Dono do Newcastle: quem é Mohammed Bin Salman?

6 minutos de leitura

O Newcastle foi comprado em 2021 pelo fundo de investimentos da Arábia Saudita. Isso significa que o clube pertence à família real do país, que é gerida pelo príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman. Conheça agora um pouco da história do homem que tornou os Magpies um dos clubes mais ricos do mundo.

Quem é o dono do Newcastle Mohammed Bin Salman e qual a sua fortuna?

Mohammed Bin Salman tem 37 anos, detém uma das maiores fortunas do mundo e também exerce o cargo de primeiro-ministro saudita.

A revista “Forbes” indica que Bin Salman tem cerca de 1,4 trilhões de dólares (R$6,7 trilhões). Esse dinheiro é proveniente em grande parte da indústria petrolífera, muito forte .

Além disso, o dono do Newcastle possui investimentos em futebol, indústria, imóveis, tecnologia e finanças.

Em 2015, Bin Salman comprou a casa mais cara do mundo. O palacete Chateau Louis XIV, no centro de Paris, foi comprado por ele em 2015 por 230 milhões de libras. Outra aquisição de grande escala foi de uma obra original de Leonardo Da Vinci, o quadro Salvator Mundi. Ele custou 450 milhões de dólares ao príncipe e está exposto no Louvre de Abu Dhabi. O Serene, super iate que já foi de Bill Gates, também é de Salman que o comprou por 400 milhões de dólares.

Mohammed Bin Salman: jornalista assassinado, crimes de guerra…

A compra do Newcastle por Mohammed Bin Salman foi criticada por diversos setores da sociedade mundial. Isso se dá pelo histórico de desrespeito e violação da Arábia Saudita quanto aos direitos humanos.

Bin Salman tem como maior acusação feita pela própria ONU ter causado uma crise humanitária no Iêmen. Quando Rei Salman assumiu o trono em 2015, Bin Salman virou ministro da defesa e resolveu dar um fim à guerra civil iemenita.

A grande estratégia de Bin Salman era comandar uma intervenção militar, bombardeando assentamentos dos radicais do grupo terrorista Hutis. Mas o príncipe liderou ataques coordenados a fábricas e regiões residenciais do Iêmen, matando milhares de civis. Ele foi acusado de crime de guerra pela ONU.

Ele também é criticado pela comunidade mundial de perseguir agentes dos direitos humanos e críticos da família real. Inclusive, a morte do jornalista Jamal Khashoggi em outubro de 2018 é atribuída a Bin Salman. O assassinato aconteceu quando o jornalista entrava na embaixada saudita na Turquia e homens ligados ao príncipe foram vistos próximos do local. Khashoggi era jornalista do Washington Post e crítico à família real saudita.

Direito das mulheres

Mesmo com as atrocidades cometidas por Mohammed Bin Salman desde que virou príncipe, ele era visto como um personagem menos conservador que seus pares em algumas áreas. Bin Salman oi o primeiro monarca saudita a garantir alguns diretos às mulheres como a possibilidade de adquirir serviços públicos sem tutor, poder viajar sem permissão de um homem, trabalhar, frequentar estádios, dentre outros. A decisão foi um aceno ao Ocidente para apresentar uma suposta versão mais aberta do país e, assim, atrair mais investimentos.

Mohammed Bin Salman no Newcastle

Desde que Mohammed Bin Salman comprou o Newcastle, a única temporada completa como proprietário foi esta última 2022/2023. Um verdadeiro sucesso no campo esportivo, apesar das críticas de sportswashing (uso do esporte para limpar a imagem pública). Quem comanda o Newcastle é o presidente Yasir Al-Rumayyan, pessoalmente indicado por Bin Salman.

Com os grandes investimentos feitos no elenco, o time treinado por Eddie Howe terminou em 4º lugar na Premier League e se classificou para a Liga dos Campeões após 22 anos. Além disso, eles disputaram a final da Copa da Liga Inglesa, mas perderam para o Manchester United.

O projeto dos Magpies é muito ambicioso, e Bin Salman tem a pretensão de tornar o Newcastle um dos melhores times do mundo com contratações nunca antes imaginadas. O plano no campo esportivo está inserido na estrutura estratégia Visão 2030 da Arábia Saudita que prevê grandes investimentos em áreas estratégias, como infraestrutura e tecnologia por exemplo, diversificando a sua economia e evitando que o país não fique tão dependente de petróleo.

Além do Newcastle, o grande projeto esportivo também é para reforçar a liga saudita. A grande novidade no mercado de transferências hoje se dá pela força do campeonato local na janela de transferências. Times sauditas tem se reforçado com grandes jogadores, como Benzema no Al-Ittihad e Cristiano Ronaldo no Al-Nassr.

Caian Oliveira
Caian Oliveira

Sou jornalista formado pela Faculdade Anísio Teixeira, com experiência em rádio e digital. Estou na NSN desde 2021 e atuo hoje como coordenador de conteúdo genérico na Premier League Brasil.