisa ganhar, já que perdeu no início do hexagonal contra a Colômbia. Espero que Diego possa responder bem na posição em que jogar. Ver os duelos mano a mano e suas projeções.

O jornalista paraguaio também indicou à reportagem como o amparo psicológico e o apoio social é crucial para o desenvolvimento do jovem do Cerro — assim como o de qualquer outra promessa. E isso pode ser um fator determinante para atingir todo o seu potencial.

“Se for mentalmente amparado com bom apoio, ele pode se tornar um dos melhores em sua posição em nível mundial, ele tem apenas 17 anos“.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]