Quem é Solskjaer, ídolo e hoje técnico do Manchester United?

Contamos um pouco da história do ex-atacante norueguês

Quem é Solskjaer, ídolo e hoje técnico do Manchester United?

Ole Gunnar Solskjaer tem um dos apelidos mais legais do futebol (“Assassino com cara de criança”), mas não foi por isso que se destacou. Aliás, sua carreira é sinônimo de muitos gols e títulos.

Mas quem é Solskjaer?

Nascido em Kristiansund, na Noruega, Solskjaer tem 45 anos e estava treinando o o Molde, da Noruega, desde 2015. O ex-atacante começou em uma equipe da sua cidade natal, o Clausenengen, pelo qual disputou 109 partidas e marcou 115 gols. 

Antes de chegar à Inglaterra como jogador, ainda passou pelo Molde, no qual atuou em duas temporadas, mantendo uma ótima média de gols. 

Leia mais 

Solskjaer aterrissou em Old Trafford no ano de 1996 e ficou em Manchester até o ano de 2007, quando se aposenta.  

Nick Potts – PA Images/Getty Images

Na época da sua contratação, por dois milhões e meio de euros, o United desejava Alan Shearer, que acabou contratado pelo Newcastle United. Solskjaer era um desconhecido na Inglaterra, mas logo mostrou o quanto seria importante à equipe de Alex Ferguson

O eterno camisa 20 do United recebeu o apelido de “Assassino com cara de bebê”, devido a sua aparência jovial e seus gols de suma importância em momentos decisivos. 

Nunca tendo sido titular absoluto durante suas onze temporadas vestindo a camisa vermelha do United, o ex-atacante norueguês surpreende com o número de gols e as intervenções fundamentais saindo do banco de reservas

Leia mais Quem poderá substituir José Mourinho no Manchester United?

Alex Livesey/Getty Images

Segundo Ferguson, Solskjaer tinha um jeito único de observar o jogo do banco de reservas, estudando e pensando o que precisaria produzir quando colocado em campo. 

O novo treinador dos Diabos Vermelhos tem dois grandes feitos gravados na memória do torcedor do Manchester United. O primeiro, e mais importante, Solskjaer foi o autor do gol do título europeu na temporada 1998/1999, quando os Red Devils viraram a partida nos momentos finais sobre o Bayern de Munique

O segundo ocorreu na mesma temporada, 1998/1999, quando Solskjaer saiu novamente do banco de reservas e teve grande atuação: o norueguês marcou quatro gols em 12 minutos na vitória do United por 8 a 1 sobre o Nottingham Forest

A partir da temporada 2003/2004 começou a sofrer com lesões, que lhe fizeram se aposentar do esporte em 2007.  

Leia mais: Era pós-Ferguson: cadê a glória do Manchester United?

John Peters/Manchester United via Getty Images

Apesar de nunca ter sido titular absoluto do time, Solskjaer marcou seu nome como ídolo do clube, tendo disputado 235 jogos, marcado 91 gols e conquistado 12 títulos durante sua trajetória em Old Trafford. 

Foram seis Premier League, uma Champions League, duas Copas da Inglaterra, duas Supercopa da Inglaterra e um Mundial de Clubes.  

Michael Steele – EMPICS/PA Images via Getty Images

Por Yves Vieira e Leandro Colombo