Quem é John Mousinho, técnico que subiu com time tradicional e comparado a José Mourinho

5 minutos de leitura

As divisões inferiores do futebol inglês são uma ótima oportunidade para treinadores ganharem espaço no cenário e, entre eles, está John Mousinho. Na primeira experiência como técnico, ele já faz um ótimo trabalho no comando do Portsmouth.

Mousinho é aclamado por torcedores e recebeu uma linda homenagem de seus jogadores nesta semana. Ele conduziu a equipe não apenas ao acesso para a Championship, mas ao título da League One. Comparado a José Mourinho, o inglês demonstra ter um futuro promissor.

Quem é John Mousinho?

Mousinho é inglês e nasceu em Isleworth, no oeste de Londres. Antes de ser treinador, iniciou a carreira no futebol como jogador. A versatilidade era o seu ponto forte, podendo ser utilizado como volante, lateral-direito e zagueiro.

O então zagueiro atuou por clubes menores como Brentford, Working, Slough Town, Yeading, Wycombe Wanderers, Stevenage, Preston, Gillingham e Stevenage, até que conseguiu se firmar como titular no Burton Albion em 2014.

A passagem de Mousinho pelo Burton Albion encerrou em 2017, quando foi contratado pelo Oxford United. Na equipe, enfrentou muitos problemas de lesão e encerrou a carreira em 2023.

John Mousinho é o técnico do Portsmouth. Foto: Divulgação/Portsmouth

A carreira como treinador

Enquanto encaminhava a despedida como atleta, John Mousinho iniciou uma nova função no Oxford United. Em 2021, ele assinou um contrato com o clube válido por quatro anos e assumiu a função de jogador-treinador.

No entanto, em janeiro de 2023, deixou os gramados para se dedicar apenas a função de técnico. No dia 20, foi nomeado treinador do Portsmouth. Na época, o presidente do clube, Andrew Cullen, afirmou que a liderança e as habilidades motivacionais de Mousinho foram fundamentais para a contratação.

Em sua primeira temporada no Portsmouth, John Mousinho deixou a equipe na oitava colocação da League One. No entanto, o destaque vai para o ótimo trabalho em 2023/2024.

O Portsmouth faz uma campanha de 94 pontos, com 27 vitórias, 13 empates e apenas quatro vitórias. Restando duas rodadas para encerrar a temporada regular, a equipe garantiu o título da terceira divisão e o acesso para a Championship.

A similaridade do nome gerou algumas comparações de Mousinho com José Mourinho. Quando o inglês foi anunciado como técnico do Portsmouth, alguns torcedores acreditaram que se tratava do português.

Mousinho ganhou o carinho dos torcedores, que criaram uma música em homenagem ao treinador com uma pequena provocação a Mourinho. Depois da vitória contra o Barnsley na última terça-feira (16) por 3 a 2, que decretou o título do Portsmouth, os jogadores exaltaram o técnico no vestiário.

O reconhecimento do trabalho de Mousinho não é apenas dos jogadores. Além do título com o clube, ele conta com alguns prêmios individuais conquistados na temporada 2023/2024.

Ele foi nomeado o técnico do mês da League One em setembro e fevereiro. Antes do encerramento da temporada, também foi eleito o técnico do ano da competição.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.