Quem é Oscar Bobb, jovem do City que chamou atenção no Mundial e motivou disputa judicial

2 minutos de leitura

Entre figurinhas carimbadas como Bernardo Silva e Rodri, e reações aos cortes de Erling Haaland, Kevin de Bruyne e Jerémy Doku do Mundial de Clubes, poucos eram os olhares sobre Oscar Bobb, jovem de 20 anos do Manchester City, durante a disputa na Arábia Saudita.

Até que, aos 19 minutos da partida com o Urawa Reds, do Japão, pela semifinal do Mundial, a joia norueguesa, desconhecida do público brasileiro, foi a campo.

Bastou pouco tempo no gramado para que meia-atacante e sua habilidosa perna esquerda, posicionados na extremidade direita do ataque do Manchester City, recebesse elogios nas transmissões brasileiras, como os proferidos pelo narrados Gustavo Villani, da Globo, e chamasse atenção de expectadores.

Quase um mês depois, neste sábado (13), Oscar Bobb voltou a chamar a atenção num jogo do City. Ainda sem Haaland, o time de Guardiola contou com outro norueguês para fazer um golaço que definiu a vitória de virada contra o Newcastle, nos acréscimos do segundo tempo, pela Premier League.

Bobb recebeu um lançamento primoroso de De Bruyne e, com dois toques na bola, tirou do goleiro Dubravka e botou no fundo do gol, fechando o placar do jogaço em 3 a 2.

Afinal, quem é Oscar Bobb? Norueguês motivou disputa na Justiça

Valorizado desde as categorias de base, o jogador motivou uma disputa no Tribunal Arbitral do Esporte. Aos 10 anos de idade, Bobb, à época jogador do clube local Lyn, da Noruega, foi abordado pelo Porto e chegou a se mudar para Portugal com sua mãe.

No entanto, a Fifa bloqueou a transferência devido às regras contra transações internacionais de jogadores menores idade. Assim, atleta e família tiveram que voltar a Oslo, capital noruguesa.

Bobb ainda passou pelo Valerenga, também da Noruega, e chegou ao sub-18 do Manchester City aos 16 anos, em 2019.

Na última pré-temporada, Bobb foi um dos únicos jogadores das categorias de base relacionados por Pep Guardiola para o período de treinos e amistosos na Ásia. A estreia em jogos oficiais veio na quarta rodada da atual edição da Premier League, contra o Fulham.

Números de Oscar Bobb na temporada

  • Jogos: 14
  • Gols: 3
  • Assistências: 1
  • 455 minutos jogados

Parceria com Haaland na seleção

Apesar da pouca idade e da baixa experiência profissional, Oscar Bobb já frequenta a seleção norueguesa, time também estrelado por Erling Haaland. São quatro jogos disputados pela Noruega entre amistosos e partidas das Eliminatórias da Eurocopa 2024.

Oscar Bobb e Erling Haaland antes de Noruega x Espanha (Foto: Icon sport)
João Vítor Castanheira
João Vítor Castanheira

Coordenador e editor-chefe da PL Brasil. Passou por Lance, Esporte News Mundo e Grupo Globo. Jornalista pela UFRJ, ex-goleiro da Associação Atlética de Comunicação e Artes com orgulho. Contra todo tipo de conservadorismo - inclusive o esportivo. De Uberaba-MG, radicado no Rio Janeiro-RJ, em São Paulo-SP.