Ole Gunnar Solskjaer tem um dos apelidos mais legais do futebol (“Assassino com cara de criança”), mas não foi por isso que se destacou. Aliás, sua carreira é sinônimo de muitos gols e títulos.
Mas quem é Solskjaer?
Nascido em Kristiansund, na Noruega, Solskjaer tem 45 anos e estava treinando o o Molde, da Noruega, desde 2015. O ex-atacante começou em uma equipe da sua cidade natal, o Clausenengen, pelo qual disputou 109 partidas e marcou 115 gols.
Antes de chegar à Inglaterra como jogador, ainda passou pelo Molde, no qual atuou em duas temporadas, mantendo uma ótima média de gols.
Leia mais
Solskjaer aterrissou em Old Trafford no ano de 1996 e ficou em Manchester até o ano de 2007, quando se aposenta.
Na época da sua contratação, por dois milhões e meio de euros, o United desejava Alan Shearer, que acabou contratado pelo Newcastle United. Solskjaer era um desconhecido na Inglaterra, mas logo mostrou o quanto seria importante à equipe de Alex Ferguson.
O eterno camisa 20 do United recebeu o apelido de “Assassino com cara de bebê”, devido a sua aparência jovial e seus gols de suma importância em momentos decisivos.
Nunca tendo sido titular absoluto durante suas onze temporadas vestindo a camisa vermelha do United, o ex-atacante norueguês surpreende com o número de gols e as intervenções fundamentais saindo do banco de reservas.
Leia mais Quem poderá substituir José Mourinho no Manchester United?
Segundo Ferguson, Solskjaer tinha um jeito único de observar o jogo do banco de reservas, estudando e pensando o que precisaria produzir quando colocado em campo.
O novo treinador dos Diabos Vermelhos tem dois grandes feitos gravados na memória do torcedor do Manchester United. O primeiro, e mais importante, Solskjaer foi o autor do gol do título europeu na temporada 1998/1999, quando os Red Devils viraram a partida nos momentos finais sobre o Bayern de Munique.
O segundo ocorreu na mesma temporada, 1998/1999, quando Solskjaer saiu novamente do banco de reservas e teve grande atuação: o norueguês marcou quatro gols em 12 minutos na vitória do United por 8 a 1 sobre o Nottingham Forest.
A partir da temporada 2003/2004 começou a sofrer com lesões, que lhe fizeram se aposentar do esporte em 2007.
Leia mais: Era pós-Ferguson: cadê a glória do Manchester United?
Apesar de nunca ter sido titular absoluto do time, Solskjaer marcou seu nome como ídolo do clube, tendo disputado 235 jogos, marcado 91 gols e conquistado 12 títulos durante sua trajetória em Old Trafford.
Foram seis Premier League, uma Champions League, duas Copas da Inglaterra, duas Supercopa da Inglaterra e um Mundial de Clubes.
Por Yves Vieira e Leandro Colombo