Quem é Solskjaer, ídolo e hoje técnico do Manchester United?

Contamos um pouco da história do ex-atacante norueguês

0
503
solskjaer

Ole Gunnar Solskjaer tem um dos apelidos mais legais do futebol (“Assassino com cara de criança”), mas não foi por isso que se destacou. Aliás, sua carreira é sinônimo de muitos gols e títulos.

Mas quem é Solskjaer?

Nascido em Kristiansund, na Noruega, Solskjaer tem 45 anos e estava treinando o o Molde, da Noruega, desde 2015. O ex-atacante começou em uma equipe da sua cidade natal, o Clausenengen, pelo qual disputou 109 partidas e marcou 115 gols. 

Antes de chegar à Inglaterra como jogador, ainda passou pelo Molde, no qual atuou em duas temporadas, mantendo uma ótima média de gols. 

Leia mais 

Solskjaer aterrissou em Old Trafford no ano de 1996 e ficou em Manchester até o ano de 2007, quando se aposenta.  

Nick Potts – PA Images/Getty Images

Na época da sua contratação, por dois milhões e meio de euros, o United desejava Alan Shearer, que acabou contratado pelo Newcastle United. Solskjaer era um desconhecido na Inglaterra, mas logo mostrou o quanto seria importante à equipe de Alex Ferguson

O eterno camisa 20 do United recebeu o apelido de “Assassino com cara de bebê”, devido a sua aparência jovial e seus gols de suma importância em momentos decisivos. 

Nunca tendo sido titular absoluto durante suas onze temporadas vestindo a camisa vermelha do United, o ex-atacante norueguês surpreende com o número de gols e as intervenções fundamentais saindo do banco de reservas

Leia mais Quem poderá substituir José Mourinho no Manchester United?

Alex Livesey/Getty Images

Segundo Ferguson, Solskjaer tinha um jeito único de observar o jogo do banco de reservas, estudando e pensando o que precisaria produzir quando colocado em campo. 

O novo treinador dos Diabos Vermelhos tem dois grandes feitos gravados na memória do torcedor do Manchester United. O primeiro, e mais importante, Solskjaer foi o autor do gol do título europeu na temporada 1998/1999, quando os Red Devils viraram a partida nos momentos finais sobre o Bayern de Munique

O segundo ocorreu na mesma temporada, 1998/1999, quando Solskjaer saiu novamente do banco de reservas e teve grande atuação: o norueguês marcou quatro gols em 12 minutos na vitória do United por 8 a 1 sobre o Nottingham Forest

A partir da temporada 2003/2004 começou a sofrer com lesões, que lhe fizeram se aposentar do esporte em 2007.  

Leia mais: Era pós-Ferguson: cadê a glória do Manchester United?

John Peters/Manchester United via Getty Images

Apesar de nunca ter sido titular absoluto do time, Solskjaer marcou seu nome como ídolo do clube, tendo disputado 235 jogos, marcado 91 gols e conquistado 12 títulos durante sua trajetória em Old Trafford. 

Foram seis Premier League, uma Champions League, duas Copas da Inglaterra, duas Supercopa da Inglaterra e um Mundial de Clubes.  

Michael Steele – EMPICS/PA Images via Getty Images

Por Yves Vieira e Leandro Colombo